Friday, 15 de February de 2019

VIVER


Porto Nacional

Idosos da Casa Abrigo de Porto confraternizam com operadores de Direitos Humanos

10 Dec 2018    22:45
Idosos da Casa Abrigo de Porto confraternizam com operadores de Direitos Humanos

A manhã chuvosa e cinzenta desta sexta-feira, 7 de dezembro, ganhou outras nuances e cores em Porto Nacional. Entre jogos, sorrisos, trocas de presente, lanches e almoço preparados a muitas mãos e muita experiência compartilhada, os idosos da Casa João XXIII protagonizaram uma manhã especial promovida pela equipe de servidores da Casa dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

A ação social foi em alusão aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorados em 10 de dezembro, mas antecipada para esta sexta-feira. A manhã especial foi na casa da diretora de Direitos Humanos da Seciju, Sibele Biazotto, que abriu as portas para os convidados especiais, incluindo a técnica do Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), Edilma Barros.

De acordo com a diretora, entre tantas pessoas em situação de vulnerabilidade que a Seciju atende, a pessoa idosa é um dos públicos que não tem seus direitos atendidos da forma positiva como deveria. “Na maioria dos casos, são abandonos efetivos, mas nós mostramos que há pessoas que se importam com eles. As atividades foram pensadas para possibilitar a eles uma experiência de alegria”, explica, acrescentando que tudo que foi oferecido foi em atendimento a pedidos deles na mídia e redes sociais.

Emocionado, Felipe Borges, que é recepcionista na Casa dos Direitos Humanos, expressou seu sentimento em participar da ação. “Viemos a Porto Nacional achando que que faríamos algo por eles, mas com certeza foram eles que fizeram muito por todos nós", disse.

A Casa Abrigo João XXIII atende atualmente 15 idosos. A funcionária do abrigo, Antônia de Araújo, falou da onda de felicidade que tomou conta de todos. “Desde que trabalho com eles, nunca tinha visto uma ação que os retirasse para passear, que os fizesse tão felizes. Existem ações lá, mas isso foi inusitado. Reavivou a todos nós”, observou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.

CPI do PreviPalmas

Líderes dos blocos, Freitas e Negreiros, indicaram novos membros da CPI do PreviPalmas

A indicação de pelo menos três novos membros é necessária, visto que o ex-presidente da Comissão, Júnior Geo (PROS), e o ex-membro Léo Barbosa (SD), foram eleitos deputados estaduais.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira