Wednesday, 02 de December de 2020

VIVER


Arte

Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína

26 Oct 2020
Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína

Mais de 300 pessoas já foram beneficiadas no município de Araguaína, no Norte do Estado, com a realização do projeto “Girassol: Arte, Educação, Cultura e Cidadania”, do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). A ação solidária ofertou cursos de arte como música e teatro; cursos profissionalizantes como de artesanato para geração de renda; oficinas de contos, lúdica  de motricidade e dinâmicas de interação social; atendimento de psicologia e palestras sobre higiene bucal, drogas, violência sexual infantil e na adolescência, e os cuidados com a covid-19.

 

Foram ofertadas ações para públicos de todas as idades, contudo, principalmente, para crianças e adolescentes. Coordenadora do projeto, Cristina Lira afirma que as ações foram baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente, que preceitua que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar à infância e à juventude, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, bem como, colocá-los a salvo de toda e qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 

A jovem estudante Luany Mirelly Costa, de 15 anos, é um desses exemplos de sucesso no projeto para a área da juventude, que afirma ter se desenvolvido muito após as aulas de teatro do Isca. “Eu consegui perder muito da minha timidez, melhorar a minha dicção, ter mais desenvoltura para conversar com as pessoas e até a minha concentração nos estudos. Sei que ainda tenho muito o que melhor, mas as aulas de teatro já fizeram muita diferença na minha vida”, relatou a jovem, que é aluna do Colégio Adolfo de Menezes.

 

O presidente do Isca, o produtor cultural George Henrique Silva declara que a iniciativa surgiu como forma de contribuição para romper com os altos índices alarmantes de abuso e violência sexual e trabalho escravo infantil em Araguaína. “Buscamos utilizar a arte e a cultura como recurso informação e reconstrução de uma nova identidade social, de forma que conseguimos contribuir na melhoria da qualidade educacional e social do município”, comemora George.

 

As atividades aconteceram em abrigos, bairros e projetos sociais do Município, tiveram início em outubro de 2019 e seguiram até o dia 3 de outubro deste ano. O projeto é patrocinado pelo Fundo para a Infância e Adolescente (Fia) e foi desenvolvido pelo Isca em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMCA).

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira