Saturday, 17 de August de 2019

VIVER


Educação

Instituto NET Claro Embratel traz segunda temporada de websérie com grandes pensadores na educação

22 Jan 2019    14:49    alterado em 22/01 às 14:49

O Instituto NET Claro Embratel, responsável pelas iniciativas de responsabilidade social das três marcas, lança hoje a segunda temporada da websérie “Os Pensadores na Educação”, com o objetivo de contribuir com a formação de professores. O conteúdo foi dividido em cinco episódios e traz especialistas comentando obras e conceitos de grandes pensadores.
 
O primeiro capítulo “Pestalozzi e a aprendizagem pela afetividade” traz Dora Incontri, doutora em educação pela Universidade de São Paulo, analisando a obra do suíço Johann Heinrich Pestalozzi, que criou um modelo educacional que leva em conta o desenvolvimento físico e emocional dos estudantes.
 
No segundo episódio, o espectador vai conferir a participação de Christiane Coutheux Trindade, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing e doutora em educação pela Universidade de São Paulo, que apresenta o estadunidense John Dewey, que enfatizou a necessidade de a escola formar os estudantes de maneira integral e com foco na promoção da democracia.
 
“Freinet e o ensino com base nos interesses do aluno” é o terceiro capítulo e traz Ivan Fortunato, professor do Instituto Federal de São Paulo e estudioso da obra de Célestin Freinet, docente que procurou alternativas as maneiras de ensinar que não dependessem unicamente da transmissão do conhecimento pelo professor. (nesse parágrafo tirei uma vírgula, um “que” e um “explica”)
 
O quarto capítulo aborda o pensador Anísio Teixeira, um administrador público brasileiro, que foi um dos autores do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, documento referência em propostas para transformar o ensino no país. No episódio, André Luiz Paulilo, professor de história da educação da Universidade Estadual de Campinas, comenta sobre o legado de Anísio.
 
No capítulo final, o espectador acompanha Natália Matheus, doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, descrever as descobertas do pesquisador Burrhus Frederic Skinner, que possibilitaram desvendar novos modos de aprendizagem. Em sua trajetória, Skinner foi um dos expoentes da análise do comportamento e das relações entre ações desempenhadas pelas pessoas e respostas dadas pelo ambiente físico ou social com o qual elas interagem.
 
Para acompanhar a segunda temporada da websérie “Os Pensadores na Educação”, basta acessar o portal do Instituto NET Claro Embratel (www.institutonetclaroembratel.org.br).
 
SOBRE O INSTITUTO NET CLARO EMBRATEL
A área de Responsabilidade Social do Grupo Claro Brasil, composta pelas marcas NET, Claro e Embratel, investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto NET Claro Embratel, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto NET Claro Embratel é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Além disso, através de sua Plataforma Institucional, as marcas NET, Claro e Embratel propõem a conexão entre as pessoas para a construção de um amanhã gigante. O movimento é parte de uma inciativa que aborda a gestão corporativa e manifesta o compromisso com a sociedade. Entre as iniciativas estão os Theatros NET São Paulo e Rio de Janeiro, Estação NET Cinema, NET Live Brasília, entre outros. Conheça outras realizações no Relatório Social de 2017 do Instituto: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/wp-content/uploads/relatorio-social/2017/mobile/index.html#p=52

COMPARTILHE:


Confira também:


Brasília

PGR pede acesso a inquérito sobre investigação do caso Marielle

Raquel Dodge vai analisar pedido de federalização

Jalapão

Carlesse apresenta o Jalapão ao Ministro do Turismo e solicita parceria para melhorar infraestrutura

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, estiveram na manhã desta sexta-feira, 16, visitando a região do Jalapão. Durante a visita, além de conhecer os principais pontos atrativos e serviços ofer




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira