Friday, 27 de April de 2018

Friday, 27 de April de 2018

VIVER


Comdim

Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher são empossados em Palmas

24 Nov 2017

Eliene Campelo

Empoderamento feminino, políticas públicas de saúde, violência contra a mulher, educação e proteção às mulheres foram alguns dos temas abordados durante a posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) que aconteceu na Câmara Municipal de Palmas na noite desta quinta-feira, 23. A presidente eleita, Dhieine Caminski, e a vice-presidente, Marcia Roseno Lira Martins, receberam autoridades e mulheres de diversas regiões, raças e classes sociais para discutir esses temas tão importantes para as mulheres.
 
A vice-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, destacou o crescimento da participação da mulher em espaços de tomada de decisão e disse que as mudanças são lentas, mas devem ser efetivas. "Não podemos construir políticas pontuais elas devem ser permanentes, devem ser políticas de Estado, inscritas na Lei Orgânica, para que mesmo mudando os gestores elas prevaleçam e não haja perda para as mulheres. Desejo que o trabalho deste conselho seja tão efetivo que leve outros municípios a se organizarem e a lutarem por suas cidadãs também", disse a gestora.
 
De acordo com a presidente do Comdim, Dhieine Caminski, o conselho pretende abordar temas importantes e também polêmicos, mas que são essenciais para garantir a segurança e a vida de milhares de mulheres. "Vamos reativar as comissões que vão compor o conselho, a primeira prioridade é a questão da violência contra a mulher, outra frente de trabalho são as ações voltadas para a mulher negra, para a mulher trans (que sofrem muita violência) e, buscar desenvolver ações voltadas para o empoderamento da mulher promovendo ações de prevenção e promoção de saúde da mulher, de uma forma global, inclusive a saúde mental", destacou Caminski.
 
O superintendente de Promoção das Políticas Públicas aos Direitos Humanos, João Paulo Procópio Vieira Silva, destacou que o Conselho vem para fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas para a Mulher, "o conselho tem sua autonomia, e nosso intuito é aplicar aquilo que o Plano Nacional de Direitos Humanos pensa para a política da Mulher, em Palmas já temos alguns avanços, como a existência da única Casa Abrigo do Estado e também o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, temos pontos a serem fortalecidos e iremos em busca destas melhorias, sempre com responsabilidade e observando o Plano Nacional de Direitos Humanos. O Comdim é a voz da sociedade na construção destas ações", frisou o gestor.
 
A conselheira empossada Rosiney Coelho Dantas, representante da Associação dos Servidores Municipais de Palmas (Assemp), disse que a intenção é representar todas as mulheres e especialmente as servidoras municipais. "Vamos acompanhar as ações de forma que todas as dimensões e complexidades que fazem parte da vida de uma mulher sejam discutidas e inseridas nas políticas públicas."
 
Durante a posse das conselheiras muitas mulheres estavam presentes com seus filhos, o que comprova as dificuldades enfrentadas para participar de atividades afirmativas em prol de seus direitos. "Mesmo a reunião sendo à noite, após horário de trabalho, a gente tem que levar as crianças, pois não temos onde deixá-las. Essa é a luta diária da mulher, pois somos mães e somos filhas. E precisamos defender nossos direitos, então a gente vem, mesmo assim", disse a dona de casa Rosilene Pereira dos Santos, moradora da região rural Vila Agrotins.
 
Mesa redonda
  
Com o tema "Políticas públicas para mulheres, compromisso de todos" foi realizada também uma mesa de debates com a participação da psicóloga, Michele Prado, da assistente Social e coordenadora do serviço de Referência no Atendimento de Crianças em Situação de Violência no Tocantins (Savi), Zelma Moreira da Penha e da titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, Suzana Fleury Orsine.

Telefones úteis
 
Diretoria de Políticas Públicas da Mulher - (63) 2111- 3322
Centro de Referência da Mulher - (63) 2111-2767
Delegacia Especializada Defesa da Mulher Infância e Juventude - (63) 3218-1885
Delegacia da Mulher - (63) 3218-6878
 
Confira os membros do COMDIM:

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
 
1.  Titular: Ângela Sousa Torres
2.  Suplente: Zileide Timóteo Ribeiro  
 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE:
 
1.  Titular: Dhieine Caminski
2.  Suplente: Ana Cristina Barbosa de Mendonça
 
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO:
 
1. Titular: Germana Pires Cariolano  
2. Suplente: Gleiva Giuvannucci Alves  
 
SECRETARIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, ATRAVÉS DA DELEGACIA DA MULHER:
 
1. Titular: Suzana Fleury Orsine
2. Suplente: Silvana Ferreira Dias
  
PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL:
 
1. Titular: Vandelucia Monteiro de Castro Reis
2. Suplente: Laudecy Coelho Arruda Coimbra
  
MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL
ASSOCIAÇÃO DE MULHERES EM AÇÃO DE PALMAS – AMAP:
 
1. Titular: Francisca Lima Barros
2. Suplente: Arlene Gomes dos Reis
 
ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES AMIGAS DO BEM DE PALMAS – OMAB:
 
1. Titular: Ana Piedade Goveia Cavalcante
2. Suplente: Mayara Sueny Barbosa
  
ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE PALMAS:
 
1. Titular: Rosiney Coelho Dantas de Sousa
2. Suplente: Irlândia Maria Ibiapino Alves
 
INSTITUTO AMASTEF DO ESTADO DO TOCANTINS:
 
1. Titular: Marcia Roseno Lira Martins
2. Suplente: Rogéria Barbosa da Silva
 
CONSELHO MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES – COMAN:
 
1. Titular: Maria Aparecida Roseno Lira Martins
2. Suplente: Delacy Bezerra

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

6

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

7

AMEI!
AMEI!

6

KKKK
KKKK

7

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

7

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Acidente

Ex-deputado federal Júnior Coimbra morre em grave acidente de carro

Acompanhavam o ex-deputado no carro, o coronel Ribamar Pereira, o ex-secretário Adir Gentil, e o vereador Thiago Andrino


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira