Monday, 22 de July de 2019

VIVER


Viver

Mostra Centenário de Ingmar Bergman chega ao Cine Cultura nesta quinta-feira, 26

24 Jul 2018    19:17
ASCOM/Divulgação Mostra Centenário de Ingmar Bergman chega ao Cine Cultura nesta quinta-feira, 26 Mostra traz cinco obras do aclamado diretor sueco Ingmar Bergman, vencedor de diversos prêmios do Cinema Mundial

A Sétima Arte ganha destaque em Palmas a partir desta quinta-feira, 26, com a exibição no Cine Cultura da Mostra de Cinema “Centenário Ingmar Bergman”, uma parceria da Fundação Cultural de Palmas com a Embaixada da Suécia, que apresentará cinco grandes obras do diretor, considerado um gênio do cinema mundial. A abertura acontece às 19h30, com exibição do filme “O Sétimo Selo” e realização do debate “Diálogos Filosóficos”, com o professor da Universidade Federal do Tocantins, Paulo André Machado.

 

Na Mostra serão exibidos os filmes: “Persona”, “Sonata de Outono”, “Gritos e Sussurros”, “O Sétimo Selo” e “Morangos Silvestres”. As cópias estão em formato Digital Cinema Package (DCP), restauradas para celebrar o centenário do mestre sueco. Durante a programação serão realizados Diálogos Filosóficos com a participação do professor Paulo André Machado (UFT), formado em Ciências Sociais pela (USP), com especialização em Ética e Ensino de Filosofia, pesquisador e apreciador da obra de Bergman.

 

Para antecipar a Mostra e aproximar o espectador da obra de Bergman, o Cine Cultura exibe durante o mês de julho o documentário “Bergman 100 Anos”, de Jane Magnusson. No Brasil, além do documentário, a mostra Centenário Ingmar Bergman percorre o País com algumas de suas principais obras restauradas. O evento já passou por São Paulo, Recife, Belém e Brasília, totalizando mais de 12.000 espectadores. Esta semana ela vai passar por Florianópolis (SC), Vitória (ES), Goiânia (GO).

 

Ingmar Bergman

 

 

 

Ernst Ingmar Bergman nasceu a 14 de Julho de 1918 em Uppsala, a norte de Estocolmo, tendo morrido a 30 de Julho de 2007 em Fårö. Filho de um pastor luterano, Ingmar Bergman teve uma educação austera e rígida, à boa maneira religiosa, em que conceitos como pecado, castigo, confissão, perdão e indulgência estavam sempre presentes. A sua relação com o cinema tem início aos nove anos de idade, no Natal de 1927, quando troca um exército de chumbo por um projetor com o seu irmão. Estudou na Universidade de Estocolmo, tendo-se interessado inicialmente por teatro e, mais tarde, por cinema. Iniciou a carreira em 1941, escrevendo a peça teatral "Morte de Kasper". Em 1944, desenvolveu o primeiro argumento para o filme "Hets" e em 1945 realizou o seu primeiro filme, "Kris".

 

Considerado um gênio da sétima arte, premiado por festivais como Cannes, Veneza e Berlim, e também pela Academia de Hollywood, Bergman assinou ao longo da carreira mais de 70 produções, entre cinema e televisão, sem contar as muitas peças de teatro e de rádio também feitas por ele. Sua extensa lista de premiações inclui três Oscars de Melhor Filme Estrangeiro por A Fonte da Donzela (1960), Através de um Espelho (1961) e Fanny e Alexander (1982), seis prêmios no Festival de Cannes e muitos outros nos festivais de Berlim e Veneza. (Fonte: www.portaldocinema.com)

 

 

 

 

Programação

 

Quinta: 26/07/2018

19h30 - O Sétimo Selo + Diálogos Filosóficos 

 

Sexta: 27/07/2018

18h - Persona

20h - Gritos e Sussurros

 

 

Sábado: 28/07/2018

18h - Sonata de Outono

20h - Morangos Silvestres

 

Domingo: 29/07/2018

18h - O Sétimo Selo

20h - Gritos e Sussurros

 

Segunda: 30/07/2018

18h - Sonata de Outono

20h - Morangos Silvestres

 

Terça: 31/07/2018

19h30h - Gritos e Sussurros + Diálogos Filosóficos 

 

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira