Monday, 10 de December de 2018

VIVER


Viver

Mostra Centenário de Ingmar Bergman chega ao Cine Cultura nesta quinta-feira, 26

24 Jul 2018    19:17
ASCOM/Divulgação Mostra Centenário de Ingmar Bergman chega ao Cine Cultura nesta quinta-feira, 26 Mostra traz cinco obras do aclamado diretor sueco Ingmar Bergman, vencedor de diversos prêmios do Cinema Mundial

A Sétima Arte ganha destaque em Palmas a partir desta quinta-feira, 26, com a exibição no Cine Cultura da Mostra de Cinema “Centenário Ingmar Bergman”, uma parceria da Fundação Cultural de Palmas com a Embaixada da Suécia, que apresentará cinco grandes obras do diretor, considerado um gênio do cinema mundial. A abertura acontece às 19h30, com exibição do filme “O Sétimo Selo” e realização do debate “Diálogos Filosóficos”, com o professor da Universidade Federal do Tocantins, Paulo André Machado.

 

Na Mostra serão exibidos os filmes: “Persona”, “Sonata de Outono”, “Gritos e Sussurros”, “O Sétimo Selo” e “Morangos Silvestres”. As cópias estão em formato Digital Cinema Package (DCP), restauradas para celebrar o centenário do mestre sueco. Durante a programação serão realizados Diálogos Filosóficos com a participação do professor Paulo André Machado (UFT), formado em Ciências Sociais pela (USP), com especialização em Ética e Ensino de Filosofia, pesquisador e apreciador da obra de Bergman.

 

Para antecipar a Mostra e aproximar o espectador da obra de Bergman, o Cine Cultura exibe durante o mês de julho o documentário “Bergman 100 Anos”, de Jane Magnusson. No Brasil, além do documentário, a mostra Centenário Ingmar Bergman percorre o País com algumas de suas principais obras restauradas. O evento já passou por São Paulo, Recife, Belém e Brasília, totalizando mais de 12.000 espectadores. Esta semana ela vai passar por Florianópolis (SC), Vitória (ES), Goiânia (GO).

 

Ingmar Bergman

 

 

 

Ernst Ingmar Bergman nasceu a 14 de Julho de 1918 em Uppsala, a norte de Estocolmo, tendo morrido a 30 de Julho de 2007 em Fårö. Filho de um pastor luterano, Ingmar Bergman teve uma educação austera e rígida, à boa maneira religiosa, em que conceitos como pecado, castigo, confissão, perdão e indulgência estavam sempre presentes. A sua relação com o cinema tem início aos nove anos de idade, no Natal de 1927, quando troca um exército de chumbo por um projetor com o seu irmão. Estudou na Universidade de Estocolmo, tendo-se interessado inicialmente por teatro e, mais tarde, por cinema. Iniciou a carreira em 1941, escrevendo a peça teatral "Morte de Kasper". Em 1944, desenvolveu o primeiro argumento para o filme "Hets" e em 1945 realizou o seu primeiro filme, "Kris".

 

Considerado um gênio da sétima arte, premiado por festivais como Cannes, Veneza e Berlim, e também pela Academia de Hollywood, Bergman assinou ao longo da carreira mais de 70 produções, entre cinema e televisão, sem contar as muitas peças de teatro e de rádio também feitas por ele. Sua extensa lista de premiações inclui três Oscars de Melhor Filme Estrangeiro por A Fonte da Donzela (1960), Através de um Espelho (1961) e Fanny e Alexander (1982), seis prêmios no Festival de Cannes e muitos outros nos festivais de Berlim e Veneza. (Fonte: www.portaldocinema.com)

 

 

 

 

Programação

 

Quinta: 26/07/2018

19h30 - O Sétimo Selo + Diálogos Filosóficos 

 

Sexta: 27/07/2018

18h - Persona

20h - Gritos e Sussurros

 

 

Sábado: 28/07/2018

18h - Sonata de Outono

20h - Morangos Silvestres

 

Domingo: 29/07/2018

18h - O Sétimo Selo

20h - Gritos e Sussurros

 

Segunda: 30/07/2018

18h - Sonata de Outono

20h - Morangos Silvestres

 

Terça: 31/07/2018

19h30h - Gritos e Sussurros + Diálogos Filosóficos 

 

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

29

PARABÉNS!
PARABÉNS!

27

BOM
BOM

20

AMEI!
AMEI!

25

KKKK
KKKK

33

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

34

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

27

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Mostra Centenário Ingmar Bergman Cine Cultura

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira