Saturday, 23 de February de 2019

VIVER


Viver

Mostra Centenário de Ingmar Bergman chega ao Cine Cultura nesta quinta-feira, 26

24 Jul 2018    19:17
ASCOM/Divulgação Mostra Centenário de Ingmar Bergman chega ao Cine Cultura nesta quinta-feira, 26 Mostra traz cinco obras do aclamado diretor sueco Ingmar Bergman, vencedor de diversos prêmios do Cinema Mundial

A Sétima Arte ganha destaque em Palmas a partir desta quinta-feira, 26, com a exibição no Cine Cultura da Mostra de Cinema “Centenário Ingmar Bergman”, uma parceria da Fundação Cultural de Palmas com a Embaixada da Suécia, que apresentará cinco grandes obras do diretor, considerado um gênio do cinema mundial. A abertura acontece às 19h30, com exibição do filme “O Sétimo Selo” e realização do debate “Diálogos Filosóficos”, com o professor da Universidade Federal do Tocantins, Paulo André Machado.

 

Na Mostra serão exibidos os filmes: “Persona”, “Sonata de Outono”, “Gritos e Sussurros”, “O Sétimo Selo” e “Morangos Silvestres”. As cópias estão em formato Digital Cinema Package (DCP), restauradas para celebrar o centenário do mestre sueco. Durante a programação serão realizados Diálogos Filosóficos com a participação do professor Paulo André Machado (UFT), formado em Ciências Sociais pela (USP), com especialização em Ética e Ensino de Filosofia, pesquisador e apreciador da obra de Bergman.

 

Para antecipar a Mostra e aproximar o espectador da obra de Bergman, o Cine Cultura exibe durante o mês de julho o documentário “Bergman 100 Anos”, de Jane Magnusson. No Brasil, além do documentário, a mostra Centenário Ingmar Bergman percorre o País com algumas de suas principais obras restauradas. O evento já passou por São Paulo, Recife, Belém e Brasília, totalizando mais de 12.000 espectadores. Esta semana ela vai passar por Florianópolis (SC), Vitória (ES), Goiânia (GO).

 

Ingmar Bergman

 

 

 

Ernst Ingmar Bergman nasceu a 14 de Julho de 1918 em Uppsala, a norte de Estocolmo, tendo morrido a 30 de Julho de 2007 em Fårö. Filho de um pastor luterano, Ingmar Bergman teve uma educação austera e rígida, à boa maneira religiosa, em que conceitos como pecado, castigo, confissão, perdão e indulgência estavam sempre presentes. A sua relação com o cinema tem início aos nove anos de idade, no Natal de 1927, quando troca um exército de chumbo por um projetor com o seu irmão. Estudou na Universidade de Estocolmo, tendo-se interessado inicialmente por teatro e, mais tarde, por cinema. Iniciou a carreira em 1941, escrevendo a peça teatral "Morte de Kasper". Em 1944, desenvolveu o primeiro argumento para o filme "Hets" e em 1945 realizou o seu primeiro filme, "Kris".

 

Considerado um gênio da sétima arte, premiado por festivais como Cannes, Veneza e Berlim, e também pela Academia de Hollywood, Bergman assinou ao longo da carreira mais de 70 produções, entre cinema e televisão, sem contar as muitas peças de teatro e de rádio também feitas por ele. Sua extensa lista de premiações inclui três Oscars de Melhor Filme Estrangeiro por A Fonte da Donzela (1960), Através de um Espelho (1961) e Fanny e Alexander (1982), seis prêmios no Festival de Cannes e muitos outros nos festivais de Berlim e Veneza. (Fonte: www.portaldocinema.com)

 

 

 

 

Programação

 

Quinta: 26/07/2018

19h30 - O Sétimo Selo + Diálogos Filosóficos 

 

Sexta: 27/07/2018

18h - Persona

20h - Gritos e Sussurros

 

 

Sábado: 28/07/2018

18h - Sonata de Outono

20h - Morangos Silvestres

 

Domingo: 29/07/2018

18h - O Sétimo Selo

20h - Gritos e Sussurros

 

Segunda: 30/07/2018

18h - Sonata de Outono

20h - Morangos Silvestres

 

Terça: 31/07/2018

19h30h - Gritos e Sussurros + Diálogos Filosóficos 

 

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira