Monday, 21 de May de 2018

Monday, 21 de May de 2018

VIVER


Espaço Cultural

Mostra fotográfica "Caminhos da Cidadania" é aberta no Espaço Cultural de Palmas

12 Sep 2017

Cinthia Abreu

A mostra fotográfica "Caminhos da Cidadania", realizada pela DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, foi aberta na tarde desta segunda-feira, 11, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. A abertura da Mostra contou com a presença do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, do defensor público-geral, Murilo da Costa Machado, e servidores da Fundação Cultural de Palmas e DPE-TO.

A exposição traz 28 imagens de cidadãos de assentamentos e comunidades tradicionais do Tocantins em busca dos seus direitos. Os registros foram feitos pela repórter fotográfica Loise Maria e Silva, durante os atendimentos do projeto "Expedição Cidadã", no ano de 2016. A visitação pode ser feita das 8 às 18 horas, até o dia 31 de setembro. A primeira edição da mostra aconteceu no mês de maio, na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, e posteriormente, foi exposta no Palácio Araguaia e Tribunal de Justiça do Tocantins.

"É o resultado de um trabalho fantástico, são imagens incríveis que exaltam a qualidade no registro fotográfico e na mensagem. As imagens retratam a essência desse povo, a gente se envolve com a história e garra dessas comunidades e ainda o belo trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública", considera o prefeito Carlos Amastha.

Imagens

Conforme Loise Maria, as imagens retratam a personalidade, o cotidiano e a vivência dos Assistidos que residem em assentamentos e comunidades tradicionais. "Tentei ir além dos registros gerais do atendimento, buscando a essência daquele povo, mostrando detalhes como os pés ou as mãos de uma senhora guerreira que expressam fortemente a sua história, memória e identidade", adianta. As imagens trazem expressões que vão de angústias e alívios até a felicidade de, mesmo numa realidade de violação de direitos, ser atendido pela Defensoria. "As fotos tratam do resgate da memória e da identidade dessas comunidades, de forma que também provoque a reflexão da luta dessas comunidades para garantia de seus direitos", conclui.

O defensor público-geral, Murilo da Costa Machado, reforça que as imagens retratam os atendimentos itinerantes da Defensoria Pública em localidades distantes e de difícil acesso, cumprindo a missão da Instituição de levar atendimento jurídico a todos os hipossuficientes. "São mulheres e homens que encontram profissionais comprometidos em assegurar o acesso à Justiça integral, gratuita e de qualidade, atuando na tutela de direito das populações mais carentes e também mais isoladas."

Prêmio

A imagem "Pés calejados", registrada por Loise Maria e disponível na Mostra, foi a vencedora do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, realizado durante o Conbrascom - Congresso Brasileiro de Comunicação 2017, que acontece de 28 a 30 de junho, em Maceió (AL). 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

6

PARABÉNS!
PARABÉNS!

4

BOM
BOM

13

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

9

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

8

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

12

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

Kátia Abreu: “vou fechar a torneira da corrupção para devolver o dinheiro do povo”

Candidata recebe apoio em Pedro Afonso e Itacajá ao apresentar propostas para desenvolvimento e combate à pobreza

Eleições 2018

“Salvadores da pátria levaram TO à bancarrota”, diz Carlesse

“Os que de fato lutam para melhorar o Estado estão aqui, nesse palanque, porque acreditam em um projeto de estabilidade. Que lutam por um Tocantins melhor para todos”, disse, sobre seus aliados.



Tocantins

MPE denuncia acusado de extorquir dinheiro de mulher com fotos íntimas

Apurou-se que as ameaças se intensificaram e a vítima, coagida e intimidada, aceitou entregar a quantia de R$ 300,00


Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins

Vicentinho Alves demonstrou preocupação com as contas públicas e destacou a necessidade do governo do Estado “não gastar mais do que arrecada”.


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar

A solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 17, contou com a presença da secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar e do comandante da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa


Rally Baja Jalapão

4º Rally Baja Jalapão 500: roteiro passará por três cidades


Márlon Reis

“Precisamos que o Governo diminua para que a Tocantins cresça”, diz Márlon Reis durante encontro na Fieto


Tocantins

Justiça do Tocantins descumpre decisão do STJ sobre prisão domiciliar


Campanha

Hospital Municipal de Araguaína conscientiza pais sobre abuso e exploração sexual infantil


Festival

Festival atrai pesquisadores do circo brasileiro


Mário Lúcio

“Entendo que só a política séria pode melhorar a vida das pessoas”, diz Mário Lúcio na TV em Araguaína



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira