Palmas, 20/11/2017

Viver

Espaço Cultural

Mostra fotográfica "Caminhos da Cidadania" é aberta no Espaço Cultural de Palmas

  • A abertura da Mostra contou com a presença do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, do defensor público-geral, Murilo da Costa Machado, e servidores da Fundação Cultural de Palmas e DPE-TO

Mostra fotográfica "Caminhos da Cidadania" é aberta no Espaço Cultural de Palmas



Cinthia Abreu

A mostra fotográfica "Caminhos da Cidadania", realizada pela DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, foi aberta na tarde desta segunda-feira, 11, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. A abertura da Mostra contou com a presença do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, do defensor público-geral, Murilo da Costa Machado, e servidores da Fundação Cultural de Palmas e DPE-TO.

A exposição traz 28 imagens de cidadãos de assentamentos e comunidades tradicionais do Tocantins em busca dos seus direitos. Os registros foram feitos pela repórter fotográfica Loise Maria e Silva, durante os atendimentos do projeto "Expedição Cidadã", no ano de 2016. A visitação pode ser feita das 8 às 18 horas, até o dia 31 de setembro. A primeira edição da mostra aconteceu no mês de maio, na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, e posteriormente, foi exposta no Palácio Araguaia e Tribunal de Justiça do Tocantins.

"É o resultado de um trabalho fantástico, são imagens incríveis que exaltam a qualidade no registro fotográfico e na mensagem. As imagens retratam a essência desse povo, a gente se envolve com a história e garra dessas comunidades e ainda o belo trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública", considera o prefeito Carlos Amastha.

Imagens

Conforme Loise Maria, as imagens retratam a personalidade, o cotidiano e a vivência dos Assistidos que residem em assentamentos e comunidades tradicionais. "Tentei ir além dos registros gerais do atendimento, buscando a essência daquele povo, mostrando detalhes como os pés ou as mãos de uma senhora guerreira que expressam fortemente a sua história, memória e identidade", adianta. As imagens trazem expressões que vão de angústias e alívios até a felicidade de, mesmo numa realidade de violação de direitos, ser atendido pela Defensoria. "As fotos tratam do resgate da memória e da identidade dessas comunidades, de forma que também provoque a reflexão da luta dessas comunidades para garantia de seus direitos", conclui.

O defensor público-geral, Murilo da Costa Machado, reforça que as imagens retratam os atendimentos itinerantes da Defensoria Pública em localidades distantes e de difícil acesso, cumprindo a missão da Instituição de levar atendimento jurídico a todos os hipossuficientes. "São mulheres e homens que encontram profissionais comprometidos em assegurar o acesso à Justiça integral, gratuita e de qualidade, atuando na tutela de direito das populações mais carentes e também mais isoladas."

Prêmio

A imagem "Pés calejados", registrada por Loise Maria e disponível na Mostra, foi a vencedora do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, realizado durante o Conbrascom - Congresso Brasileiro de Comunicação 2017, que acontece de 28 a 30 de junho, em Maceió (AL). 


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus