Monday, 18 de February de 2019

VIVER


Palmas

Nova exposição do Corredor Cultural da UFT vai abordar o olhar indígena sobre o cômico

22 Sep 2018    13:15    alterado em 22/09 às 13:15
Nova exposição do Corredor Cultural da UFT vai abordar o olhar indígena sobre o cômico

Teve início nesta sexta-feira (21) a nova exposição do Programa Corredor Cultural, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), e que é realizada no hall do Bloco IV (Reitoria), no Câmpus de Palmas. A abertura oficial da exposição será às 9h, e tem como tema "De que riem os indígenas"  da artista Ana Carolina Fialho de Abreu.

Ana Carolina conta que a inspiração para o tema surgiu da sua participação em uma das oficinas de Andres Del Bosque, mestre bufão chileno, que compartilhou sobre diversos grupos indígenas que tinham na sua comunidade um personagem, um cômico ritual que tem a função social de fazer rir. "O riso é forma de denúncia pela luta social de seus povos, pacificador de seus conflitos internos e também como ato político", diz.

A artista esteve por seis anos em pesquisa de campo, vivendo na comunidade Krahô em contato com os Hôxwas. E por meio de estudos conheceu também os Llamichus. Ambos são cômicos rituais de comunidades indígenas, e que agora são o tema da sua exposição no Corredor Cultural da UFT.
A abertura da exposição de Ana Carolina terá uma roda de conversa com a artista e os estudantes Francisco de Holanda do curso de Licenciatura em Teatro e Giovana Kurovski, do curso de Filosofia, quando conversarão sobre a vivência na aldeia Krahô (Manoel Alves Pequeno) e mediação de cânticos indígenas e vissungos.

O Corredor Cultural
O Corredor Cultural é um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que visa ocupar o espaço expositivo localizado no prédio da Reitoria da Universidade, bem como circular entre os Câmpus da UFT. O Programa, por meio de edital, seleciona propostas expositivas de obras de artes visuais, categoria que engloba as áreas de pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação e outras técnicas. Visando divulgar e estimular a produção de artes, sensibilizando a comunidade para a fruição artística.

COMPARTILHE:


Confira também:


Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.

Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira