Thursday, 21 de February de 2019

VIVER


Palmas

Palmas (TO) terá primeiro distrito turístico da América Latina

27 Apr 2018    13:59
Palmas (TO) terá primeiro distrito turístico da América Latina

O apoio à implantação de um distrito turístico na capital tocantinense Palmas foi o assunto de reunião realizada nesta quarta-feira (25), em Brasília, entre o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e a prefeita da cidade, Cinthia Ribeiro. A iniciativa, prevista no novo Plano Diretor do município, reserva uma área total de 10 milhões de m² entre a Serra do Lajeado e o Lago de Palmas, ao Norte da capital, para empreendimentos turísticos, como parques temáticos, hotéis, bares e restaurantes.

Lummertz comparou o projeto ao exemplo bem-sucedido de Cancún, no México, e informou que a proposta será avaliada no âmbito do Prodetur + Turismo, que busca reforçar o desenvolvimento do setor. “Vamos levar o projeto, assim que ele estiver completamente apresentado, ao Prodetur + Turismo, esperando que não só ele seja aprovado, mas que seja exemplar no desenvolvimento de potencialidades semelhantes em todas as 27 unidades da Federação”, frisou.

O programa facilita o acesso de estados e municípios a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados. A prefeita agradeceu a disposição do ministro e previu avanços. “Eu arrisco dizer que esse será um grande legado do ministro. Nós já estamos em negociação com a Universal e a Disney, além de bares e restaurantes”, adiantou Cinthia Ribeiro.

O Plano Diretor de Palmas define as prioridades da Prefeitura para os próximos 10 anos. O distrito, localizado a 10 quilômetros do centro da cidade, deve ser loteado em glebas para negociação com empreendimentos. Presente à audiência, o presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci, destacou o potencial da iniciativa. “Vamos começar a captar maciços investimentos estrangeiros. Palmas poderá, inclusive, atrair turistas de todo o Norte da América do Sul”, apostou.

Porta de entrada das belezas únicas do Jalapão, um dos principais destinos de aventura e natureza do Brasil, e cenário de arrojada arquitetura, a capital oferece ainda ao visitante as belas praias do Lago de Palmas, formado pela Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. No local, com 8 km de largura e 172 km de extensão, é possível praticar atividades como esportes náuticos, pesca esportiva e realizar passeios de barco.

Também participaram da reunião o secretário nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente; o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Filho; o secretário extraordinário de Projetos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis de Palmas, Fábio Borges, e o ex-prefeito da capital Carlos Amashta, entre outros representantes do MTur e da Prefeitura.

PRODETUR + TURISMO - Os interessados em obter recursos do programa, que tem R$ 5 bilhões disponíveis, devem integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. As propostas precisam contemplar principalmente projetos na área de infraestrutura, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do Prodetur também priorizam ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira