Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

VIVER


Lazer

Parque dos Povos Indígenas será entregue à população quarta-feira, 9

09 Aug 2017

No Dia Internacional dos Povos Indígenas celebrado nesta quarta-feira, 9, será inaugurada a primeira etapa do Parque dos Povos Indígenas (PPI), a partir das 18h30, com a participação do presidente do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena,Marcos Terena e do coordenador dos Jogos dos Povos Indígenas e dos Jogos Tradicionais Indígenas do ITC, Carlos Terena que estarão a frente do ritual da Consagração do Parque.
 
O parque conta ainda com a Feira das Cores que terá 30 barracas com mix de produtos diferenciados como naturais, orgânicos, entre outros. Serão vendidas tapiocas e paçocas, sanduíches naturais, sucos naturais, salgados assados, pães, geladinhos e picolés gourmet, sorvetes, açaí, doces, tortas, bolos, frutas, caldos e pamonhas. Quanto a bebidas, serão vendidos água com e sem gás, sucos naturais, cremes, chocolate quente e frio, cafés e chás. Além disso, haverá barracas para venda de animais, tipo pet shop, artesanatos e decoração. A feira funcionará às quintas-feiras e aos sábados, a partir das 17 horas, e aos domingos, a partir das 7 horas.
 
O Parque dos Povos Indígenas é um legado do Primeiro Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que aconteceram em Palmas em 2015, e terá um viés totalmente voltado para a sustentabilidade. Integra o PPI a Praça da Árvore, localizada na Avenida LO-04, esquina com a NS-04, região Norte da Capital.
 
O PPI terá seis passagens que vão desde a nascente do Córrego Sussuapara, na Praça da Arvore, até o lago de Palmas, integrando homem e natureza. Nas próximas etapas o parque será conectado com outras áreas verdes da cidade, como Água Fria, Orla, Brejo Comprido e Prata. Essa conexão vai fazer de Palmas a cidade detentora de uma das maiores florestas urbanas do Brasil.
 
Muitos outros equipamentos serão implantados, como biblioteca, museu, laboratórios de ciências naturais, pontos de atendimentos ao ciclista e ao idoso, coleta seletiva de lixo, videoteca ambiental, eco-bistrô, e cine-bistrô.
 
Infraestrutura do Parque
 
O parque formará um corredor ecológico para tráfego de animais e implantação de diversos equipamentos esportivos e culturais. As obras serão feitas em oito etapas e cada uma homenageará as etnias indígenas do Tocantins. O espaço contará com novo paisagismo e iluminação de LED, pista profissional de skate 600m²; duas quadras de areia para vôlei e futevôlei, com arquibancada; duas quadras de areia para prática de peteca e badminton; playground, academias ao ar livre, redário, quadra de areia com suporte para a prática de slackline, banheiros, estacionamento, bicicletário, pista de caminhada, ciclovia e banheiros públicos.
 
Parque dos Povos Indígenas (PPI)
 
Primeiro parque linear do Tocantins, primeiro corredor ecológico da região Norte; primeira etapa de implantação da maior floresta municipal do Mundo. O parque busca referências no PASSADO, através de uma grande homenagem aos povos originários do Brasil, destacando sua enorme contribuição na formação da nossa cultura, num parque destinado a conscientizar nossa sociedade das muitas práticas sustentáveis do PRESENTE, com o objetivo de preservar a vida humana na Terra, com qualidade, para o FUTURO.
 
O PPI estará para Palmas, como o programa Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) está para o Planeta, um espaço de mobilização e fomento de reflexão, conscientização e sensibilização popular, bem como, socializador do acesso a informações ligadas à questão ambiental e às práticas sustentáveis. Uma conexão da Prefeitura de Palmas com a população local, para o desenvolvimento de suas políticas e ações em prol da sustentabilidade ambiental e social.
 
Programação completa
 
6h – Caminhada no Parque
7h – Coletiva de Imprensa
16h – Visita guiada pela FMA com alunos da rede municipal
16h – Slackline / Futevôlei
18h – Beach Tennis / Vôlei
18h – Artesanato e pintura corporal indígena
18h30 – Ritual de Consagração do Parque feita por índios
19h – Solenidade de Inauguração
19h40 – Descerramento da Placa
19h50 – Descerramento da Lança
20h – Pista de Skate com Sandro Dias
20h – Beach Tennis / Vôlei / Badminton / Slackline
 
--
Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

7

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

6

KKKK
KKKK

8

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

7

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira