Thursday, 22 de October de 2020

VIVER


Norte do Estado

Patrimônio histórico e cultural da região tocantina será preservado

25 Aug 2009

O Consórcio Estreito de Energia (Ceste), responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Estreito, vem desenvolvendo desde 2007, por meio da Universidade do Tocantins (Unitins), o Programa de Valorização Cultural, Histórico e Paisagístico de toda área de influência do empreendimento, que abrange 12 municípios nos estados do Maranhão e Tocantins.

Com isso, pretende-se caracterizar todo o patrimônio histórico, cultural e paisagístico da região, a partir da identificação espacial e cronológica, promovendo também, diferentes ações educativas e de divulgação para informar e, ao mesmo tempo, favorecer uma leitura detalhada do universo desse patrimônio, buscando sua proteção.

Ao falar do patrimônio histórico, cultural e paisagístico, traduzimos como bens culturais resultantes da ação humana, que se manifesta em bens tangíveis, como edificações, máquinas e equipamentos, e intangíveis, como saberes, técnicas, além do conjunto simbólico, leia-se linguagem, crenças, bem como monumentos geológicos, arqueológicos, paleontológicos e ambientais.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta), da Unitins, professora Antônia Pedreira, são levantados aspectos, desde a formação dos municípios, até suas diferentes formas de manifestações, como as folclóricas e culturais. “A equipe de pesquisadores percorre os diversos municípios, onde são buscados os descendentes dos primeiros moradores da região. Ali, junto à comunidade, são levantadas as origens da cidade e os aspectos culturais, folclóricos e religiosos mantidos. Paralelo a isso, é feito um estudo do patrimônio arqueológico, ocorrendo em alguns casos, o resgate de amostras desse patrimônio, para que seja preparada uma coleção científica”, ressaltou.

O gerente de Meio Ambiente, Luciano Madeira, informa que o resultado de toda essa pesquisa estará, posteriormente, registrado em publicação científica que será distribuída para os municípios da área de abrangência direta da UHE Estreito. “Esse legado histórico estará a salvo e disponível como fonte de pesquisa para estudantes e profissionais. Será possível observar aspectos interessantes e peculiares a cada região em que a UHE Estreito tem influência direta”, comenta o Gerente.

Como forma de manter a riqueza das informações coletadas latentes à população, principalmente os mais novos, pesquisadores percorrerão escolas públicas dos municípios de Carolina e Estreito no Maranhão e Aguiarnópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins. Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins no estado do Tocantins, disseminando os resultados obtidos, por meio de palestras e seminários. (Informações da Ascom/UHE-Estreito)

COMPARTILHE:


Confira também:


Eleições 2020

Pesquisa O Girassol para prefeito em Almas mostra candidato à reeleição Vaguinho (MDB) disparado em primeiro lugar com 62,00%, seguido da candidata Giselly Cintra com 31,20%

Na largada da disputa para prefeito em Almas o candidato Vaguinho sai na frente com 62% das intenções de votos, com diferença de 30,08% da segunda colocada Giselly Cintra que aparece com 31,20%.

Coronavírus

Tocantins contabiliza 264 novos casos confirmados da Covid-19

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23h59 do último dia.



Palmas

Eli Borges promete baixar taxa de esgoto que é de 80% para 40% e reduzir conta de água

Para Eli Borges, não tem porque o palmense pagar uma água tão cara. “Precisa ter um prefeito com coragem para chamar a BRK e falar: respeite o povo”, ressaltou Eli.


Eleições 2020

Prefeita Cinthia diz que fará o Centro de Convivência dos Idosos no Taquari

A construção contará com R$ 500 mil oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Dulce Miranda (MDB) e R$ 10 mil dos cofres municipais.


CBHs

Viveiro recebe mais de 100 kg de sementes coletadas pelos Comitês de Bacia

O objetivo do viveiro é auxiliar na consolidação de uma política ambiental que vai resultar na recuperação de nascentes, áreas de preservação e áreas degradadas


LDO 2021

Comissão de Finanças encaminha LDO ao Plenário da Assembleia


Destaque

Tocantins está entre os 10 estados com melhor oferta de serviços digitais


TV

“Podemos sonhar e ser o que a gente quiser”, diz vencedora do 15º episódio do MasterChef Brasil


Norte do TO

DPE-TO comemora implementação de serviço de controle populacional para animais em Araguaína


Eleições 2020

Cinthia promete adequar a carreira dos servidores da saúde aos demais planos


Saúde

Saúde divulga campanha que estimula os servidores públicos à doação de sangue



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira