Thursday, 18 de October de 2018

VIVER


Comportamento

Pesquisa aponta perfil sexual do brasileiro

29 Jul 2008

Os brasileiros ganham mais um título mundial: o de maior confiança na hora H. Os dados são da pesquisa internacional The Face of Global Sex 2008: Sexual Confidence, que tinha como intuito oferecer uma perspectiva sobre as variáveis que influenciam as pessoas a tomarem decisões confiáveis sobre uma vida sexual saudável, além de constatarem dados como a idade em que as pessoas costumam iniciar a vida sexual ativa. Ainda de acordo com a pesquisa, os brasileiros são os que mais costumam buscar ajuda e orientação em relação ao sexo. Buscando - uma vez ou outra – orientações de especialistas para ajudar no convívio conjugal.

“Os brasileiros, neste caso, são mais esclarecidos”, é o que aponta a psicóloga Luiza B. Silva. Para ela, o brasileiro peca apenas em assuntos polêmicos “como a questão do homossexualismo” e a visão pragmática da submissão da mulher. “O brasileiro é o mais confiante no ato sexual, mas não abre mão de problemas no cotidiano”, diz a psicóloga ao relacionar a “confiança” apenas na hora do sexo.

Para a especialista em sexualidade Ana Virginia Gama, o sexo dos brasileiros vem atendendo a alterações introspectivas de como se tem encarado o prazer a dois. “O sexo não é mais uma atividade puramente instintiva e reprodutiva, mas algo aprendido, um potencial que pode ser atingido - ou não - segundo uma orientação educacional”, explica.

No Brasil, o número de pessoas que buscam orientação sexual e terapias para casais cresce a cada ano. A psicoterapeuta comportamental Lucilene Prado diz que a “conversa” pode tornar a relação afável e duradoura, mas, para isso, ela tem que começar dentro de casa. “É essencial que haja um canal de comunicação aberto para os parceiros expressarem suas preferências, fantasias e desagrados. E acima de tudo, fazer isso com respeito, carinho, sem ofensas ou cobranças”.

 

Cansaço e rotina são os principais vilões

Os brasileiros, no entanto, enfrentam outros problemas em relação ao sexo (quase quanto à freqüência em que o praticam). O cansaço e a rotina são os principais vilões da vida sexual, assim como a vontade do parceiro “em mudar a cabeça do outro” e a forma de agir sob os lençóis. Para a psicoterapeuta, o melhor remédio para esses casos “é sempre se colocar no lugar do outro”. “Um dos aspectos importantes é a aceitação. Temos uma dificuldade imensa de aceitarmos as diferenças. Muitas vezes, o casal passa uma vida inteira tentando fazer do outro a sua cópia. É um completo narcisismo!”, orienta.

A chamada “confiança sexual” tem que ser dia-a-dia, mesmo em casos em que os parceiros não estabelecem vínculos conjugais fixos: casados ou namorados. De acordo com Lucilene Prado, o brasileiro autoconfiante não tem medo da rejeição, por isso é mais seguro na hora de dar prazer à outra pessoa. A especialista Ana Virginia fala da importância da autoconfiança afetiva: “A relação sexual é onde colocamos toda nossa intimidade e, se há insegurança, esta poderá bloquear a resposta sexual, devido a baixo-estima e a vergonha de si e do outro. Portanto, se eu não tenho uma comunicação transparente com o meu par, torna-se mais difícil satisfazer um ao outro”, orienta.

Os especialistas são unânimes em afirmar que dar asas à imaginação é um excelente revigorante, assim como estabelecer o respeito nas decisões conjugais. Apimentar o sexo com filmes eróticos e viagens românticas, reservar um tempo só para o casal e curtir o corpo do parceiro sem a pressão de ser a Gisele Bündchen ou o Brad Pitt pode surtir efeito. Para eles, o negócio é “arriscar”, procurar novas possibilidades e criatividades na vida afetiva. E, claro, nunca se prender a sentimentos que baixem a auto-estima do casal. “É necessário reconhecer a importância da comunicação a dois, para que, a partir daí, haja mais intimidade e transparência entre o casal. Precisamos entender o amor com três H: humildade, humor (quem não brinca não sabe amar) e, principalmente, honestidade”, finaliza a especialista Ana Virginia.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

12

PARABÉNS!
PARABÉNS!

8

BOM
BOM

9

AMEI!
AMEI!

11

KKKK
KKKK

8

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

5

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mega Salários

Dois secretários de Palmas têm salários superiores ao da prefeita Cintia

O GIRASSOL solicitou o documento que contém os valores repassados ao Senado mas a assessoria da prefeita se limitou a responder que o salário dos secretários já são disponibilizados no Portal da Transparência do Senado

Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados



Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde

As diligências estão sendo realizadas em seis cidades: São Luís/MA, Imperatriz/MA, Parauapebas/PA, Palmas/TO, Brasília/DF e Goiânia/GO


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Fernando Ubaldo, a visita do ministro a Palmas foi muito proveitosa


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017

Pesquisa encomendada pela FIETO traz dados desde 2002 e antecede a divulgação oficial do IBGE divulgada de dois em dois anos.


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU


Saúde

Saúde investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins


Agronegócio

TIM anuncia parceria com SLC Agrícola de IoT em Fazendas


SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira