Wednesday, 17 de October de 2018

VIVER


Compede

Pessoas com deficiência podem ser agentes transformadores da sociedade, diz defensor público-geral

19 Oct 2017

Cinthia Abreu

Os novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede) de Palmas foram empossados em solenidade realizada na noite desta terça-feira, 17, no auditório da Faculdade Católica do Tocantins, na Capital. O defensor público-geral do Tocantins, Murilo da Costa Machado, participou da solenidade e discorreu sobre a importância da efetivação dos direitos das pessoas com deficiência. 
 
O Defensor Público compôs mesa na solenidade de posse dos novos membros do Conselho. "Quanto falamos de deficiência ainda há muitas dificuldades neste universo. Mas o estatuto da pessoa com deficiência veio justamente para imprimir um novo paradigma legal no Brasil, que valoriza justamente que essas pessoas possam ser agentes transformadores não só de si, mas também da própria sociedade. E todos nós somos filhos de uma geração que, durante muitos anos, virou as costas para esse problema. Está mais do que passada a hora de revermos esse preconceito e trilharmos esse novo caminho para que essas pessoas garantam o seu direito", defendeu Murilo da Costa Machado.

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve representada no evento também com a presença da defensora pública Luciana Costa, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH). Na ocasião, a Defensora Pública falou sobre a atuação do NDDH na defesa das pessoas com deficiência e colocou o Núcleo à disposição.

Debates e experiências

A programação contou, ainda, com uma mesa-redonda sobre "As políticas públicas para a pessoa com deficiência: a política de todos nós".  O defensor público-geral abriu os debates falando sobre "famílias de pessoas com deficiência e suas superações", oportunidade em que contou um pouco sua experiência familiar, sua convivência com tios portadores de microcefalia e, por último, sua recente experiência com o diagnóstico precoce de sua filha Esther, portadora de hidrocefalia. "Os médicos nos deram poucas perspectivas com relação ao nascimento de Esther, contudo jamais abaixei a cabeça e deixei de lutar por uma vida mais digna para minha filha."

Além do defensor público-geral, participaram da mesa-redonda: o secretário municipal de Saúde, Nésio Fernandes; o vereador de Palmas Thiago Andrino; e a professora do curso de Arquitetura da Católica do Tocantins Ludmila Furtado. 
 
Conselho

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) de Palmas e tem função consultiva e deliberativa, atuando como agente fiscalizador e estimulador de políticas em prol do segmento, conforme explicou o superintendente municipal de Promoção das Políticas Públicas aos Direitos Humanos, João Paulo Procópio Vieira Silva.

Formado por representantes de entidades civis representativas da Pessoa com Deficiência, de entidades civis relacionadas à defesa dos direitos humanos, vinculadas à causa das Pessoas com Deficiência (PCD) ou de instituições que desenvolvam projetos com a temática, a nova formação do Conselho está eleita para atuar no biênio 2017-2019.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

27

PARABÉNS!
PARABÉNS!

33

BOM
BOM

36

AMEI!
AMEI!

33

KKKK
KKKK

24

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

36

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

22

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados

Hospital de Amor

Emendas parlamentares para Hospital de Amor são destacadas em evento do Outubro Rosa

Na abertura do evento, a arquiteta Mônica Avelino apresentou o projeto arquitetônico e as etapas do hospital.



SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa

O ato de nomeação do governador Mauro Carlesse (PHS) foi publicado nessa terça-feira, 16, no Diário Oficial do Estado


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo

O ex-prefeito teve seus direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos, além da perda de função pública, proibição de contratar com o Poder Público e pagamento de multa no valor de 10 vezes o salário recebido enquanto era prefeito de Santa Rita do T


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira