Tuesday, 11 de December de 2018

VIVER


Viver

Projeto férias: exercícios funcionais agregam diferentes habilidades para deixar corpo em forma

18 Jul 2018    14:55
MP Studio Personal  Projeto férias: exercícios funcionais agregam diferentes habilidades para deixar corpo em forma

Período de férias, e com ela a corrida pelo corpo em forma. Um tipo de atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos nesse período do ano é o treino funcional. A modalidade reúne exercícios de coordenação, força, equilíbrio e resistência, com movimentos acessórios e estímulos diferentes, que visam trabalhar de forma eficiente e global, os músculos e articulações.

 

Agachar, levantar, avançar, puxar, empurrar e correr são algumas das atividades do treinamento, podendo usar acessórios que tenham cargas ou até mesmo usar o peso do próprio corpo, levando em consideração a execução de forma integrada. Portanto, é comum o uso de bolas, elásticos, alteres, pranchas, cordas, barras, dentre outros.

O educador físico, especialista em fisiologia do exercício revela que os exercícios funcionais ajudam no emagrecimento. “As atividades trabalham com vários grupos musculares de uma só vez, e de acordo com a intensidade, é possível auxiliar de forma positiva na perda de peso”, diz.

 

Além de ajudar significativamente na diminuição do percentual de gordura, o treino funcional oferece outros benefícios, entre eles merecem destaque a melhora da postura; tonificação e densidade muscular; estabilidade e fortalecimento dos músculos abdominais.

Os exercícios são realizados de forma agrupada, e por ser um circuito, o aluno faz uma atividade de cada vez, e de acordo com o educador físico, o resultado do treino depende também do nível de dedicação do aluno, mas ele relata que ter uma alimentação saudável, é essencial.

 

Indicação

O treinamento funcional pode ser feito por quem deseja perder peso, melhorar a flexibilidade, aptidão cardiorrespiratória, e ganhar força muscular. Ele pode ser praticado ainda por pessoas sedentárias.

 

Porém, é importante fazer avaliações da memória motora, que são as atividades físicas que o aluno praticou no decorrer da vida, e assim, verificar a coordenação motora e limites físicos durante a prática das atividades.

 

O treinamento funcional tem eficiência comprovada, e certamente, quem fizer a atividade no decorrer do verão poderão ver mudanças significativas, e em curto prazo. Dependendo do caso, também temos outras modalidades, as quais podem complementar, conta Matheus.

 

Benefícios

Os exercícios do treinamento funcional focam em cadeias musculares, são bem variados e envolvem força, equilíbrio, agilidade, consciência corporal, entre outros fatores. Através das práticas é possível promover o ganho de massa muscular, melhorar a desempenho e a disposição nas atividades diárias. Além disso, é excelente para prevenir lesões, por isso, caiu no gosto de treinadores de atletas de elite das mais diversas modalidades.

Os resultados vão de maior força e equilíbrio à propriocepção, que é a percepção do próprio corpo, incluindo a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanças no equilíbrio. Também é possível gastar energia e perder, em média de 300 a 400 calorias por aula, que podem durar de 45 a 60 minutos.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

48

PARABÉNS!
PARABÉNS!

27

BOM
BOM

32

AMEI!
AMEI!

33

KKKK
KKKK

26

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

31

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

20

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

EXERCICIO FUNCIONAIS PESO

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Política

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"

Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.



Abuso

Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

O escândalo envolvendo João de Deus veio à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas do médium.


Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira