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Projeto férias: exercícios funcionais agregam diferentes habilidades para deixar corpo em forma

18 Jul 2018    14:55
MP Studio Personal  Projeto férias: exercícios funcionais agregam diferentes habilidades para deixar corpo em forma

Período de férias, e com ela a corrida pelo corpo em forma. Um tipo de atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos nesse período do ano é o treino funcional. A modalidade reúne exercícios de coordenação, força, equilíbrio e resistência, com movimentos acessórios e estímulos diferentes, que visam trabalhar de forma eficiente e global, os músculos e articulações.

 

Agachar, levantar, avançar, puxar, empurrar e correr são algumas das atividades do treinamento, podendo usar acessórios que tenham cargas ou até mesmo usar o peso do próprio corpo, levando em consideração a execução de forma integrada. Portanto, é comum o uso de bolas, elásticos, alteres, pranchas, cordas, barras, dentre outros.

O educador físico, especialista em fisiologia do exercício revela que os exercícios funcionais ajudam no emagrecimento. “As atividades trabalham com vários grupos musculares de uma só vez, e de acordo com a intensidade, é possível auxiliar de forma positiva na perda de peso”, diz.

 

Além de ajudar significativamente na diminuição do percentual de gordura, o treino funcional oferece outros benefícios, entre eles merecem destaque a melhora da postura; tonificação e densidade muscular; estabilidade e fortalecimento dos músculos abdominais.

Os exercícios são realizados de forma agrupada, e por ser um circuito, o aluno faz uma atividade de cada vez, e de acordo com o educador físico, o resultado do treino depende também do nível de dedicação do aluno, mas ele relata que ter uma alimentação saudável, é essencial.

 

Indicação

O treinamento funcional pode ser feito por quem deseja perder peso, melhorar a flexibilidade, aptidão cardiorrespiratória, e ganhar força muscular. Ele pode ser praticado ainda por pessoas sedentárias.

 

Porém, é importante fazer avaliações da memória motora, que são as atividades físicas que o aluno praticou no decorrer da vida, e assim, verificar a coordenação motora e limites físicos durante a prática das atividades.

 

O treinamento funcional tem eficiência comprovada, e certamente, quem fizer a atividade no decorrer do verão poderão ver mudanças significativas, e em curto prazo. Dependendo do caso, também temos outras modalidades, as quais podem complementar, conta Matheus.

 

Benefícios

Os exercícios do treinamento funcional focam em cadeias musculares, são bem variados e envolvem força, equilíbrio, agilidade, consciência corporal, entre outros fatores. Através das práticas é possível promover o ganho de massa muscular, melhorar a desempenho e a disposição nas atividades diárias. Além disso, é excelente para prevenir lesões, por isso, caiu no gosto de treinadores de atletas de elite das mais diversas modalidades.

Os resultados vão de maior força e equilíbrio à propriocepção, que é a percepção do próprio corpo, incluindo a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanças no equilíbrio. Também é possível gastar energia e perder, em média de 300 a 400 calorias por aula, que podem durar de 45 a 60 minutos.

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