Monday, 22 de July de 2019

VIVER


Viver

Projeto férias: exercícios funcionais agregam diferentes habilidades para deixar corpo em forma

18 Jul 2018    14:55
MP Studio Personal  Projeto férias: exercícios funcionais agregam diferentes habilidades para deixar corpo em forma

Período de férias, e com ela a corrida pelo corpo em forma. Um tipo de atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos nesse período do ano é o treino funcional. A modalidade reúne exercícios de coordenação, força, equilíbrio e resistência, com movimentos acessórios e estímulos diferentes, que visam trabalhar de forma eficiente e global, os músculos e articulações.

 

Agachar, levantar, avançar, puxar, empurrar e correr são algumas das atividades do treinamento, podendo usar acessórios que tenham cargas ou até mesmo usar o peso do próprio corpo, levando em consideração a execução de forma integrada. Portanto, é comum o uso de bolas, elásticos, alteres, pranchas, cordas, barras, dentre outros.

O educador físico, especialista em fisiologia do exercício revela que os exercícios funcionais ajudam no emagrecimento. “As atividades trabalham com vários grupos musculares de uma só vez, e de acordo com a intensidade, é possível auxiliar de forma positiva na perda de peso”, diz.

 

Além de ajudar significativamente na diminuição do percentual de gordura, o treino funcional oferece outros benefícios, entre eles merecem destaque a melhora da postura; tonificação e densidade muscular; estabilidade e fortalecimento dos músculos abdominais.

Os exercícios são realizados de forma agrupada, e por ser um circuito, o aluno faz uma atividade de cada vez, e de acordo com o educador físico, o resultado do treino depende também do nível de dedicação do aluno, mas ele relata que ter uma alimentação saudável, é essencial.

 

Indicação

O treinamento funcional pode ser feito por quem deseja perder peso, melhorar a flexibilidade, aptidão cardiorrespiratória, e ganhar força muscular. Ele pode ser praticado ainda por pessoas sedentárias.

 

Porém, é importante fazer avaliações da memória motora, que são as atividades físicas que o aluno praticou no decorrer da vida, e assim, verificar a coordenação motora e limites físicos durante a prática das atividades.

 

O treinamento funcional tem eficiência comprovada, e certamente, quem fizer a atividade no decorrer do verão poderão ver mudanças significativas, e em curto prazo. Dependendo do caso, também temos outras modalidades, as quais podem complementar, conta Matheus.

 

Benefícios

Os exercícios do treinamento funcional focam em cadeias musculares, são bem variados e envolvem força, equilíbrio, agilidade, consciência corporal, entre outros fatores. Através das práticas é possível promover o ganho de massa muscular, melhorar a desempenho e a disposição nas atividades diárias. Além disso, é excelente para prevenir lesões, por isso, caiu no gosto de treinadores de atletas de elite das mais diversas modalidades.

Os resultados vão de maior força e equilíbrio à propriocepção, que é a percepção do próprio corpo, incluindo a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanças no equilíbrio. Também é possível gastar energia e perder, em média de 300 a 400 calorias por aula, que podem durar de 45 a 60 minutos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira