Tuesday, 11 de December de 2018

VIVER


Série

Redesat e Cidadania firmam parceria para a produção de série televisiva que será exibida em rede nacional

18 Apr 2018    23:22    alterado em 18/04 às 23:45
Redesat e Cidadania firmam parceria para a produção de série televisiva que será exibida em rede nacional

A diversidade cultural e étnica expressadas por meio das tradições e costumes das comunidades tradicionais do Tocantins vão ganhar visibilidade na televisão pública brasileira, a partir do próximo mês de maio. A série televisiva, intitulada Prosa e História, tem como proposta mapear audiovisulamente as comunidades remanescentes de quilombolas, indígenas, extrativistas, de pescadores e outras existentes no Estado. A estreia em rede nacional, pela TV Brasil, está prevista para maio de 2018, na faixa “TV de Todos os Brasis”, levada ao ar entre 8 e 9h da manhã e 23h15 e 23h45.

Prosa e História conta a tradição em manusear o Capim Dourado

Prosa e História é um projeto do Núcleo de Produções da Fundação de Radiodifusão Educativa do Estado do Tocantins (Redesat), que pela primeira vez emplaca uma série de interprogramas em rede nacional. Em sua primeira temporada, a série traz 12 episódios, com uma duração de 15 minutos cada. O programa de estreia conta a história de Mumbuca, comunidade quilombola localizada na região do Jalapão, considerada o berço do capim dourado. Por meio de depoimentos dos seus moradores a história local é registrada, preservada e ganha visibilidade. Os próprios tocantinenses vão conhecer melhor a diversidade cultural que existe no interior dessas comunidades, explica a presidente da Redesat, jornalista Gizeli Bertollo. “Esses ricos relatos são entrecruzados e legitimados com depoimentos de pesquisadores, permitindo que essas memórias ganhem aportes de base científica e assim, teremos conteúdos de alta qualidade e atemporais, que podem ser também utilizados como material de apoio didático nas redes públicas de ensino”.

Programa piloto foi gravado no Mumbuca, comunidade quilombola localizada na região do Jalapão

Para a produção da série, a Redesat assina nesta terça feira, às 14h, na sede da emissora, um protocolo de cooperação técnica com a Secretaria da Cidadania e Justiça, que será parceira nesse projeto, comprometendo a fornecer todas as informações necessárias sobre as comunidades tradicionais, por meio de sua Diretoria de Direitos Humanos, e também com o apoio logístico, cedendo um veículo traçado para dar suporte às equipes de gravação, tendo em vista o difícil acesso às comunidades mais isoladas.

Prosa e História tem como proposta mapear audiovisualmente as comunidades remanescentes de quilombolas, indígenas, extrativistas, de pescadores

Mumbuca

Mumbuca ficou conhecida no mundo pela produção do capim dourado. O povoado, localizado no município de Mateiros, no Jalapão, fica a 310 quilômetros de Palmas. Ocupa uma área próxima à rodovia TO-110 (trecho entre Mateiros e São Félix do Tocantins). A comunidade é formada por 165 moradores, em sua maioria descendentes de escravos que saíram da Bahia em 1909, buscando melhores condições de vida.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

38

PARABÉNS!
PARABÉNS!

37

BOM
BOM

31

AMEI!
AMEI!

35

KKKK
KKKK

37

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

37

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

33

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Redesat Série Prosa e História

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Política

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"

Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.



Abuso

Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

O escândalo envolvendo João de Deus veio à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas do médium.


Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira