Saturday, 22 de September de 2018

Saturday, 22 de September de 2018

VIVER


Série

Redesat e Cidadania firmam parceria para a produção de série televisiva que será exibida em rede nacional

18 Apr 2018    23:22    alterado em 18/04 às 23:45
Redesat e Cidadania firmam parceria para a produção de série televisiva que será exibida em rede nacional

A diversidade cultural e étnica expressadas por meio das tradições e costumes das comunidades tradicionais do Tocantins vão ganhar visibilidade na televisão pública brasileira, a partir do próximo mês de maio. A série televisiva, intitulada Prosa e História, tem como proposta mapear audiovisulamente as comunidades remanescentes de quilombolas, indígenas, extrativistas, de pescadores e outras existentes no Estado. A estreia em rede nacional, pela TV Brasil, está prevista para maio de 2018, na faixa “TV de Todos os Brasis”, levada ao ar entre 8 e 9h da manhã e 23h15 e 23h45.

Prosa e História conta a tradição em manusear o Capim Dourado

Prosa e História é um projeto do Núcleo de Produções da Fundação de Radiodifusão Educativa do Estado do Tocantins (Redesat), que pela primeira vez emplaca uma série de interprogramas em rede nacional. Em sua primeira temporada, a série traz 12 episódios, com uma duração de 15 minutos cada. O programa de estreia conta a história de Mumbuca, comunidade quilombola localizada na região do Jalapão, considerada o berço do capim dourado. Por meio de depoimentos dos seus moradores a história local é registrada, preservada e ganha visibilidade. Os próprios tocantinenses vão conhecer melhor a diversidade cultural que existe no interior dessas comunidades, explica a presidente da Redesat, jornalista Gizeli Bertollo. “Esses ricos relatos são entrecruzados e legitimados com depoimentos de pesquisadores, permitindo que essas memórias ganhem aportes de base científica e assim, teremos conteúdos de alta qualidade e atemporais, que podem ser também utilizados como material de apoio didático nas redes públicas de ensino”.

Programa piloto foi gravado no Mumbuca, comunidade quilombola localizada na região do Jalapão

Para a produção da série, a Redesat assina nesta terça feira, às 14h, na sede da emissora, um protocolo de cooperação técnica com a Secretaria da Cidadania e Justiça, que será parceira nesse projeto, comprometendo a fornecer todas as informações necessárias sobre as comunidades tradicionais, por meio de sua Diretoria de Direitos Humanos, e também com o apoio logístico, cedendo um veículo traçado para dar suporte às equipes de gravação, tendo em vista o difícil acesso às comunidades mais isoladas.

Prosa e História tem como proposta mapear audiovisualmente as comunidades remanescentes de quilombolas, indígenas, extrativistas, de pescadores

Mumbuca

Mumbuca ficou conhecida no mundo pela produção do capim dourado. O povoado, localizado no município de Mateiros, no Jalapão, fica a 310 quilômetros de Palmas. Ocupa uma área próxima à rodovia TO-110 (trecho entre Mateiros e São Félix do Tocantins). A comunidade é formada por 165 moradores, em sua maioria descendentes de escravos que saíram da Bahia em 1909, buscando melhores condições de vida.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

30

PARABÉNS!
PARABÉNS!

28

BOM
BOM

24

AMEI!
AMEI!

27

KKKK
KKKK

28

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

30

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

25

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Redesat Série Prosa e História

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


SEMANA NACIONAL

Tocantins reduz óbitos de pedestres e ciclistas no trânsito

Ações integradas de prevenção de acidentes no trânsito salvam vidas de pedestres e ciclistas no estado. Redução foi de 26% e 56%, respectivamente

Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado



Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas

A diretora reforçou que todo processo de pecuária é preciso que seja acompanhado por um técnico, seja médico veterinário, zootecnista ou engenheiro agrônomo.


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno

A segunda rodada da pesquisa Fieto/Vetor foi divulgada nesta sexta-feira, 21. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira