Thursday, 18 de July de 2019

VIVER


Turismo

Rio Azuis, uma maravilha no sudeste do Tocantins

04 Aug 2018    14:27    alterado em 04/08 às 17:37
Rio Azuis, uma maravilha no sudeste do Tocantins

Colaboração de Rafael Rápres
Tocantinense, estudante e entusiasta por viagens culturais.
Redes sociais: RÁPRES
Telefone: +55 (63) 9 8117-1300


Segundo o IBGE Tocantins tem um área de  277.621 km²,  e nesta área tem atrativos turísticos  dois grandes rios, o Araguaia e Tocantins que deu nome ao estado do Tocantins,  em Tupi-guarani significa de forma literal “nariz de tucano” (tukan-tin). Mas saiba que este não são os únicos rios com biodiversidade e atrativos turístico, no sudeste do estado existe um pequeno rio, que já foi catalogado no livros dos recordes “Guinness World Records”, como menor do mundo, o Rio Azuis.

Com aguas límpidas, transparentes e de temperatura ideal para banho é ponto de diversão frequente para os habitantes da cidade de Aurora do Tocantins e Taguatinga do Tocantins. 

Ele é realmente pequeno, formando seu leito de margens curtas aproximadamente 147m (cento quarenta e sete metros) é catalogado igualmente como menor da América do sul, e o terceiro menor do mundo.

 O pequenos oásis em meio a cerrado, é frequentemente visitado por brasilienses, além dos habitantes do norte de Goiás. Muitos tocantinenses desconhecem a existência deste belo local, e sua potencialidade e provavelmente uma das portas de entrada para  Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, e  atualmente em estudo por empresas estrangeiras para implementação de turismo.

Da capital Palmas-TO, são aproximadamente 560Km (Quinhentos e sessenta quilômetros) passando pelo lado histórico das cidades de Porto Nacional, Chapada de Natividade e Natividade.

A primeira pergunta que vem a cabeça dos turistas é: Onde ficar?A infraestrutura para o turista fica resumida em pousadas disponíveis na cidade de Taguatinga, por ser um pouco maior esta oferece melhor conjunto de estadia.

Para chegar aos Azuis e a comunidade que o cerca, são 24km (Vinte e quatro quilômetros) pela TO-110 tendo pavimentação asfáltica ao local e sinalização em direção ao balneário.

Mergulhar no rio é uma sensação gostosa, águas transparente e de cor azulada devido aos minerais presentes, ideal para passar um final de semana aproveitando ao máximo do lugar, e é excelente para família e crianças. Alguns restaurantes nas proximidades dão ao turista um pouco da culinária tocantinense, regadas a peixes, carnes e massas além do shop gelado.

Atualmente cobra-se uma taxa ambiental para acesso a atração, assim como estacionamento, vá prevenido com dinheiro caso tenha problemas com cartão na região, por estar afastado de centros urbanos.

A colaboração do turista é aconselhável, não jogando lixo nas margens ou dentro do rio, estacionar em local apropriado e não jogar alimento aos peixes.

Rio Azuis é um dos tantos sítios ecológicos com potencial para o turismo, aliados a outras atrações da região como “Córrego Escorrega”, Cavernas e balneários da cidade de Aurora do Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.

Operação Walking Dead

Nova fase da Operação Walking Dead cumpre mandados no Tocantins, Pará e Maranhão

Simultaneamente, PC-TO apoia operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada a partir de provas da Walking Dead e Falsario. Ao todo, 65 mandados são cumpridos em cinco Estados.



Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu

Wanderlei Barbosa destacou que os turistas vão a Taquaruçu para conhecer as cachoeiras, pousadas e cultura local. “Temos que criar ambientes e capacitar os moradores para fomentar o turismo do distrito.


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato

Denúncia foi aceita nesta terça-feira (16) pelo juiz Francisco Vieira Filho. Ex-mandatário e ex-gestores públicos estaduais também viraram réu no processo por peculato e falsidade ideológica.


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)


IML

Em apenas 5h, peritos do IML do Tocantins identificam cadáver carbonizado pela arcada dentária


TJTO

Juíza determina que o Estado e o município de Palmeirópolis forneçam, em 10 dias, remédio contra hanseníase a paciente



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira