Wednesday, 20 de February de 2019

VIVER


Turismo

Rio Azuis, uma maravilha no sudeste do Tocantins

04 Aug 2018    14:27    alterado em 04/08 às 17:37
Rio Azuis, uma maravilha no sudeste do Tocantins

Colaboração de Rafael Rápres
Tocantinense, estudante e entusiasta por viagens culturais.
Redes sociais: RÁPRES
Telefone: +55 (63) 9 8117-1300


Segundo o IBGE Tocantins tem um área de  277.621 km²,  e nesta área tem atrativos turísticos  dois grandes rios, o Araguaia e Tocantins que deu nome ao estado do Tocantins,  em Tupi-guarani significa de forma literal “nariz de tucano” (tukan-tin). Mas saiba que este não são os únicos rios com biodiversidade e atrativos turístico, no sudeste do estado existe um pequeno rio, que já foi catalogado no livros dos recordes “Guinness World Records”, como menor do mundo, o Rio Azuis.

Com aguas límpidas, transparentes e de temperatura ideal para banho é ponto de diversão frequente para os habitantes da cidade de Aurora do Tocantins e Taguatinga do Tocantins. 

Ele é realmente pequeno, formando seu leito de margens curtas aproximadamente 147m (cento quarenta e sete metros) é catalogado igualmente como menor da América do sul, e o terceiro menor do mundo.

 O pequenos oásis em meio a cerrado, é frequentemente visitado por brasilienses, além dos habitantes do norte de Goiás. Muitos tocantinenses desconhecem a existência deste belo local, e sua potencialidade e provavelmente uma das portas de entrada para  Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, e  atualmente em estudo por empresas estrangeiras para implementação de turismo.

Da capital Palmas-TO, são aproximadamente 560Km (Quinhentos e sessenta quilômetros) passando pelo lado histórico das cidades de Porto Nacional, Chapada de Natividade e Natividade.

A primeira pergunta que vem a cabeça dos turistas é: Onde ficar?A infraestrutura para o turista fica resumida em pousadas disponíveis na cidade de Taguatinga, por ser um pouco maior esta oferece melhor conjunto de estadia.

Para chegar aos Azuis e a comunidade que o cerca, são 24km (Vinte e quatro quilômetros) pela TO-110 tendo pavimentação asfáltica ao local e sinalização em direção ao balneário.

Mergulhar no rio é uma sensação gostosa, águas transparente e de cor azulada devido aos minerais presentes, ideal para passar um final de semana aproveitando ao máximo do lugar, e é excelente para família e crianças. Alguns restaurantes nas proximidades dão ao turista um pouco da culinária tocantinense, regadas a peixes, carnes e massas além do shop gelado.

Atualmente cobra-se uma taxa ambiental para acesso a atração, assim como estacionamento, vá prevenido com dinheiro caso tenha problemas com cartão na região, por estar afastado de centros urbanos.

A colaboração do turista é aconselhável, não jogando lixo nas margens ou dentro do rio, estacionar em local apropriado e não jogar alimento aos peixes.

Rio Azuis é um dos tantos sítios ecológicos com potencial para o turismo, aliados a outras atrações da região como “Córrego Escorrega”, Cavernas e balneários da cidade de Aurora do Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira