Friday, 19 de July de 2019

VIVER


Conscientização

Semana da Consciência Negra promovida pela Seciju iniciou com panfletagem e palestra no IFTO

19 Nov 2018    23:06    alterado em 19/11 às 23:06
Flávia Oliveira Semana da Consciência Negra promovida pela Seciju iniciou com panfletagem e palestra no IFTO

A Semana da Consciência Negra, organizada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial, iniciou nesta segunda-feira, 19, com ações de conscientização sobre racismo e inserção dos negros na sociedade. As atividades são em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro.
 
Nesta manhã, servidores da Gerência de Promoção da Igualdade Racial distribuíram panfletos para motoristas e pedestres na Avenida JK e no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas, com o objetivo de esclarecer que o racismo é um crime definido em lei e que deve ser denunciado. “Ações como essa tem o intuito de tornar visível a questão do racismo no Brasil e sensibilizar a população sobre esse crime, que está previsto no Código Penal Brasileiro”, reforça a gerente de Promoção da Igualdade Racial, Cleane Gomes.
 
Durante a manhã, a servidora da Seciju e secretária executiva do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), Edilma Barros, participou de uma mesa redonda durante a programação da “Semana da Consciência Negra e Indígena – Somos Todos Iguais” realizada pelo IFTO. “Os negros do Brasil, ao longo dos 508 anos, buscam espaços de representação no poder público e nas universidades. Somos mais de 50% da população brasileira e somos considerados minoria devido à supremacia branca existente no país”, explicou Edilma, ao reforçar que é preciso ser ativista e buscar conquistas para o povo negro.
 
A programação da Semana da Consciência Negra segue com mais ações de panfletagem em vários pontos da Capital. E durante a manhã desta terça-feira, 20, na sede da Seciju, acontecerá uma palestra sobre racismo institucional para os servidores da pasta. A palestra faz parte do projeto “Puxa o Tamborete, Tome um Café de Quilombo e Vamos ter Dois Dedos de Prosa sobre o Racismo Institucional” que será desenvolvido pelo Cepir, com apoio da Seciju nos órgãos públicos estaduais em breve.
 
Cronograma
Dia 20/11: Palestra sobre Racismo Institucional – Local: Seciju
Dia 21/11: Distribuição de panfletos – Local: UFT e Unitins
Dia 22/11: Distribuição de panfletos – Local: Av. Tocantins - Taquaralto
Dia 23/11: Distribuição de panfletos – Local: Colégio Militar e Faculdade Objetivo

COMPARTILHE:


Confira também:


Panorama

Planos de saúde articulam golpe com nova proposta para o setor, afirma Idec

Em análise, Instituto critica conteúdo elaborado por empresas de planos de saúde e demonstra preocupação com os nítidos prejuízos à população

Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU

A intervenção rápida e eficiente da aeronave do Ciopaer contribuiu de forma decisiva para que a vítima, que se encontrava em estado grave, pudesse receber o atendimento médico adequado em um menor espaço de tempo.


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira