Palmas, 17/01/2018

Viver

Sa√ļde

Síndrome de Burnout: do entusiasmo ao esgotamento profissional

  • Sendo um transtorno de alta preval√™ncia entre profissionais da √°rea de sa√ļde, atualmente, a s√≠ndrome est√° registrada no Grupo V da CID-10 (Classifica√ß√£o Estat√≠stica Internacional de Doen√ßas e Problemas Relacionados √† Sa√ļde)

Síndrome de Burnout: do entusiasmo ao esgotamento profissional



Na d√©cada de 70, o psic√≥logo Herbert J. Freudenberger foi um dos primeiros a observar altera√ß√Ķes significativas de humor, atitude, motiva√ß√£o e personalidade associadas √† exaust√£o profissional, culminando na formula√ß√£o do conceito cl√≠nico para o burnout (ou esgotamento), descrito como um "estado de exaust√£o f√≠sica e mental causado pela vida profissional".

A s√≠ndrome de burnout, ou s√≠ndrome do esgotamento profissional, constitui uma s√≠ndrome psicol√≥gica decorrente da tens√£o emocional cr√īnica, vivida pelos profissionais, sobretudo, cujo trabalho envolve o relacionamento intenso e frequente com pessoas que necessitam de cuidado e/ou assist√™ncia. Sendo um transtorno de alta preval√™ncia entre profissionais da √°rea de sa√ļde, atualmente, a s√≠ndrome est√° registrada no Grupo V da CID-10 (Classifica√ß√£o Estat√≠stica Internacional de Doen√ßas e Problemas Relacionados √† Sa√ļde).

O termo "esgotamento" √© formado pela raiz origin√°ria do latim "gota" (gutta), que significa l√≠quido a escorrer, acrescida do sufixo da mesma origem "mento" (mentus), que confere um sentido de uma a√ß√£o sofrida no passado acompanhada de uma mudan√ßa de estado. A palavra esgotamento parece nos remeter ao cl√°ssico prov√©rbio portugu√™s: "a √ļltima gota d¬ī√°gua faz transbordar o copo".

Situa√ß√Ķes novas, desafiadoras ou amea√ßadoras provocam uma resposta adaptativa de nosso organismo, a qual chamamos de estresse. Embora o estresse se configure como um mecanismo normal imprescind√≠vel para a manuten√ß√£o da vida, ele pode se tornar patol√≥gico quando atinge o n√≠vel de exaust√£o, comprometendo substancialmente a sa√ļde global.

Ambientes de trabalho tóxicos, caracterizados por carga excessiva de trabalho, remuneração inadequada, alta complexidade e hostilidade interpessoal, podem resultar em falência adaptativa e provocar o esgotamento. Aprender sobre o desgaste profissional e suas consequências potencialmente graves, bem como aumentar o conhecimento sobre como preveni-lo e tratá-lo são cruciais.

A s√≠ndrome de burnout √© multidimensional e abrange tr√™s dimens√Ķes essenciais: exaust√£o emocional que se caracteriza pela sensa√ß√£o de estar no limite, falta de energia, fadiga e incapacidade de se recuperar de um dia para o outro; despersonaliza√ß√£o que abrange atitudes de descren√ßa, dist√Ęncia, frieza e indiferen√ßa em rela√ß√£o ao trabalho e aos colegas de trabalho; diminui√ß√£o da realiza√ß√£o pessoal, que implica em uma perda de sentido e entusiasmo pela atividade laboral.

√Č interessante observar que os profissionais que desenvolvem a s√≠ndrome de burnout s√£o justamente aqueles que mais se dedicam e mais se identificam com os ideais e da profiss√£o que exercem. Por√©m, tornam-se, ao longo do tempo, frustrados, desmotivados, descomprometidos e exauridos emocionalmente.

A humanização dos ambientes de trabalho, o resgate do sentido atrelado ao exercício da profissão e a moderação das expectativas são fatores que precisam ser reconsiderados em casos de esgotamento profissional.

Caso apresente ou observe em algum colega sintomas como dificuldade de concentra√ß√£o, cansa√ßo excessivo, falta de energia, des√Ęnimo, altera√ß√Ķes de sono e/ou apetite, apatia, isolamento, irritabilidade, dores de cabe√ßa e adoecimento frequente, procure ou oriente a procura de um m√©dico psiquiatra e um psic√≥logo.

Thais Rabanea é mestre em Psicologia Médica e doutoranda em ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui formação em psicologia clínica pela PUC-SP, especialização em neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (CDN) e treinamento em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy (Filadélfia - EUA)


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus