Palmas, 13/12/2017

Viver

Observatório Social

Sorteio das 210 famílias pré-selecionadas do Palmas Vertical Residence North II teve a presença do Observatório Social

  • Na manhã desta segunda-feira, 21, 210 famílias foram pré-selecionadas para o empreendimento habitacional Palmas Vertical Residence North II, na Arne 71, do Programa Minha Casa Minha Vida

Regiane Rocha

Sorteio das 210 famílias pré-selecionadas do Palmas Vertical Residence North II teve a presença do Observatório Social



Márcio Greick

Na manhã desta segunda-feira, 21, 210 famílias foram pré-selecionadas para o empreendimento habitacional Palmas Vertical Residence North II, na Arne 71, do Programa Minha Casa Minha Vida.
 
A seleção foi feita por meio de sorteio da Loteria Federal, concurso nº 05207, sendo que, mais de 13 mil inscritos no Cadastro Municipal de Habitação participaram do concurso. Os nomes já podem ser conferidos no link: http://habitacao.palmas.to.gov.br. A consulta é feita por meio do CPF.
 
A partir desta segunda-feira, 21, os pré-selecionados devem entregar sua documentação para montagem de dossiês até o dia 31 de agosto, no setor de Habitação, do Resolve Palmas da JK ou da região Sul.
 
Depois de nove anos de espera, a dona de casa, Maria Luiza Pereira da Silva, foi uma das pré-selecionadas no sorteio. "Estou confiante que vou conseguir minha casa própria", ressaltou.
 
Já a comerciante, Ailde Pereira de Macedo, não foi sorteada mas está confiante que será contemplada nos próximos sorteios. "Tudo está nas mãos de Deus", resumiu ela.
 
O sorteio teve a participação da comissão composta pelo corpo técnico da secretaria de Habitação e contou com a presença do prefeito Carlos Amastha, do secretário interino de Habitação, Fábio Frantz Borges, da presidente do Observatório Social no Tocantins, Cláudia Regina de Sousa e Silva e do coordenador da entidade, Felipe Alves.
 
De acordo com o chefe do executivo, a prefeitura disponibilizará terrenos para a construção de novas moradias. "Queremos oferecer moradia de qualidade e nós teremos terrenos disponíveis para que possamos diminuir o déficit habitacional", disse.
 
A presidente do Observatório Social no Tocantins, Cláudia Regina de Sousa e Silva, destacou a lisura do processo e o sorteio. "Estamos acompanhando o sorteio de unidades habitacionais pela Loteria Federal que é uma forma inovadora e pautada pela transparência, isenção, sem privilégios a ninguém", concluiu.
 
O sorteio contemplou 210 famílias, também foram sorteados 78 suplentes e 384 pessoas no cadastro reserva.
 
Famílias do Santo Amaro (Cavan)
 
Ao todo, 92 famílias do Cavan que atualmente estão instaladas no setor Santo Amaro serão remanejadas para o empreendimento, sendo 46 famílias no North I e o restante no North II. Essas famílias também foram pré selecionadas onde terão que atender todos os requisitos e critérios estabelecidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida.
 
Membro da comissão do sorteio, Janaína Cardoso Lira Machado, esclarece que essas famílias terão as mesmas exigências no processo e passarão pelo filtro do Programa. "Elas também devem preencher todos os requisitos e critérios exigidos pelo Minha Casa Minha Vida", pontuou.
 
Sorteio
 
O sorteio seguiu a seguinte ordem, primeiro foram pré-selecionados o grupo de idosos, depois o de pessoas com deficiência. Em seguida os grupos, I, II,III, sendo que o grupo I representa a cota de 60% das unidades habitacionais destinadas para quem atinge de quatro a seis critérios, o  grupo II,  a cota de 25% para quem atinge de dois a três critérios e o grupo III,  a cota de 15%  para quem atinge até um critério.
 
A superintendente de projetos sociais, Sabrina Machado, destacou que no Tocantins é inédito o sorteio de unidades habitacionais pelo prêmio da Loteria Federal. "É a primeira vez pela loteria federal e nossa plataforma de dados está interligada com todos os órgãos de controle envolvidos", disse.
 
Outras etapas
 
Os pré-selecionados deverão passar por outras etapas do sorteio como, a montagem dos dossiês dos pré selecionados - com prazo para entrega até o dia 31 de agosto, envio das informações para o Sistema de Tratamento de Arquivos Habitacionais (Sitah) gerenciado pela Caixa Econômica Federal, visita in loco da equipe técnica social da prefeitura às famílias pré selecionadas.
 
Mais informações sobre a forma de sorteio para os empreendimentos North I e North II podem ser conferidas na Portaria Nº 63, publicada no dia 07 de agosto de 2017, no Diário Oficial do Município de Palmas, suplemento da edição Nº 1.812.
 
North I e North II
 
Os empreendimentos habitacionais Palmas Vertical Residence North I e North II, que ficam na Arne 71, já estão com 75% das obras concluídas. A previsão é que a unidades habitacionais sejam entregues no mês de dezembro.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus