Wednesday, 12 de August de 2020

VIVER


Feira Agrotecnológic

Teatro de Fantoches faz sucesso na Agrotins

07 May 2009

O estande da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – na nona edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – tem recebido por dia cerca de 100 estudantes de escolas da zona rural e urbana de Palmas e municípios vizinhos. O grande destaque da programação deste ano é o teatro de fantoches da trupe ‘Boi do Sol’ que fala sobre a importância para o meio ambiente que as embalagens vazias de agrotóxicos sejam devolvidas corretamente para reciclagem ou incineração.

A peça, explica o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, é encenada quatro vezes por dia e os estudantes chegam à Agrotins em ônibus cedido pela Agência. O grupo teatral é de Palmas e o texto foi produzido em conjunto com técnicos da Adapec, especialmente para a Agrotins. “A intenção é aproximar nosso trabalho do público infanto-juvenil e chamar a atenção para os cuidados com os produtos químicos e seus recipientes. Para tanto, temos um fantoche de inspetor agropecuário da Agência que explica os procedimentos que devem ser tomados, para personagens como produtores e animais”, disse o presidente.

Para a professora da escola rural Aprígio Tomaz de Matos, Cristiane Rodrigues, a proposta do teatro é excelente e responde de forma didática perguntas que eles têm no seu dia a dia, principalmente porque a maioria dos estudantes mora em chácaras com os pais. “Eles são muito interessados pelo assunto porque vivem isso em família. Muitos pegaram folhetos informativos para levar aos pais e com certeza irão comentar o que viram”, ressalta a professora.

A estudante da 6ª série Vanessa de Sousa, de 11 anos, é exemplo de que a proposta dá certo. Ela visitou o estande da Adapec, assistiu o teatro de fantoches e está decidida: irá repassar o que aprendeu ao pai que tem uma horta próxima a Palmas. “Lá perto de casa tem um rio que está meio contaminado. Vou conversar com ele sobre o uso de agrotóxicos e ver o que podemos fazer. Temos que preservar a natureza”, fala a estudante.

Diante de depoimentos como este Camêlo comemora. “A intenção era justamente ganhar novos multiplicadores das informações”, diz, acrescentando que este trabalho de educação sanitária também é desenvolvido em escolas rurais pela Adapec e tem dado muito certo.

 

Programação

No estande da Adapec também podem ser apreciados o laboratório com insetos, a vitrine de sementes e o estande de agrotóxicos. Durante a Agrotins, que segue até dia 9, sábado, serão ministradas palestras e estações sobre assuntos como Avicultura, Produtos Artesanais; Sistema Único de Inspeção; Defesa Sanitária Vegetal; e Doenças Vesiculares e sua Importância no Mercado da Carne. Os produtores também têm acesso no estande da Adapec a materiais educativos sobre doenças e pragas que acometem a produção tocantinense.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 746 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 33.766 casos no total, destes, 20.584 pacientes estão recuperados, 12.700 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 482 pacientes foram a óbito.

Entrega de Casas

Residencial Jardim Vitória I: entrega oficial das chaves aos novos moradores tem início nesta quinta-feira, 13

Para evitar aglomeração, equipe da Secretaria Municipal de Habitação fará entrega das chaves a cada família de porta em porta




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira