Saturday, 28 de November de 2020

VIVER


Panorama

TO é o Estado que tem mais bibliotecas por habitantes, releva Folha de S. Paulo

16 Mar 2009

O jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem neste sábado, 14, assinada pelos repórteres Cíntia Acayba e Matheus Pichonelli, com um diagnóstico da distribuição de bibliotecas em todo o País. Na quinta-feira, 12, foi celebrado o Dia do Bibliotecário no Brasil.

No levantamento feito pela Folha, o Tocantins aparece como o Estado em melhores condições quanto ao número de bibliotecas por habitantes. Com 1,2 milhão de pessoas o Estado dispõe de 144 bibliotecas, o que corresponde a 10 mil habitantes para cada biblioteca. Na média nacional, são 33 mil habitantes para cada biblioteca. Cada espaço, segundo o governo do Tocantins informou à Folha, tem ao menos 3.000 itens em seu acervo.

O periódico destaca ainda que 90% das 5.796 bibliotecas públicas registradas em todo o país não têm acervo adequado e 6,5% dos municípios brasileiros (361) infelizmente não possuem bibliotecas.

A reportagem informa que o Estado em situação mais preocupante é o Amazonas, onde há 19 bibliotecas para 3,2 milhões de habitantes, ou seja, uma biblioteca para cada 170 mil pessoas.

Na comparação com outros países, a Folha destacou que o Brasil ainda precisa avançar muito. A França, por exemplo, há uma biblioteca para cada 2.500 pessoas (índice 13 vezes maior que o tupiniquim), e na Argentina a média é de uma biblioteca para cada 17 mil pessoas.

Para ler a matéria, na íntegra, CLIQUE AQUI

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins contabilizou 570 novos casos confirmados da Covid-19

Dos 570 novos casos, 260 foram detectados por RT-PCR, 9 por sorologia e 301 através testes rápidos.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira