Saturday, 14 de December de 2019

VIVER


Agenda

Tocantins recebe o evento itinerante “ABRINT na Estrada”

21 Sep 2019

No dia 01 de outubro, o evento ABRINT na Estrada, promovido pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações chega à Palmas para levar as mais modernas soluções tecnológicas ainda mais perto do pequeno provedor. O evento, que tem o objetivo de promover encontros de provedores em municípios afastados dos grandes centros, abordará assuntos relevantes no mercado de telecomunicações em palestras e promoverá cursos de capacitação destinados aos provedores regionais (ISP). Para participar do evento, basta levar 1Kg de alimento não perecível - toda a arrecadação será doada para uma instituição de caridade local. A inscrição pode ser feita neste link.

Palmas foi escolhida devido ao crescimento contínuo de usuários de banda larga via ISPs. De acordo com dados da Anatel, de janeiro a julho deste ano, o acesso à internet na cidade cresceu 36% graças aos pequenos provedores, alcançando a marca de 11.626 mil conexões, 42% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Nota-se que parte desse avanço se deu graças à fibra óptica - o crescimento da tecnologia na capital Tocantinense bateu a marca de 8.378 mil usuários nesse intervalo, apresentando aumento de 38,8% em relação ao mesmo período de 2019.


Acesso à internet cresce mais 20% em Tocantins

De acordo com a Anatel, no estado de Tocantins, em 2019, houve um aumento de 23% no número de acessos realizados por provedores regionais de internet, passando de 24.639 acessos em julho de 2018 para 30.439 em julho de 2019.  Na região, os ISPs são responsáveis por quase 30% das conexões à internet, sendo 15,5% feitas através da fibra óptica, tecnologia que hoje corresponde a 18% do total de acessos do estado. As grandes operadoras, por sua vez, possuem apenas 2,6% de suas conexões feitas através da fibra.


Programação – ABRINT na Estrada Palmas

Para o evento, que acontece no dia 01 de outubro, a ABRINT convidou algumas personalidades importantes no setor de pequenos provedores. Na ocasião, Basílio Perez, conselheiro da ABRINT, apresentará a palestra “A importância da regularização para o crescimento do setor”. Na sequência, inicia-se o painel “Compartilhamento de infraestrutura: desafios e conquistas”.  

Mais tarde ocorrerá um networking com os expositores, seguido da palestra “Políticas Públicas de inclusão digital: inovação na vertical infraestrutura”, apresentada por Marcelo Romão, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Por fim, o Presidente Fundador da HFC Consultoria & Associados, Henri Cardim, divide com o auditório sua expertise em gestão de negócios.

“Estamos muito empolgados com a oportunidade de levar o ABRINT na Estrada para Palmas. Devido à expansão da banda larga na região e na capital, impulsionada pelas operações dos pequenos provedores, acreditamos que o evento será de grande relevância no estado, trazendo discussões enriquecedoras e pertinentes para os provedores regionais”, comenta André Felipe Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da ABRINT. “Com esse evento, buscamos atingir nosso principal objetivo, que é aproximar a Associação dos provedores, proporcionando capacitação e informação, para assim, serem capazes de atender cada vez melhor à alta demanda do mercado”, completa o presidente.


Agenda
“ABRINT na Estrada Palmas” – Tocantins

Datas:  01 de outubro de 2019

Horário: a partir de 08h (Horário local)
Local: Espaço Belladata – Palmas, TO
Inscrições: https://www.sympla.com.br/abrint-na-estrada-palmas---to__567815

 

 

Sobre a ABRINT

A Associação Brasileira de Internet e Telecomunicações (ABRINT) tem atuação nacional e representa provedores regionais de internet em discussões junto ao governo, órgãos regulatórios e entidades afins. Provedores são majoritariamente empresas de pequeno e médio portes. Segundo o Ministério das Comunicações, há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades do país. Para a Anatel, juntos, eles formam a quarta maior empresa de comunicação do Brasil, segundo a Anatel.

COMPARTILHE:


Confira também:


SSP

Polícia Civil prende três pessoas e apreende 10,5 kg de pasta base de cocaína

Policiais monitoraram por cinco meses atuação criminosa. Droga era oriunda do estado do Mato Grosso.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira