Tuesday, 20 de August de 2019

VIVER


Panorama

Turismo ecológico e as potencialidades de Pedro Afonso

22 Apr 2019    21:52    alterado em 22/04 às 21:52
Turismo ecológico e as potencialidades de Pedro Afonso

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300

O turismo em terras tupiniquins é substancialmente colaborativo, já que competitivamente o aspecto comercial ainda deixa a desejar. Principalmente pelos custos e burocracia que envolve os trabalhos na área.

Contudo os brasileiros entram no ramo, para espelhar as capacidades e potenciais de suas regiões, principalmente com a ajuda de plataformas digitais (Youtube, Instagram e Facebook), que ajudam a mudar o panorama local, além de interferir positivamente na vida dos trabalhadores envolvidos com o turismo.

E seguindo esta prerrogativa o estado de Tocantins entra na mira do turismo ecológico, e com a exponencial colaboração das redes sociais, faz do estado mais novo do Brasil, um dos portais para a Amazônia e principalmente para o bioma Cerrado, que é predominante na região.

Assim como a internet, grandes produções televisivas colocaram o estado de Tocantins na mira global do turismo, e este ano  a história se repete  com feedback positivo do verão passado. 

Nesta série de reportagens vamos abordar o tema com grande visibilidade para os meses de Junho a Setembro, as praias de água doce.  Assim iniciamos com a cidade de Pedro Afonso.

Estado: Tocantins
Cidade: Pedro Afonso
Distância aproximada capital Palmas: 175 KM (Quilômetros)
Aeroporto comercial próximo: Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues (PMW)
Habitantes segundo o censo IBGE: 13.380 pessoas  (2018)


Suas atrações turísticas para o mês de julho, e a Exposição Agropecuária e principalmente a  “Praia da ilha”, uma formação que fica exposta no período de baixa do rio Tocantins, com areias brancas e água transparente o local oferece ambiente ideal para esportes aquáticos. O acesso para praia no “verão Tocantinense” é por meio de uma grande passarela, que tem uma escadaria direto para a praia.

Por sua formação atípica das demais praias situadas no rio Tocantins, a cidade de Pedro Afonso recebe milhares de turistas, lotando a capacidade de suas pousadas e movimentando a vida simples dos habitantes locais.

Nesta estação o poder público através de homologação, autoriza a utilização do local para produção de barracas e infraestrutura temporária a beira da praia, como restaurantes, tendas e banheiros químicos.

Nos meses de alta temporada acontecem atividades esportivas, como campeonatos e vôlei de praia e futebol de areia, além de festivais e shows com artistas regionais e nacionais. Os residentes aproveitam a oportunidade para vender a culinária local e em consequência ampliar suas rendas.
Este ano a prefeitura promete muitas surpresas e atrações importantes para os visitantes, oferecendo novas experiências e ampliando a margem do turismo regional.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

MPTO ajuíza ação contra ex-prefeita de Araguaína e outras 11 pessoas por doação irregular de lotes públicos

As ações relatam que os donatários não atendiam aos requisitos econômicos para serem beneficiados com a doação dos imóveis.

Repercussão

Secretaria de Administração envia nota sobre áudios divulgados na imprensa

A Secretaria de Administração do governo do Tocantins (SECAD) envia nota sobre áudios divulgados no final de semana contendo denúncias contra o governo



Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes

Mais de 300 apicultores de várias regiões do estado participaram do evento, que aconteceu em Araguaína, quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16.


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína


Semana da Diversidade

Atividades da educação municipal se voltam para a Semana da Diversidade e Inclusão a partir desta segunda, 19



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira