Monday, 10 de December de 2018

VIVER


Turismo

Turismo internacional: 9 em cada 10 turistas aprovam viagem ao Brasil

18 May 2018    13:59

Viajar para o Brasil superou ou atendeu plenamente as expectativas de 88,3% dos turistas internacionais que desembarcaram no país em 2017. O resultado foi revelado por um estudo do Ministério do Turismo divulgado nesta quinta-feira (17). Trata-se do maior índice desde 2013. A experiência positiva fez com que 95,6% dos entrevistados terem a intenção de retornar ao país. Segundo o levantamento, o Brasil recebeu 6.588.770 de turistas internacionais, recorde histórico superior, inclusive, aos números obtidos na Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

As categorias de infraestrutura e serviços turísticos com melhor avaliação dos visitantes foram hospitalidade (98,1%), alojamento (96,4%), gastronomia (95,7%) e restaurantes (95,5%).  Mas é importante ressaltar que todos os critérios analisados tiveram mais de 70% de aprovação.

“Temos investido fortemente na infraestrutura e qualificação turística com o intuito de preparar cada vez mais o Brasil para desenvolver plenamente sua vocação turística e os índices positivos obtidos na pesquisa mostram que estamos no caminho certo. Um exemplo disso é que pudemos observar a melhoria da avaliação dos aeroportos que passou de 89,9% para 92% e de sinalização turística que saiu de 80,6% para 83,3%”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Atualmente, segundo a Demanda Turística Internacional, os vizinhos da América do Sul são os que mais tem aproveitado o Brasil. Dos 6.588.770 de turistas internacionais em 2017, 62,4% ou 4.112.327 eram sul-americanos. Os argentinos seguem encabeçando a lista dos maiores emissores de turistas para o Brasil com 2.622.327, um crescimento de 14% em relação a 2016. O segundo lugar fica com os Estados Unidos (475.232) seguido de Chile (342.143), Paraguai (336.646) e Uruguai (328.098).

Por conta da proximidade do Brasil com os países da América do Sul, quase metade deles - 2.017.264 (49%) - escolheram as vias terrestres para cruzarem as fronteiras do país. Aliás, apenas entre os residentes do continente sul-americano a via terrestre supera a aérea - 1.996.669. Nos demais continentes, segundo levantamento do Ministério do Turismo, a preferência pelo transporte aéreo é muito superior às demais vias de acesso ao país tendo sido a escolha de 63,5% dos viajantes.

VERÃO - Segundo o estudo, o litoral brasileiro segue sendo o grande atrativo para os visitantes internacionais com seus mais de 7 mil quilômetros de extensão e o Verão, com suas altas temperaturas, é a época mais procurada. Apenas os meses de janeiro, fevereiro e março do ano passado concentraram 38,5% de todos os turistas vindo de outros países.

Outro dado que corrobora a preferência pelo litoral é que, segundo a pesquisa, 72,4% dos viajantes que vieram para o Brasil a lazer tiveram como principal motivação o sol e a praia, seguido de natureza, ecoturismo e aventura (16,3%) e cultura (9%). “Não podemos negar nossa vocação para o turismo baseado em nossos recursos naturais, não à toa somos o número um nesse quesito segundo o Fórum Econômico Mundial, mas queremos que cada vez mais o turista conheça toda a variedade de atrativos que temos a oferecer como a cultura, a gastronomia, sem esquecer o nosso potencial para o turismo de negócios”, defendeu o ministro.

PESQUISA - O levantamento, encomendado pelo Ministério do Turismo para a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), foi feito com base na entrevista de 35.550 turistas ouvidos em 25 locais de pesquisa - 15 aeroportos internacionais e 10 fronteiras terrestres.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

32

PARABÉNS!
PARABÉNS!

33

BOM
BOM

30

AMEI!
AMEI!

33

KKKK
KKKK

34

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

26

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

25

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Brasil Turismo

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira