Wednesday, 21 de August de 2019

VIVER


Férias

Veranistas comemoram início da temporada de praia no Tocantins; estado conta com ampla estrutura

04 Jul 2019    11:38    alterado em 04/07 às 11:38
Emerson Silva Veranistas comemoram início da temporada de praia no Tocantins; estado conta com ampla estrutura Pedro Afonso: praia do Rio Sono

Com empresários e prefeituras cada vez mais atentos para o retorno social e econômico que o turismo pode trazer, começa mais um período de temporada de praias no Tocantins.

As opções vão de Norte a Sul do Estado, com cenários naturais deslumbrantes e infra-estrutura de qualidade variável, que vão de áreas de camping a hotéis confortáveis, sem contar os acampamentos montados na areia por familiares e amigos.

Vários municípios já anunciaram suas atrações artísticas e esportivas. Agora é definir o destino ideal e fazer as malas. Confira abaixo algumas opções de municípios com praia que se cadastraram do Mapa do Turismo do Brasil, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

Araguacema

Um dos municípios mais procurados durante a temporada possui duas das maiores praias tocantinenses em extensão. A Praia da Gaivota é o cartão-postal da cidade e a mais movimentada, pois é a que recebe infra-estrutura. Já Praia do Meio é ideal para os turistas que vão buscar sossego. Outras opções são as praias do Camaleão e da Madalena.

Este ano, a prefeitura preparou uma programação recheada de atrações todos os finais de semana, a partir de 12 de julho, quando subirão ao palco Thaisa Marques e Sky Love do Forró. O encerramento da temporada será no dia 28 de julho, aniversário de 100 anos do município, com Zé Humberto e Reginaldo, Khrys França e Cavaleiros do Forró.

Araguacema fica na região Centro-Oeste, distante 265 km de Palmas. Acesso pela BR-153, TO-245, TO-080 ou TO-370.

Araguanã
Reconhecido pela beleza de suas praias, o município figura entre os mais visitados da região Norte do Estado durante a temporada. A estrutura é montada na praia da Ilha Grande, mas além dela o veranista tem como opções as praias do Escapole e Murici.

A temporada começa dia 6, com animação da Cia do Calypso. A cantora Joelma fará show no dia 13 e a animação segue até 27 de julho.

Araguanã fica a 476 km de Palmas, com acesso pela BR-153 e TO-222, ligando Araguaína ao município.

Araguatins
O município é uma referência turística na região do Bico do Papagaio, com  belezas naturais reconhecidas e boa rede hoteleira. O Verão 2019 na Praia da Ponta terá abertura no domingo, 7, com show de Thiago Jhonathan, e segue até 4 de agosto, com atrações como Luana Prado, Banda Kassikó e a dupla Felipe e Matheus.

Araguatins fica a 249 km de Araguaína-TO e 630 km de Palmas, sendo muito procurada também por veranistas de Imperatriz (MA) e Marabá (PA).

Caseara
A areia branca e fina cobre as praias do Sol e Praia da Ilha, mais frequentadas durante a temporada, enquanto o Lago do Casé oferece um belíssimo passeio de barco, com direito à observação de aves e da bela vegetação local. Outra atração ecológica é a travessia da cidade até a praia, que pode ser feita em caminhada pelo leito do rio Coco, limpo e raso. Caseara fica na região Oeste do Estado, a 260 km de Palmas. A programação de temporada será aberta oficialmente no dia 13.

Acesso pela BR-153, TO-080, passando por Paraíso do Tocantins, ou TO-440.

Lagoa da Confusão
Portal de entrada para a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, e do Parque Nacional do Araguaia, primeiro parque ambiental a ser criado no Brasil, Lagoa da Confusão possui belezas e ecossistemas incomparáveis envolvendo  cerrado, mata e pantanal. Na cidade, o destaque fica para a pedra calcária que dá impressão de movimentar-se pela lagoa, sendo esta a origem do nome do muncípio.

A temporada Lagoa Verão 2016 vai de 6 a 28 de julho, com competições esportivas e shows musicais, entre eles Forró Muído e a dupla Débora e Gerúsia. O som automotivo será liberado.

Acesso pela TO-255, que faz ligação com Cristalândia e Nova Rosalândia, ou a TO-164 que liga a região à TO-354, passando por Pium até Pugmil.

Miracema
A primeira Capital do Tocantins está a apenas 80 km de Palmas, na região central. A Praia de Mirassol fica no perímetro urbano. Um pouco mais afastada fica a Praia do Funil. Acesso pela BR-153.

A Temporada de Praia de Miracema do Tocantins foi aberta oficialmente no último domingo, 30. O tradicional Miracaxi será entre 19 e 21 de julho, e vai incluir o MiraKids, matinê no trio, no domingo, 21, ao som da Banda Rit. O encerramento, no dia 28, será com o Boiacross e show da dupla Mário César e Felipe.

Na praia do Funil, o Rancho Paradise também promete uma grande temporada. A programação terá cantores, bandas e DJs.

Palmas
Principal porta de entrada para os atrativos turísticos do Estado, Palmas também é um convite ao lazer nesta temporada de férias. Sua programação começa nesta quinta, 4, com o 3º Festival Palmas Burguer. A abertura oficial será no sábado, 6, com a banda Cheiro de Amor, e o encerramento será no dia 26, com o show nacional de Psirico, na Praia da Graciosa. Também haverá shows nas praias das Arnos e Caju, além do Parque Cesamar e Taquaruçu, incluindo o 6º Festival de Circo de Taquaruçu,  Exposição de Carros Antigos e atividades esportivas.

Pedro Afonso
Com diversos ritmos, incluindo axé, sertanejo e funk, os pedroafonsinos e turistas poderão curtir as belezas naturais de Pedro Afonso e uma programação diversificada que começa nesta sexta ,5. A dupla Guilherme e Santiago abre a temporada Pedro Afonso Fest Verão 2019. Nesta edição, a gestão municipal ouviu comunidade e turistas para investir em uma nova identidade para sua programação de praias, além da diversificação das atrações artísticas e dos potenciais turísticos da cidade, que estarão distribuídas entre as praias Rio Sono, Duga e Ilha do Rio Tocantins. 

Pedro Afonso, na região Nordeste do Estado, a 173 km de Palmas. Acesso pela BR-153 e BR-235.

Peixe
A construção de usinas hidrelétricas provocou mudanças nas praias do município de Peixe, mas nada que tenha desanimado veranistas encantados com seus atrativos, incluindo a grande concentração de quelônios (tartarugas e tracajás). A Praia da Tartaruga, que recebe a infra-estrutura e área de camping, fica a 15 minutos de barco da cidade; um pouco mais adiante encontra-se a Ilha do Tropeço, com 365 ilhotas. Outra opção é a Praia da Tartaruga, com 3 km de areias brancas e opções para a pesca e canoagem.
A temporada será entre 6 e 28 de julho, sendo o grupo Terra Samba a primeira grande atração do ano. Vale lembrar que o aniversário do município será comemorado entre os dias 20 e 22, com shows na praça da cidade.

Já o evento Arena “Sumiu UAI!” terá atrações entre os dias 11 e 21 de julho, com shows nacionais e regionais. O cantor Jerry Smith, a dupla Israel & Rodolfo e a DJ Larissa Lahw são alguns dos confirmados.

Peixe está a 320 km de Palmas, na região Sul. Acesso pela BR-153, BR-242, TO-220.

Porto Nacional
A Temporada Porto Verão 2019 será aberta oficialmente no dia 7 de julho, com direito a show dos Barões da Pisadinha e Pagode Vip Moral, mas no dia 6 já tem animação com o cantor Juarez Falcão e a dupla William & Marcelo. A praia Porto Real, artificial, leva o mesmo nome da antiga, que desapareceu após o enchimento do lago da UHE Luís Eduardo Magalhães. Para os veranistas, a praia oferece boa infra-estrutura. A praia de Luzimangues, localizada após a ponte de ligação com Palmas, também terá atividades para os veranistas.

Porto Nacional está a 66 km de Palmas. Acesso pela BR-153, BR-242 e TO-050.

Outras opções
Araguaína - Garimpinho, às margens do rio Araguaia, é conhecida pela riqueza da fauna e belas  paisagens, lugar propício ao descanso. Fica distante 146 km de Araguaína e 348 km da Capital. Acesso pela estrada do Garimpinho (TO-226) , cerca de 35 km antes de chegar em Araguaína.

Itacajá – A programação de verão do município começa nesta sexta, 5, e segue até o dia 28. Entre as atrações musicais estão confirmadas a dupla Cleber e Cauan e banda Barões da Pisadinha. A programação também inclui a Cavalgada, dia 13, e o tradicional Rally das Águas, no dia 20. Itacajá fica a 281 km da Capital, com acesso pela BR-153, BR 226 e TO-010.

Itaguatins - A abertura da temporada Verão 2019 acontece em dois momentos: na Praia Remanso ocorreu no último sábado, 29, com show de Rodrigo Mendes e Theo Santana. Já na Tio Claro será neste domingo, às 16 horas, com solenidade oficial e show com a banda Anjo Azul. Itaguatins fica a 600 km de Palmas, na região Norte.

Novo Acordo - A prefeitura de Novo Acordo preparou uma programação curta, mas animada, entre os dias 6 e 14 de julho. Neste período, quem estiver na praia contará com animação eletrônica de DJ, e shows nos dias 12 a 14, com o cantor Pedro César, as bandas Vim Sambar, Chamego do Baile, entre outros.

São Salvador - As praias da Moreninha e do Retiro são as atrações de São Salvador. A temporada acontece de 6 a 30 de julho, com muitos shows e som automotivo. A primeira atração, banda Forró Perfeito, sobe ao palco no dia 13.

Xambioá – A estrutura de temporada é montada na Praia do Murici, numa ilha onde os praticantes de rafting e canoagem podem encontrar bons desafios. Xambioá está a 502 km de Palmas. Acesso pela BR-153 até Wanderlândia, depois a BR-153 até Xambioá. Também é possível seguir viagem por Araguanã, margeando o rio Araguaia.

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Índice de confiança do empresário sobe pelo 3º mês seguido

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, a melhora da percepção de das expectativas dos empresários refletem as notícias positivas para a economia.

Operação Tessera

Polícia Civil deflagra “Operação Tessera” em Paraíso do Tocantins

Um dos suspeitos chegou a montar um esquema de entrega direta de drogas aos usuários, através de expediente comumente chamado de “disk-drogas”.



Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira