Tuesday, 25 de June de 2019

VIVER


Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

24 Feb 2019    00:45
Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

A riqueza e tradição da culinária indígena serão relembradas na Viagem Gastronômica no Xingu que acontece nesta sexta-feira e sábado, 22 e 23, a partir das 19 horas, no restaurante Raízes Gastronômicas, em Palmas. A ideia surgiu após uma vivência de quase 20 dias das chefs de cozinha tocantinenses Ruth Almeida e Malena Mota na Aldeia Amary, localizada no Parque Indígena do Xingu (MT), na região conhecida com Alto Xingu.
 
A Viagem Gastronômica vai oferecer um menu degustação com diferentes opções de entrada, prato principal e sobremesa com cardápios e receitas com produtos típicos do povo indígena e alimentos retirados diretamente da natureza, isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos. O cardápio do Menu Degustação é dividido em Entradas, Pratos Principais e Sobremesas e foi especialmente desenvolvido pelas chefs Ruth Almeida e Malena Mota, com produtos trazidos diretamente da Aldeia para a ocasião.
 
Vivência
Ruth Almeida e Malena Mota integraram uma equipe multidisciplinar composta por chefs de cozinha e jornalistas que participaram do projeto de imersão na cultura indígena na Aldeia Amary. O encontro com os indígenas aconteceu no mês de janeiro e contou com a participação dos chefs de cozinha Roberto Neves (Belém-PA), Mônica Rangel (Visconde de Mauá-RJ), Ruth Almeida, Malena Mota, Visconde de Mauá e Thayla Godoy (São Paulo-SP).
 
Durante a estadia do grupo na aldeia, eles tiveram a oportunidade de aprender as técnicas de cozimento na fogueira e preparo de alimentos e observar como a cultura alimentar e ancestral dos indígenas. “É importante reconhecer as origens da nossa gastronomia e valorizá-la. Garantindo que esses ensinamentos ancestrais sobre a forma de preparar o alimento sejam compartilhados com profissionais da área de gastronomia, baseada na valorização e respeito às diferenças culturais”, explica Malena.
 
Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos. “Trouxemos de lá muitas experiências em técnicas, ingredientes e redescobrimos nossa culinária mãe, que é a indígena, aprendendo com eles da melhor forma possível que é a simples, pois a simplicidade é tudo”, enfatizou a Chef.
 
Cardápio
Entradas: Moqueado do Xingu (lascas de peixe tambaqui moqueado, assado no fumeiro, servido com beiju de tapioca fresca) e Imbené (mingau de beiju de tapioca fresca, massa de Imbé - pequi- e frango caipira).

Pratos Principais: Almofadas de Tucunaré (postas de tucunaré recheadas com lasquinhas de tomate, sal do índio e pimenta xinguana, molho de maracujá picante, acompanhado de cuscuz de farinha d’água) e Pintado com Banana da Terra (filé de peixe pintado com redução de taperebá e pimenta xinguana, servido com banana da terra assada na brasa). Sobremesas: Geléia de Mangaba com Pimenta do Xingu e Mousse de Buriti.
 
Serviço
O quê – Viagem Gastronômica no Xingu
Quando – Sexta e sábado, 22 e 23
Onde – Restaurante Raízes Gastronômicas, 103 Norte (restaurante do Hotel Turim)
Valor: R$ 70,00 - cardápio completo
Informações e reservas – (63) 9 8464-4634

COMPARTILHE:


Confira também:


Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada

Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes

César Halum destacou a vocação agropecuária do estado e a posição estratégica do Tocantins com viabilidade econômica para investimentos.


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim


CAU/TO

Campanha “Compartilhando a Caminhada” arrecada calçados para instituições filantrópicas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira