Friday, 22 de February de 2019

VIVER


Panorama

Voluntariado, ação e reação - um convite ao protagonismo social

12 Nov 2018    18:07    alterado em 12/11 às 18:07
Voluntariado, ação e reação - um convite ao protagonismo social

Rafael Pereira
@rapres (Redes Sociais)
Telefone:(63) 9 81171300

Durante o longo de nossas vidas, raramente nos deparamos com a possibilidade de trabalhos voluntários. Talvez por estar enraizada em nossas a mentalidade do cansaço atrelada a válvula de escape para a “arte do não fazer nada”.

Nossos olhares se formam tão superficiais perante as mazelas sociais, que as vezes corremos o risco de sermos demagogos de redes sociais. Tendo um vislumbre apropriadamente negativo de muita coisa, neste caso precisamos para e raciocinar.

Existe uma forma de nos reconectamos com a sociedade através do voluntariado. Essas atividades custam pouco tempo, e talvez a simples presença nesses ambientes de aprendizado, atualize certos conceitos que carregamos.

As atividades podem ser de reparos, auxilio administrativo ou até mesmo dependendo de sua área profissional aconselhamento a pessoas com problema de vulnerabilidade social, além de outras formas igualmente a ações de doação de roupas, alimentos e brinquedos para crianças.
Existe uma probabilidade em que as atividades voluntárias possam favorecer a maturidade de muitos indivíduos, seja ela na capacidade de comunicação ou de melhorias de habilidades que pouco foi explorada.

Como sempre estas relações não podem se tornar uma obrigação, pois se isto ocorrer, foge totalmente da proposta, e talvez não lhe faça bem. Mas quando isto é feito de forma prazerosa as mudanças são recompensadoras.

Com o passar do tempo, nossa comunicação e processo seletivo diários, seja nas amizades, afazeres rotineiros   melhoraram significativamente. Outro fator bem substancialmente    otimizado é a clareza de uma mensagem de cidadania, de responsabilidade pela vaga ocupada e de vontade de vencer apesar das adversidades. A reflexão sobre valores como dignidade e compromisso são expandidas.

O resultado é que ao longo de nossa existência ajudamos muitos direta e indiretamente a alcançarem melhores ritmos de vida e ambição de vencer etapas. Muitos se formaram em universidades, e tem esta memoria positiva do voluntariado na mente, atuando como profissionais éticos e preparados. Vários deles se tornaram voluntários e hoje dirigem a ONG’s ou centros de ajuda comunitária.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em

Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município.


Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira