Tuesday, 11 de December de 2018

VIVER


Panorama

Voluntariado, ação e reação - um convite ao protagonismo social

12 Nov 2018    18:07    alterado em 12/11 às 18:07
Voluntariado, ação e reação - um convite ao protagonismo social

Rafael Pereira
@rapres (Redes Sociais)
Telefone:(63) 9 81171300

Durante o longo de nossas vidas, raramente nos deparamos com a possibilidade de trabalhos voluntários. Talvez por estar enraizada em nossas a mentalidade do cansaço atrelada a válvula de escape para a “arte do não fazer nada”.

Nossos olhares se formam tão superficiais perante as mazelas sociais, que as vezes corremos o risco de sermos demagogos de redes sociais. Tendo um vislumbre apropriadamente negativo de muita coisa, neste caso precisamos para e raciocinar.

Existe uma forma de nos reconectamos com a sociedade através do voluntariado. Essas atividades custam pouco tempo, e talvez a simples presença nesses ambientes de aprendizado, atualize certos conceitos que carregamos.

As atividades podem ser de reparos, auxilio administrativo ou até mesmo dependendo de sua área profissional aconselhamento a pessoas com problema de vulnerabilidade social, além de outras formas igualmente a ações de doação de roupas, alimentos e brinquedos para crianças.
Existe uma probabilidade em que as atividades voluntárias possam favorecer a maturidade de muitos indivíduos, seja ela na capacidade de comunicação ou de melhorias de habilidades que pouco foi explorada.

Como sempre estas relações não podem se tornar uma obrigação, pois se isto ocorrer, foge totalmente da proposta, e talvez não lhe faça bem. Mas quando isto é feito de forma prazerosa as mudanças são recompensadoras.

Com o passar do tempo, nossa comunicação e processo seletivo diários, seja nas amizades, afazeres rotineiros   melhoraram significativamente. Outro fator bem substancialmente    otimizado é a clareza de uma mensagem de cidadania, de responsabilidade pela vaga ocupada e de vontade de vencer apesar das adversidades. A reflexão sobre valores como dignidade e compromisso são expandidas.

O resultado é que ao longo de nossa existência ajudamos muitos direta e indiretamente a alcançarem melhores ritmos de vida e ambição de vencer etapas. Muitos se formaram em universidades, e tem esta memoria positiva do voluntariado na mente, atuando como profissionais éticos e preparados. Vários deles se tornaram voluntários e hoje dirigem a ONG’s ou centros de ajuda comunitária.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

20

PARABÉNS!
PARABÉNS!

18

BOM
BOM

17

AMEI!
AMEI!

19

KKKK
KKKK

20

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

16

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

16

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Rapres Turismo Tocantins Palmas Jalapão Tecnologia

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Requerida pelo MPE

Liminar determina retorno às funções de delegados regionais e servidoras afastados pelo governo no caso Araguaína

Toda a argumentação e os fatos apresentados pelo Ministério Público Estadual foram integralmente acatados pelo juiz Manuel de Faria Reis Neto, que expediu a liminar.


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira