SES-TO apresenta Integra Saúde a acadêmicos do Ulbra Palmas
Os alunos da disciplina de Políticas Públicas e Gestão em Saúde conheceram as estatísticas do SUS tocantinense

Dayana Nascimento/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu na terça-feira, 26, a visita de um grupo de estudantes da área de saúde, do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Na ocasião, os acadêmicos dos cursos de enfermagem, psicologia, nutrição, farmácia, biomedicina, fisioterapia e odontologia conheceram o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde ( Integra Saúde), onde aprenderam sobre como funciona o monitoramento dos indicadores do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense.
Os alunos da disciplina de Políticas Públicas e Gestão em Saúde, ministrada pela doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Margareth Santos de Amorim, foram recepcionados pelo diretor de Serviços Administrativos Gerais da SES-TO, Ullannes Passos.
“Demonstramos aos acadêmicos como funciona o Integra Saúde e como o Centro subsidia a gestão na tomada de decisão e planejamento das ações e serviços de saúde, aqui conseguimos sistematizar todas as informações de saúde e vigilância, com vistas a adoção de medidas oportunas para que efetivamente influencie na ponta, que o atendimento de saúde da população do Estado”, destacou Ullannes Passos.
A professora, Margareth Santos de Amorim, falou da importância de contextualizar o aprendizado teórico com situações reais e concretas, vendo na prática, como as políticas públicas de saúde são desenvolvidas e gerenciadas. “A visita à Secretaria Estadual de Saúde pode enriquecer significativamente o aprendizado dos alunos em relação às políticas de saúde pública, proporcionando uma perspectiva prática e conectando-os com o mundo real das políticas e gestão em saúde”.
“Enquanto acadêmica é muito importante ter acesso a esse conhecimento. Aqui podemos ver os dados dos atendimentos epidemiológicos e ter esse panorama da situação de saúde do Estado, faz com que ampliemos a nossa visão de como se faz saúde”, ressaltou a acadêmica do 3º período do curso de Psicologia, Rosa Helena Gabriel.
A acadêmica do 2º período de Nutrição, Monalisa de Moura, afirmou que “a visita na Secretaria de Saúde é necessária, porque o papel do nutricionista não é apenas reeducar uma pessoa a respeito da sua alimentação, mas é garantir o direito da alimentação, conhecer esse espaço e ter essa visão da saúde pública tocantinense nos subsidia para nossa atuação profissional”.
Fotos: André Araújo/Governo do Tocantins