O GIRASSOL

Palmas/TO,

Geral
Economia

24/09/2019

Intenção de Consumo em Palmas torna a crescer no mês de setembro

A pesquisa ICF (Intenção de Consumo das Famílias) ainda destacou alguns aspectos como a dificuldade de acesso ao crédito, 71,4% disseram estar mais difícil e 48,3% entendem este como um mau momento para aquisição de bens duráveis.

As famílias de Palmas no mês de setembro foram questionadas acerca da sua intenção de consumo e por meio de pesquisa realizada pela Fecomércio em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou-se que em comparação ao mês anterior houve um crescimento de 2,9 pontos. Já quando comparado ao mesmo período do ano passado o aumento é maior, de 5,7 pontos.

 

Apesar de 48% dos entrevistados dizer que estão comprando menos, a variação mensal maior foi obtida neste item, o de “nível de consumo atual” que chegou a 10,9%. Neste mês apenas um item obteve variação mensal negativa, a “perspectiva profissional” que já vem caindo a alguns meses.

 

Voltando ao consumo, a perspectiva para os próximos meses também aumentou, em comparação a agosto, houve acréscimo de 2,3 pontos. Os dados nacionais dessa mesma pesquisa apontam que deverá ocorrer um incremento gradual das vendas comerciais até dezembro. “As famílias continuam se mostrando mais dispostas a consumir, impulsionadas, sobretudo, pela estabilidade dos preços e pela possibilidade de abater dívidas, obtendo descontos ao utilizar os recursos do FGTS/PIS/Pasep”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

 

O presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, vê com bons olhos este crescimento. “Nós esperávamos por este aumento na intenção do consumo, e isto é muito importante para o setor que depende diretamente das vendas. Este pode ser um sinal positivo, de que realmente a economia está se recuperando. Vamos aguardar os próximos meses para comprovar este novo cenário”, disse.

 

A pesquisa ICF (Intenção de Consumo das Famílias) ainda destacou alguns aspectos como a dificuldade de acesso ao crédito, 71,4% disseram estar mais difícil e 48,3% entendem este como um mau momento para aquisição de bens duráveis. Por outro lado, 54,8%, a maioria, consideram que sua renda familiar está melhor do que o mesmo período do ano passado.

Assuntos Relacionados
#crescimento#compra#palmas
Confira Também
Fique Atento

Inscrições para Festival de Causos e Poesia Declamada encerra dia 19

AD Guerra/Sesi

Judoca de Palmas é vice-campeão da Copa Internacional de Fortaleza

Palmas

Servidores da Guarda Metropolitana participam do 4º Desafio dos Fortes

Cotidiano

Natal dos Sonhos vai contemplar diversas regiões de Palmas

Ocorrência

GMP prende três em flagrante por furto de combustível da Prefeitura