Tocantins perde seu fundador Siqueira Campos
Ex-governador Siqueira Campos faleceu em decorrência de infecção pulmonar

Morre ex-governador Siqueira Campos, aos 94 anos, no início da noite dessa terça-feira, 29, com agravamento no quadro de infecção pulmonar. Internado desde a última quinta-feira, 29, após sentir dores agudas no corpo, o ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, de 94 anos, teve uma piora no estado de saúde e os médicos confirmaram um quadro de infecção pulmonar.
O comunicado oficial do falecimento do ex-governador foi divulgado nas redes sociais pelo filho Eduardo Siqueira Campos. "É com grande pesar que comunico a partido do Sr. Tocantins, o meu velho querido Siqueira Campos. Ele partiu sereno. As palavras estão todas gastas, mas jamais os sentimentos… Vai com Deus meu pai, esse estado te ama !"
José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato, no Ceará, em 1928, e chegou ao Tocantins nos anos 1960. Em Colinas se elegeu vereador em 1965. Em 1971 chegou a Câmara Federal, representando o então norte de Goiás e, na luta pela criação do Tocantins, chegou a fazer greve de fome de 98 horas, em Brasília.
Autoridades lamentam em notas partida do fundador do Tocantins
Hoje é um dia que entristece a todos nós, o Tocantins está em luto, com a partida do governador, José Wilson Siqueira Campos, um líder habilidoso e dedicado ao seu Estado, que deixa uma trajetória de vida pública marcada pela determinação, coragem e espírito de luta.
Siqueira Campos foi um grande estadista. Ele foi uma das maiores lideranças da região Norte do país, que deixou sua passagem marcada no cenário político e na história do Tocantins e do Brasil.
Meus sentimentos e solidariedade à dona Mariluce, aos filhos, em especial ao meu amigo Eduardo Siqueira, aos familiares, amigos e a todos os tocantinenses, como eu, que o admiravam. Que Deus possa confortar o coração de todos.
Valdemar Júnior
Deputado Estadual
É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, na noite desta terça-feira, 4, após várias internações e infecção generalizada.
Siqueira Campos nasceu em 1º de agosto de 1928, em Crato (CE), filho de Pacífico e Regina Siqueira Campos. Chegou ao Tocantins em 1960, em Colinas, no então Norte de Goiás. Foi vereador, deputado federal, governador e senador da República.
Como deputado federal, foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, tendo redigido e entregue ao presidente da Assembleia (deputado Ulisses Guimarães) a fusão de emendas que, aprovada, deu origem ao Estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Foi também responsável pela construção da capital Palmas que é em tese a última cidade brasileira planejada do século 20.
Siqueira deixa seis filhos: José Wilson Júnior, Eduardo, Telma, Stela, Ulemá e Regina. O Tocantins perde um grande estadista e símbolo maior do nosso estado. Neste momento de dor, deixo minha solidariedade aos familiares e a todos os tocantinenses e manifesto minhas sinceras condolências.
Marcus Marcelo Barros
Deputado Estadual
A Câmara Municipal de Palmas lamenta profundamente o falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, ocorrido nesta terça-feira (4) aos 94 anos. Em nome de seu presidente, vereador Folha, e de todos os seus parlamentares, esta Casa de Leis expressa seu mais sincero sentimento de solidariedade e condolências à família, amigos e admiradores de nosso eterno governador.
Siqueira Campos deixa um legado inestimável para o povo tocantinense. Como lembra o presidente Folha, a sua luta pela criação do Tocantins deu oportunidade para que muitos jovens buscassem um futuro melhor no mais novo estado do Brasil. “Hoje é um dia de grande tristeza para todos nós. Siqueira Campos lutou muito pelo Tocantins, estado que se desenvolveu de forma promissora, dando oportunidades para que jovens como eu pudessem contribuir com a gestão pública. A sua atuação merece os nossos aplausos e reconhecimento”, enfatizou o presidente.
Como agricultor, pecuarista e empresário, Siqueira Campos iniciou sua carreira política como vereador e conquistou cinco mandatos como deputado federal por Goiás. Um marco em sua trajetória como parlamentar ocorreu durante a Constituinte de 1988, quando protagonizou uma greve de fome, visando sensibilizar seus pares pelo desmembramento do então Norte de Goiás. Obtendo sucesso em seu objetivo, ele deixou a Câmara Federal para assumir o cargo de primeiro governador do Tocantins em 1° de janeiro de 1989.
Desde então, Siqueira Campos ocupou o cargo de governador do Tocantins em diferentes momentos, vindo ainda a ocupar uma vaga como senador suplente em 2019. No entanto, foi a sua determinação para a criação de Palmas em 20 de maio de 1989 que possibilitou a existência da Câmara Municipal e permitiu que esta Casa escrevesse sua própria história.
Neste momento de luto e despedida, deixamos registrado o nosso reconhecimento e gratidão pelo legado deixado por Siqueira Campos.
Que Deus conforte os corações de toda a sua família e amigos.
Vereador Folha
Presidente da Câmara Municipal de Palmas
Manifestamos profunda tristeza e lamentação pelo falecimento do ex-governador e idealizador do estado do Tocantins, Siqueira Campos. Sua partida deixa uma lacuna irreparável na história do Estado e dos tocantinenses.
Siqueira Campos, ao longo de sua trajetória política, demonstrou um comprometimento inabalável com a causa de seu estado e de seu povo.
Com visão empreendedora e dedicação incansável, foi um dos protagonistas na luta pela emancipação do Tocantins, que se concretizou em 1988, tornando-se o mais jovem estado brasileiro.
Neste momento de luto, recordamos sua liderança, sua visão de futuro e seu compromisso inabalável com a população tocantinense. Seu exemplo de dedicação e amor à sua terra natal inspirou inúmeras gerações e continuará a inspirar por muitos anos.
Nossos sinceros sentimentos à família, amigos e admiradores deste grande homem!
Diretoria
AUDIFISCO - Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins
Vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, presta última homenagem ao ex-governador Siqueira Campos
O Tocantins perdeu hoje um de seus maiores líderes políticos. O ex-governador, José Wilson Siqueira Campos faleceu nesta terça-feira, 4, em Palmas. Neste momento de dor e luto, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, prestou sua última homenagem ao amigo e companheiro de lutas.
“Siqueira Campos deixa um legado inestimável não só para o Tocantins, este estado que ele lutou tanto para a sua criação, mas para todo o Brasil. Sua trajetória política traz incansáveis lutas em prol da construção de um estado melhor. A minha eterna gratidão a esse homem que iniciou a história do nosso Tocantins e quis vê-lo prosperar como de fato prosperou. É este o desejo que temos que manter vivo em nossos corações. E devemos ainda lutar para que esta prosperidade tão sonhada seja, efetivamente, alcançada e espargida a todos que vivem nesta terra”, declarou o vice-governador, Laurez Moreira.
Conhecido como um dos criadores do Tocantins, o ex-governador Siqueira Campos dedicou sua vida à causa pública. Para Laurez Moreira, a partida do ex-governador deixa uma grande lacuna na política tocantinense. Pois, segundo ele, "Siqueira Campos foi um líder visionário. Sua dedicação, determinação e paixão pelo nosso Estado inspiraram muitos tocantinenses a se engajarem na construção de um futuro melhor", frisou.
Por fim, o vice-governador Laurez Moreira, expressou sua solidariedade aos familiares e amigos de Siqueira Campos. "Com grande pesar lamentamos a morte do nosso querido ex-governador. Perdemos um grande líder e um amigo. Sua trajetória de vida nos ensinou muito sobre dedicação, determinação e amor pelo nosso Estado. Mesmo com sua partida, seu legado permanecerá vivo em nossos corações, nos inspirando a seguir em frente e a lutar pelos ideais que ele tanto defendeu. Peço ao nosso Bom Deus que conforte os corações de seus familiares e amigos. A história de vida do ex-governador permanecerá viva em nossos corações. Agradecemos por todos os valorosos ensinamentos e, por tudo que fez pelo nosso Tocantins. O nosso fraternal abraço ao ex-deputado e ex-prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, irmãos e demais familiares”, finalizou.
Breve história
Natural de Crato, no Ceará, José Wilson Siqueira Campos, popularmente conhecido como Siqueira Campos, nasceu em 1º de agosto de 1928. Filho do mestre Pacífico Siqueira Campos - que tinha a profissão de seleiro e sapateiro - e de dona Regina Siqueira Campos. Veio para o norte goiano em 1960. Em Colinas, se elegeu vereador em 1965. Em 1971 se elegeu deputado federal, quando então representou o Tocantins na luta separatista. Chegou a fazer 98 horas de greve de fome, em Brasília.
Foi eleito governador do Tocantins, pela primeira vez, com 60 anos. Governou o estado por quatro mandatos. Seu último cargo político foi de senador da República.
Outra luta importante, foi a criação de Palmas, capital do estado. A última capital planejada do Brasil, fundada em 1989, hoje com mais de 330 mil habitantes.
Siqueira Campos, além de político, foi agricultor, pecuarista e empresário.