Justiça
Serviço | 23/03/2020 |
Procon Tocantins suspende atendimento presencial ao público e disponibiliza outras ferramentas
Os consumidores poderão realizar as reclamações da plataforma oficial de registro www.consumidor.gov.br ou por e-mail e as denúncias por meio do Disque 151 ou no Whats Denúncias. Ainda poderão tirar dúvidas por telefone.
Para evitar aglomeração de pessoas e a transmissibilidadedo novo coronavírus (Covid-19) o Procon Tocantins informa que a partir destasegunda-feira, 23, os atendimentos presenciais ao público estarão suspensos. Amedida se faz necessária após o Decreto nº 6.072, do governador Mauro Carlesse,declarando estado de calamidade pública no Tocantins afetado Covid-19.
O órgão estabelece e orienta que o consumidor realize oatendimento por meio da plataforma oficial de registro de reclamações www.consumidor.gov.br. Na mesma estão cadastradas todas as companhiasaéreas, empresas de telefonia, instituições financeiras, concessionárias deenergia (Energisa), entre outras.
“Esta plataforma é totalmente segura. O consumidor nãoprecisa nem sair de casa para realizar sua reclamação. Ao acessar o consumidor.gov.brele vai relatar o problema e a empresa vai enviar uma resposta com a possível soluçãoda demanda”, explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.
AtendimentoProcon
Para atender as demandas dos consumidores relacionadas afornecedores que não estão cadastrados no consumidor.gov.br, os 11 núcleos doProcon Tocantins vai receber temporariamente as reclamações por meio de e-mailse tirar dúvidas, assim como passar informações por telefone.
“Orientamos ainda que reclamações oriundas da prestaçãode serviços essenciais, como fornecimento de água e energia, deverão serrealizadas preferencialmente via contato telefônico com as empresas”, informouViana.
Atendimentospor e-mail
Para realização dos atendimentos via e-mail, osconsumidores deverão enviar os documentos pessoais (RG e CPF) escaneados, comprovantesde endereço, nota ou cupom fiscal. Assim como demais documentos que comprovem adenúncia. Também podem ser enviadas imagens dos mesmos.
O consumidor deve ainda mandar um texto relatando comdetalhes toda sua reclamação. Todos os atendimentos por meio de e-mail outelefone serão cadastrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa doConsumidor (Sindec).
Denúncias
O setor de fiscalização de cada núcleo de atendimento vaifuncionar das 8h às 18h, para atender denúncias realizadas por meio do Disque151 ou Whats Denúncias (63) 99216-6840, além das ações de fiscalização emonitoramento. Também serão realizadas as pesquisas de preço dos produtos emsupermercados, atacadistas e mercearias, postos de combustíveis, revendedoresde gás e farmácias.
Atendimentointerno
Todos os setores do Procon Tocantins nos 11 Núcleos deAtendimento irão funcionar das 8h às 14h em regime de escala de revezamento dosservidores. Aqueles que compõem o grupode risco e os que não estiverem exercendo trabalho interno na escala derevezamento deverão adotar o trabalho remoto.
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