Tuesday, 22 de October de 2019

CONCURSOS


Turismo

Ayres quer debater turismo e preservação do Jalapão em audiência pública

13 Sep 2019    21:44    alterado em 13/09 às 21:44
Ayres quer debater turismo e preservação do Jalapão em audiência pública

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa que solicita a realização de audiência pública para tratar sobre a melhoria do turismo na região do Parque Estadual do Jalapão, com foco no ecoturismo, no turismo sustentável e consequentemente a preservação do meio ambiente.

No requerimento, o parlamentar solicita a presença dos órgãos estaduais para que possam unir forças e atuações em prol do desenvolvimento sustentável e ambiental correto da atividade turística na região. “O Jalapão é um local de beleza únicas, e sem dúvidas o atrativo turístico mais conhecido do Tocantins. Precisamos debater o seu potencial, mas com um olhar voltado para a sustentabilidade e o meio ambiente do Parque Estadual”, explicou o parlamentar.

A proposta pede que sejam convidados o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); a Secretaria da Infraestrutura Cidades e Habitação; a Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins), com o foco de debater a regularização fundiária pendente na região, dentre outros órgãos envolvidos, prefeitos, autoridades e comunidade local. “O objetivo é envolver o maior número de pessoas no processo de discussão, a fim de que sejam levantadas as questões atuais mais relevantes e de maior urgência para região”, destacou.

Jalapão
O Jalapão é considerado um dos maiores bloco de vegetação nativa remanescente no Brasil, e tornou-se um dos principais destinos do ecoturismo do país. Segundo a Agência Estadual de Desenvolvimento Turístico, Cultura e Economia Criativa (Adetuc-TO), o Parque Estadual do Jalapão, apresentou um crescimento de 59% no número de visitantes em 2018 comparado com o ano anterior, recebendo mais de 23,1 mil pessoas.

A região engloba várias estruturas de proteção e conservação, como o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga; e a Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Refis Palmas

Prefeitura estende mutirão de renegociação fiscal até 30 de novembro

Atendimentos serão realizados nas Unidades do Resolve Palmas

Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira