Thursday, 02 de July de 2020

CONCURSOS


Prof. Júnior Geo apresenta Projetos que visam garantir o bem-estar e a dignidade dos idosos

23 May 2019
Prof. Júnior Geo apresenta Projetos que visam garantir o bem-estar e a dignidade dos idosos

Desde o início de seu mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Tocantins, o Professor Júnior Geo (PROS) apresentou alguns Projetos de Lei que visam garantir o bem estar e a dignidade da pessoa idosa. Entre eles, a criação do programa de apadrinhamento afetivo “Um Lar para os Idosos”, a obrigatoriedade da fixação de cartazes e informativos sobre os direitos dos idosos, o mês de combate a violência contra idosos e, a Semana Estadual da Maturidade Ativa.

Mês de violência contra o idoso
O Projeto de Lei, apresentado ainda em abril deste ano, institui o mês de combate à violência contra a pessoa idosa, denominado “Junho Violeta/Prata”, no Tocantins. O objetivo do projeto é sensibilizar e envolver a população sobre a importância do respeito à integridade da pessoa idosa. “O mês de junho representará o momento no qual serão reunidos esforços visando a conscientização da população sobre o assunto e a divulgação dos meios e dos canais destinados à denúncia de condutas que impliquem agressão aos seus direitos”, afirma Geo.

Semana Estadual da Maturidade Ativa

Em maio, Geo também apresentou o Projeto de Lei que institui a Semana Estadual da Maturidade Ativa. O objetivo do projeto é estimular e motivar órgãos a realizarem e divulgarem eventos que valorizem a pessoa idosa, buscando ampliar os conhecimentos dos idosos e incentivar hábitos saudáveis que melhorem a qualidade de vida.

Programa de apadrinhamento afetivo “Um Lar para os Idosos”

Outro projeto apresentado pelo deputado propõe a criação do programa de apadrinhamento afetivo “Um Lar para os Idosos” no âmbito estadual. Dentre suas especificidades o projeto permite o acolhimento e apadrinhamento social, nos finais de semana, feriados e datas comemorativas, bem como possibilita a inserção e convívio social dos idosos fora da instituição proporcionando-lhes amor, afeto, atenção e cuidados com a saúde.

“Da mesma forma como existe o apadrinhamento afetivo para crianças, o apadrinhamento de idosos busca proporcionar a essas pessoas acolhimento e a atenção que merecem”, destaca Júnior Geo.

Afixação de cartazes para informar idosos sobre seus direitos

Um dos projetos que tramita nas Comissões trata-se da obrigatoriedade de fixação de cartazes e informativos sobre direitos da pessoa idosa em ônibus, repartições públicas estaduais, hospitais, agências bancárias e casas lotéricas. Além disso, o cartaz deve conter o contato para denúncias contra a pessoa idosa “DISK 100”.

Segundo Geo, o anúncio é um caminho para que o idoso possa exigir seus direitos. “Muitos idosos não possuem conhecimento sobre os seus direitos, o cartaz informativo pode facilitar o esclarecimento de dúvidas e garantir o direito da pessoa idosa”, afirma.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Carlesse determina agilidade na contratação de leitos privados para atender demanda da Covid-19

Determinação ocorreu durante reunião por videoconferência do Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19

Pandemia

Tocantins registra 460 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 11.222 casos no total, destes, 7.118 pacientes estão recuperados, 3.900 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 204 pacientes foram a óbito.



Tocantins

Candidatos às eleições do Confea/Crea/Mútua querem prorrogação da data de votação

Para Luiz Fernando, a prioridade é preservar a saúde dos profissionais. “Cada um destes trabalhadores tem sua família. Não há bom senso em insistir na exposição se temos alternativas”, considera.


O CIRCO VAI À SUA CASA

Festival de Circo de Taquaruçu inicia edição histórica em meio à pandemia

Uma das marcas registradas do FCT são os espetáculos chamados varietés, onde artistas de vários lugares e de diferentes linguagens e expressões, se unem para a criação de uma obra inédita.


Meio Ambiente

Governo do Tocantins mantém processos de regularização ambiental com Atendimento On-line

No Tocantins, o Naturatins mantém somente o atendimento remoto, para emissões de licença ambiental, autorização e dispensa; além da entrada de documentos em processos e suporte à solicitação do número SGD para serviços do Simplifica Verde, durante o distan


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins


Conscientização

Cidadania e Justiça promove a Cartilha “Violência contra a pessoa idosa. Vamos falar sobre isso?”


Araguaia

Mauro Carlesse promove nova etapa de entrega de máquinas para mais 10 municípios


Palmas

Executivo faz prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020 sobre Serviços de Saúde


ESMAT

XI Congresso Internacional em Direitos Humanos discute ações sobre a pandemia global da Covid-19


Freenet

TIM e Instarena: operadora lança loja online de games



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira