Sunday, 17 de February de 2019

CONCURSOS


Quadro Geral

Reitora esclarece dúvidas e garante lisura do concurso público

04 Mar 2009

A reitora da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, Jucylene Borba, garantiu a lisura do concurso público do Quadro Geral do Estado e afirmou que não há nada que ponha em risco a credibilidade e idoneidade de todo o processo, por isso, ela não vê nenhum motivo para cancelar o concurso. Em entrevistas à imprensa nesta quarta-feira, 4, a reitora esclareceu dúvidas e tranqüilizou os candidatos sobre a condução do certame. “Até o momento não existe qualquer indício, qualquer questão levantada que indique que o concurso deva ser anulado”, garantiu.

A reitora disse também que os possíveis erros em questões, apresentados em recursos por candidatos do concurso, são práticas comuns de qualquer concurso e são de natureza administrativa. “As questões podem ou não ser anuladas, dependendo da análise que está sendo feita pela Fundação Universa, mas isso não compromete a lisura do concurso”, afirmou.

Sobre os recursos protocolados por cerca de 1,3 mil candidatos, contra algumas questões que suscitaram dúvidas no certame, Juclylene disse que o número é pequeno em relação ao montante de candidatos. “Para um concurso desta magnitude, mesmo contando com os recursos enviados por sedex, digamos que o número de candidatos que apresentaram recursos chegue a dois mil, ainda assim, é um número pequeno, cerca de 1,9% dos mais de 104 mil candidatos”, afirmou.

A reitora da Unitins esclareceu também as próximas etapas do concurso. “Nós temos agora a finalização da análise dos recursos, promovida pela Fundação Universa, e, assim que tivermos essa análise concluída, estaremos divulgando o resultado desses recursos. Com esse resultado, a Unitins precisa de um prazo para avalizar os pareceres dos recursos e emitir uma decisão final”, disse.

Contrato

A respeito do valor do contrato com a Fundação Universa, para a elaboração de questões de múltipla escolha, formatação, confecção, impressão, empacotamento e endereçamento dos cadernos de provas no número exato de candidatos inscritos no concurso, Jucylene Borba disse que o valor de cerca de R$ 1,3 milhão, apresentado em retificação publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 3, sempre existiu. “Esse valor existiu desde o início da formalização das negociações. O que ocorreu foi um erro de formatação e assim que descobri, solicitei a retificação, para tornar público os valores que foram estabelecidos antes no contrato com a instituição Universa”, explicou. O valor total só será pago à Universa após a conclusão de todas as etapas do processo do concurso.

 

Decisão Judicial

Jucylene Borba comentou a decisão da juíza substituta da 3ª Vara dos Feitos das Fazendas e dos Registros Públicos de Palmas, Deborah Wajngarten, que negou pedido de decisão que solicitava a anulação do concurso, publicada nesta quarta-feira, 4. “Considero que a juíza tem todas as condições técnicas para analisar as ações que foram colocadas a ela, de que a gente vem mantendo toda a legalidade e clareza na condução do concurso. Essa decisão judicial só demonstra que até agora não tivemos nenhum indício que pudesse anular esse certame”, afirmou. Segundo a decisão da juíza, seria necessária a apresentação de provas concretas para que o concurso fosse anulado através de liminar, fato que não aconteceu.

 

Fundação Universa

O amplo currículo e a experiência em concursos nacionais foi um dos critérios que levaram a Unitins a escolher a instituição como parceira do concurso. Entre os concursos já realizados pela Universa, estão os da Secretaria de Planejamento do Distrito Federal; Associação Brasileira das Instituições de Pesquisas Tecnológicas; Ministério Público Estadual de Goiás; Apex - Agência de Promoção e Exportações do Brasil; Câmara Municipal de João Pessoa, entre outros.

A parceria com a Universa deu-se por meio de cooperação técnica e, posteriormente, por contrato, este com o intuito único de aperfeiçoar o trabalho e responsabilidades jurídicas de ambas as partes envolvidas – Unitins e Universa.

COMPARTILHE:


Confira também:


Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.

Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira