Friday, 19 de October de 2018

CONCURSOS


Caso dos ratos

Secretário da Saúde notifica empresa responsável pela dedetização do Hospital Regional de Araguaína e vistoria instalações

20 Sep 2018    16:52
Divulgação Secretário da Saúde notifica empresa responsável pela dedetização do Hospital Regional de Araguaína e vistoria instalações

O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, vistoriou nesta quarta-feira, 19, as instalações do Hospital Regional de Araguaína (HRA) e anunciou medidas para aprimorar a sanidade do local. O gestor informou que o Governo notificou a empresa responsável pelo serviço de imunização e pelo controle integrado de pragas urbanas, para que seja realizada uma ação de reforço emergencial no HRA.

 

Além disso, o secretário se reuniu com o titular da Secretaria de Saúde do município de Araguaína, Jean Luís Coutinho, e agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visando elaborar um plano de inspeção dentro do HRA e em suas imediações, para que sejam analisadas as causas do aumento das pragas urbanas na região onde o hospital fica localizado. 

 

“Foi noticiado que o problema era o acúmulo de lixo do hospital, mas essa informação não procede, visto que desde que assumimos a gestão, fizemos um empenho para regularizar a coleta. A informação que temos é que está sendo feita uma obra de esgoto em frente ao hospital e isso pode ter feito com que as colônias de ratos tenham dispersado para os locais próximos”, explicou Renato Jayme.

 

O secretário contou também que a dedetização do HRA está em dia e apresentou o certificado emitido pela empresa Desinseta Serviços. “O serviço foi realizado pela empresa no último dia 7 de setembro. Desde então, a empresa faz o monitoramento das pragas urbanas nas instalações do hospital. De acordo com o laudo técnico da Desinseta, foram utilizados insumos para eliminação de baratas, formigas e ratos aqui no HRA”, afirmou.

 

Nos últimos dias, vídeos gravados por pacientes e seus acompanhantes circularam nas redes sociais e na imprensa mostrando ratos na área externa do HRA. “Nós mantemos um serviço de vigilância em todas as unidades hospitalares do Tocantins. Assim que soubemos do caso de Araguaína, notificamos a empresa para que faça um reforço dos serviços e também estamos fazendo uma vistoria aqui no hospital verificando o que podemos fazer para melhorar a qualidade dos nossos serviços e a estrutura”, garantiu Renato Jayme.

 

Investimento na Saúde Pública de Araguaína

 

Desde que assumiu a administração do Estado em abril deste ano, a atual gestão tem se empenhado para melhorar a qualidade do atendimento da saúde pública de Araguaína. No HRA, as obras de reforma contemplam os setores do Pronto-Socorro, Serviço de Nutrição e Dietética (refeitório e cozinha) e a entrada para acompanhantes e visitantes.

 

Além disso, o Governo se empenhou para resolver os entraves que impediam o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica de Araguaína, que conta com dez leitos. O local é mantido por uma parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde que a UTI entrou em funcionamento não foi registrado nenhum óbito na unidade.

 

Já nesta semana, a Governo do Tocantins começou a instalação da máquina de radioterapia de Araguaína. Há quatro anos que o equipamento novo estava encaixotado. Com isso, pessoas que dependiam do tratamento de radioterapia tinham que viajar para Palmas ou até mesmo a outros estados, aumentando custos para o Estado e sofrimento para os pacientes e seus familiares. A máquina deve entrar em funcionamento em um prazo de 90 a 120 dias.

 

Outra conquista na saúde pública de Araguaína é o dos trabalhos realizados pelo programa Opera Tocantins, que atende pacientes que aguardavam em uma lista de espera para fazer cirurgias eletivas. No município, as cirurgias são feitas no HRA.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

12

PARABÉNS!
PARABÉNS!

14

BOM
BOM

11

AMEI!
AMEI!

12

KKKK
KKKK

12

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

18

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

11

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

saúde ratos hospital

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Mauro Carlesse recebe empresários interessados em investir no Estado

Grupo de empresários vão investir na produção de ovos no Estado; Gurupi e Paraíso são cidades estudadas para receber o empreendimento

Cinoterapia

Projeto com cães no HGP e Infantil comemora um ano

De acordo com a psicóloga do HGP, Jaqueline Monteiro o projeto vem beneficiando pacientes adultos e crianças.


Serviço

Inscrições abertas para o Curso de Supervisão em Serviço Social

Dos 12 módulos, três ocorrerão em Miracema (UFT) e os outros nove em Palmas, nos locais junto às unidade de Ensino (Unip, Unitins, Unopar, Itop) conforme programação disponibilizada no site do conselho.


Sanidade

Tocantins se prepara para vacinação de rebanho contra febre aftosa a partir de 1º de novembro

Após a vacinação, o produtor tem até 10 dias para fazer a declaração em qualquer uma das 139 unidades da Adapec no Estado,


Tocantins

Ligados: projeto itinerante da Energisa está ouvindo a população


Tocantins

Visando concorrência legal Metrologia Estadual verifica taxímetros em Palmas


Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira