Wednesday, 19 de June de 2019

CONCURSOS


Caso dos ratos

Secretário da Saúde notifica empresa responsável pela dedetização do Hospital Regional de Araguaína e vistoria instalações

20 Sep 2018    16:52
Divulgação Secretário da Saúde notifica empresa responsável pela dedetização do Hospital Regional de Araguaína e vistoria instalações

O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, vistoriou nesta quarta-feira, 19, as instalações do Hospital Regional de Araguaína (HRA) e anunciou medidas para aprimorar a sanidade do local. O gestor informou que o Governo notificou a empresa responsável pelo serviço de imunização e pelo controle integrado de pragas urbanas, para que seja realizada uma ação de reforço emergencial no HRA.

 

Além disso, o secretário se reuniu com o titular da Secretaria de Saúde do município de Araguaína, Jean Luís Coutinho, e agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visando elaborar um plano de inspeção dentro do HRA e em suas imediações, para que sejam analisadas as causas do aumento das pragas urbanas na região onde o hospital fica localizado. 

 

“Foi noticiado que o problema era o acúmulo de lixo do hospital, mas essa informação não procede, visto que desde que assumimos a gestão, fizemos um empenho para regularizar a coleta. A informação que temos é que está sendo feita uma obra de esgoto em frente ao hospital e isso pode ter feito com que as colônias de ratos tenham dispersado para os locais próximos”, explicou Renato Jayme.

 

O secretário contou também que a dedetização do HRA está em dia e apresentou o certificado emitido pela empresa Desinseta Serviços. “O serviço foi realizado pela empresa no último dia 7 de setembro. Desde então, a empresa faz o monitoramento das pragas urbanas nas instalações do hospital. De acordo com o laudo técnico da Desinseta, foram utilizados insumos para eliminação de baratas, formigas e ratos aqui no HRA”, afirmou.

 

Nos últimos dias, vídeos gravados por pacientes e seus acompanhantes circularam nas redes sociais e na imprensa mostrando ratos na área externa do HRA. “Nós mantemos um serviço de vigilância em todas as unidades hospitalares do Tocantins. Assim que soubemos do caso de Araguaína, notificamos a empresa para que faça um reforço dos serviços e também estamos fazendo uma vistoria aqui no hospital verificando o que podemos fazer para melhorar a qualidade dos nossos serviços e a estrutura”, garantiu Renato Jayme.

 

Investimento na Saúde Pública de Araguaína

 

Desde que assumiu a administração do Estado em abril deste ano, a atual gestão tem se empenhado para melhorar a qualidade do atendimento da saúde pública de Araguaína. No HRA, as obras de reforma contemplam os setores do Pronto-Socorro, Serviço de Nutrição e Dietética (refeitório e cozinha) e a entrada para acompanhantes e visitantes.

 

Além disso, o Governo se empenhou para resolver os entraves que impediam o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica de Araguaína, que conta com dez leitos. O local é mantido por uma parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde que a UTI entrou em funcionamento não foi registrado nenhum óbito na unidade.

 

Já nesta semana, a Governo do Tocantins começou a instalação da máquina de radioterapia de Araguaína. Há quatro anos que o equipamento novo estava encaixotado. Com isso, pessoas que dependiam do tratamento de radioterapia tinham que viajar para Palmas ou até mesmo a outros estados, aumentando custos para o Estado e sofrimento para os pacientes e seus familiares. A máquina deve entrar em funcionamento em um prazo de 90 a 120 dias.

 

Outra conquista na saúde pública de Araguaína é o dos trabalhos realizados pelo programa Opera Tocantins, que atende pacientes que aguardavam em uma lista de espera para fazer cirurgias eletivas. No município, as cirurgias são feitas no HRA.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pedofilia

Médico é preso em flagrante pela Polícia Civil por pedofilia na cidade de Peixe

Prisão integra Operação Rede Sombria, desdobramento do Projeto Nacional Luz da Infância de combate à pedofilia.

Tocantins

Incentivos fiscais oferecidos pelo Estado atraem investidores de diferentes regiões do país

Empresários dos setores atacadistas, hospitalar, assessoria empresarial e advocatícia estão com projetos de investimentos a curto e médio prazo no Estado




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira