Sunday, 20 de September de 2020

CONCURSOS


Secretário da Seciju se reuniu com integrantes do Consej e Presidente da República

07 Feb 2020
Secretário da Seciju se reuniu com integrantes do Consej e Presidente da República

Com objetivo de alinhar interesses do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO), o secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Luís Fidelis, participou nesta quarta-feira, 5, de uma reunião com os integrantes do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil (Consej), realizado na sede do Ministério da Justiça, em Brasília. Este foi o 11º encontro do grupo e o primeiro ocorrido este ano.

O evento contou com as presenças do Ministro da Justiça, Sérgio Moro, do diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon, e autoridades ligadas às temáticas da Uniformização da Força de Intervenção Penitenciária Prisional Nacional, Regime Semiaberto, Recursos do Fundo Penitenciário para o ano de 2020, Captação de Emendas Coletivas para o Sistema Prisional e a Lei de Abuso de Autoridade.

O secretário Heber Fidelis, explicou que o evento teve a intenção de melhorar o pleno exercício dos profissionais ligados à segurança no Estado brasileiro. “São discutidas pautas ligadas diretamente às ações das forças de segurança e temáticas afins à natureza deste serviço, desta forma podemos deliberar e apresentar nosso cenário e projetos”, disse.

Durante o encontro o Ministro Sérgio Moro ressaltou a importância da Força de Cooperação Penitenciária do Depen e comentou sobre as modificações no sistema penitenciário proporcionadas pela Lei Anticrime, como regras mais rigorosas na progressão de regime. “Há importantes avanços na área penitenciária como regras mais rigorosas no âmbito da progressão de regime, principalmente para crimes mais graves, como a proibição de saídas temporárias para criminosos condenados devido a crimes hediondos, algo exigido pela população”, destacou.

Participaram da Mesa de Abertura o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o Secretário Executivo, Luiz Pontel de Souza; o Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional, Fabiano Bordignon; o Presidente do Consej, Murilo Andrade de Oliveira; e os chefes de Estado ligados à temática.

 

Polícia penal

Durante a reunião foram tratadas questões ligadas à Polícia Penal nos estados. Assim, ficou definido que acontecerá uma reunião extra no dia 12 de março em São Paulo, na capital.

As reuniões do Consej são periódicas e têm previsão de ocorrer a cada três meses com o objetivo de promover o diálogo entre os entes federativos, sendo uma ferramenta importante para as melhorias nos serviços penitenciários.

 

Carta ao Presidente da República

No segundo momento do encontro, o Presidente Jair Bolsonaro recebeu o Consej e o Ministro da Justiça e Segurança Pública, no gabinete da Presidência da República. No encontro, foram discutidos vários pontos a respeito da pauta penitenciária do Brasil.

Foi entregue ao Presidente uma carta assinada pelos chefes de Gestão presentes no encontro. No documento consta, dentre outras, solicitações do colegiado referentes ao Sistema Penitenciário Brasileiro, como garantia de investimentos, fortalecimento do Depen como coordenador das políticas públicas na área penitenciária junto aos Estados da Federação.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira