Tuesday, 16 de July de 2019

CONCURSOS


Unitins firma parceria para atuar no Projeto Quelônios com pesquisa e extensão na região de Caseara

06 Jun 2019    00:19    alterado em 06/06 às 00:19
Edivan Cavalcanti/Ascom Unitins Unitins firma parceria para atuar no Projeto Quelônios com pesquisa e extensão na região de Caseara

O Projeto Quelônios da Amazônia desenvolvido no Tocantins ganhou um reforço de peso esta semana. A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) assinou um Termo de Cooperação junto ao Ibama, Naturatins e Secretaria Executiva da Governadoria para atuar no projeto com ações de extensão universitária e pesquisa científica.

Com a universidade envolvida, o Projeto ampliará seus resultados, tendo ações extensionistas de conscientização junto às comunidades ribeirinhas e de estudos técnicos e pesquisa científica em todo o processo.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, pontuou o envolvimento de alunos e docentes da instituição, além de equipes de Pesquisa e Extensão com a expectativa de aprofundar alguns resultados já apresentados pelo Projeto, além de um ambiente de pesquisa para próximos projetos que a Unitins planeja propor junto a instituições que apoiam a pesquisa científica.

Ângelo Terrari Junior, do Ibama, que representou o coordenador do Projeto Quelônios da Amazônia na reunião de assinatura do Termo de Cooperação, destacou que a parceria com a Unitins vem como uma soma de forças e equipes para ampliar os trabalhos e, consequentemente, os resultados alcançados com o Projeto.

Luciano Félix Czapski, da Secretaria Executiva da Governadoria, disse que as parcerias “são muito importantes porque nós consideramos agora uma segunda etapa do Projeto; a primeira foi o conhecimento da reprodução, que com os anos nós já adquirimos. Agora está faltando pesquisa e extensão para proteger realmente os quelônios”.

Segundo o gerente de unidades de conservação do Naturatins, Carlos Carreira, “o Projeto Quelônios vem a cada ano galgando mais um passo no sentido da conservação da espécie. Então, quando unimos órgãos ambientais e universidade, a gente amplia as possibilidades de respostas a algumas questões”.

Rafael Roques Felipe, vice-presidente do Naturatins, pontuou que o órgão com suas parcerias tem buscado realizar um serviço voltado para dados técnicos e com resultados concretos, e que no caso do Projeto Quelônios com a parceria da Unitins terá resultados que vão muito além da soltura das tartarugas.

“É importante ressaltar essa ação conjunta, integrada, uma convergência que é do que nosso estado precisa: instituições fortes como o Ibama, Naturatins e a Governadoria e agora a Unitins trabalhando de forma compartilhada e com objetivos comuns. Aqui não tem dono de projeto, mas sim pessoas que se juntaram em busca de um resultado”, destacou o reitor Augusto Rezende.

Ele lembrou, ainda, que a participação da Unitins no Projeto é fruto de um edital do Banco da Amazônia (Basa) realizado em 2018 no valor de R$ 100 mil, em que a Universidade Estadual foi a única instituição do Tocantins contemplada.

Participaram da reunião, também, a pró-reitora de Extensão, Kyldes Vicente, e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Flávia Gouveia de Faria.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira