Tuesday, 17 de September de 2019

CONCURSOS


Unitins firma parceria para atuar no Projeto Quelônios com pesquisa e extensão na região de Caseara

06 Jun 2019    00:19    alterado em 06/06 às 00:19
Edivan Cavalcanti/Ascom Unitins Unitins firma parceria para atuar no Projeto Quelônios com pesquisa e extensão na região de Caseara

O Projeto Quelônios da Amazônia desenvolvido no Tocantins ganhou um reforço de peso esta semana. A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) assinou um Termo de Cooperação junto ao Ibama, Naturatins e Secretaria Executiva da Governadoria para atuar no projeto com ações de extensão universitária e pesquisa científica.

Com a universidade envolvida, o Projeto ampliará seus resultados, tendo ações extensionistas de conscientização junto às comunidades ribeirinhas e de estudos técnicos e pesquisa científica em todo o processo.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, pontuou o envolvimento de alunos e docentes da instituição, além de equipes de Pesquisa e Extensão com a expectativa de aprofundar alguns resultados já apresentados pelo Projeto, além de um ambiente de pesquisa para próximos projetos que a Unitins planeja propor junto a instituições que apoiam a pesquisa científica.

Ângelo Terrari Junior, do Ibama, que representou o coordenador do Projeto Quelônios da Amazônia na reunião de assinatura do Termo de Cooperação, destacou que a parceria com a Unitins vem como uma soma de forças e equipes para ampliar os trabalhos e, consequentemente, os resultados alcançados com o Projeto.

Luciano Félix Czapski, da Secretaria Executiva da Governadoria, disse que as parcerias “são muito importantes porque nós consideramos agora uma segunda etapa do Projeto; a primeira foi o conhecimento da reprodução, que com os anos nós já adquirimos. Agora está faltando pesquisa e extensão para proteger realmente os quelônios”.

Segundo o gerente de unidades de conservação do Naturatins, Carlos Carreira, “o Projeto Quelônios vem a cada ano galgando mais um passo no sentido da conservação da espécie. Então, quando unimos órgãos ambientais e universidade, a gente amplia as possibilidades de respostas a algumas questões”.

Rafael Roques Felipe, vice-presidente do Naturatins, pontuou que o órgão com suas parcerias tem buscado realizar um serviço voltado para dados técnicos e com resultados concretos, e que no caso do Projeto Quelônios com a parceria da Unitins terá resultados que vão muito além da soltura das tartarugas.

“É importante ressaltar essa ação conjunta, integrada, uma convergência que é do que nosso estado precisa: instituições fortes como o Ibama, Naturatins e a Governadoria e agora a Unitins trabalhando de forma compartilhada e com objetivos comuns. Aqui não tem dono de projeto, mas sim pessoas que se juntaram em busca de um resultado”, destacou o reitor Augusto Rezende.

Ele lembrou, ainda, que a participação da Unitins no Projeto é fruto de um edital do Banco da Amazônia (Basa) realizado em 2018 no valor de R$ 100 mil, em que a Universidade Estadual foi a única instituição do Tocantins contemplada.

Participaram da reunião, também, a pró-reitora de Extensão, Kyldes Vicente, e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Flávia Gouveia de Faria.

COMPARTILHE:


Confira também:


Responsabilidade Fiscal

Governo anuncia que o Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal

O evento contou a presença de deputados federais, estaduais, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira