Thursday, 04 de June de 2020

CONCURSOS


Unitins firma parceria para atuar no Projeto Quelônios com pesquisa e extensão na região de Caseara

06 Jun 2019
Edivan Cavalcanti/Ascom Unitins Unitins firma parceria para atuar no Projeto Quelônios com pesquisa e extensão na região de Caseara

O Projeto Quelônios da Amazônia desenvolvido no Tocantins ganhou um reforço de peso esta semana. A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) assinou um Termo de Cooperação junto ao Ibama, Naturatins e Secretaria Executiva da Governadoria para atuar no projeto com ações de extensão universitária e pesquisa científica.

Com a universidade envolvida, o Projeto ampliará seus resultados, tendo ações extensionistas de conscientização junto às comunidades ribeirinhas e de estudos técnicos e pesquisa científica em todo o processo.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, pontuou o envolvimento de alunos e docentes da instituição, além de equipes de Pesquisa e Extensão com a expectativa de aprofundar alguns resultados já apresentados pelo Projeto, além de um ambiente de pesquisa para próximos projetos que a Unitins planeja propor junto a instituições que apoiam a pesquisa científica.

Ângelo Terrari Junior, do Ibama, que representou o coordenador do Projeto Quelônios da Amazônia na reunião de assinatura do Termo de Cooperação, destacou que a parceria com a Unitins vem como uma soma de forças e equipes para ampliar os trabalhos e, consequentemente, os resultados alcançados com o Projeto.

Luciano Félix Czapski, da Secretaria Executiva da Governadoria, disse que as parcerias “são muito importantes porque nós consideramos agora uma segunda etapa do Projeto; a primeira foi o conhecimento da reprodução, que com os anos nós já adquirimos. Agora está faltando pesquisa e extensão para proteger realmente os quelônios”.

Segundo o gerente de unidades de conservação do Naturatins, Carlos Carreira, “o Projeto Quelônios vem a cada ano galgando mais um passo no sentido da conservação da espécie. Então, quando unimos órgãos ambientais e universidade, a gente amplia as possibilidades de respostas a algumas questões”.

Rafael Roques Felipe, vice-presidente do Naturatins, pontuou que o órgão com suas parcerias tem buscado realizar um serviço voltado para dados técnicos e com resultados concretos, e que no caso do Projeto Quelônios com a parceria da Unitins terá resultados que vão muito além da soltura das tartarugas.

“É importante ressaltar essa ação conjunta, integrada, uma convergência que é do que nosso estado precisa: instituições fortes como o Ibama, Naturatins e a Governadoria e agora a Unitins trabalhando de forma compartilhada e com objetivos comuns. Aqui não tem dono de projeto, mas sim pessoas que se juntaram em busca de um resultado”, destacou o reitor Augusto Rezende.

Ele lembrou, ainda, que a participação da Unitins no Projeto é fruto de um edital do Banco da Amazônia (Basa) realizado em 2018 no valor de R$ 100 mil, em que a Universidade Estadual foi a única instituição do Tocantins contemplada.

Participaram da reunião, também, a pró-reitora de Extensão, Kyldes Vicente, e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Flávia Gouveia de Faria.

COMPARTILHE:


Confira também:


Auxílio Emergencial

Em dois meses, 107 milhões de brasileiros pediram auxílio emergencial

Cerca de 100 mil pessoas se cadastraram de ontem para hoje

Pandemia

Tocantins confirma 228 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.698 casos no total, destes, 1.734 pacientes estão recuperados, 2.882 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 82 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira