Sunday, 21 de July de 2019

CONCURSOS


Unitins recebe Selo de Qualidade “OAB Recomenda” do Conselho Federal, em Brasília

31 Jan 2019    20:10    alterado em 31/01 às 20:10
Unitins recebe Selo de Qualidade “OAB Recomenda” do Conselho Federal, em Brasília

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) recebeu nesta quarta-feira, 30, o Selo de Qualidade OAB Recomenda - “Instrumento em Defesa da Educação Jurídica Brasileira”. Entre mais de 1.500 cursos de Direito no país, a Unitins foi uma das reconhecidas com o Selo de Qualidade na sua sexta edição. A solenidade de entrega ocorreu na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília.
 
Segundo a entidade, o Selo utiliza critérios objetivos na análise dos cursos para conceder a condecoração, como os índices de aprovação no Exame de Ordem Unificado e dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
 
“Estamos agraciando 161 notáveis cursos jurídicos, 161 notáveis instituições, entre as mais de 1.500 em atividade atualmente no Brasil. Instituições que se destacaram pelo primor, zelo, alto nível, pela excelência na proeminente missão de educar o cidadão nos termos da ciência jurídica”, destacou o presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Pacheco Prates Lamachia, em seu pronunciamento na premiação, completando que se trata de uma solenidade que tem significado ímpar para classe jurídica nacional, de reconhecimento da competência das instituições.
 
Durante o evento, o secretário-geral do Conselho Federal, Felipe Sarmento, que preside a Comissão Especial do Prêmio, pontuou que “a qualidade atual do ensino jurídico tem sido uma das maiores preocupações da OAB. O baixíssimo desempenho dos egressos de Direito no Exame da Ordem é prova incontestável da qualidade ínfima do ensino jurídico no Brasil hoje em dia”, e completou que, nesse sentido, o Selo OAB Recomenda se tornou ferramenta crucial reconhecer as instituições e cursos de Direito de qualidade e que alcançam resultados de destaque.
 
A Unitins tem se confirmado ano após ano como uma das universidades do Tocantins com maior índice de aprovação do Exame da OAB, sempre com mais de 90% de aprovação. No Enade o curso de Direito/Câmpus Palmas tem Conceito 4 (a nota varia de 1 a 5). Fatores como esse levaram a OAB a reconhecer e recomendar o curso de Direito da instituição. Em 2018 a Unitins garantiu o reconhecimento do curso de Direito no Câmpus Dianópolis e o processo de reconhecimento também está em fase final no Câmpus Augustinópolis.
 
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, que recebeu a honraria na solenidade em Brasília, destacou a qualidade do corpo docente e discente nos três Câmpus da instituição. “Coordenadores, professores e alunos empenhados e que dão a devida seriedade à formação constante e qualitativa”, enfatizou. Para ele, o reconhecimento do Conselho Federal “aumenta a responsabilidade de toda a comunidade acadêmica com a qualidade do ensino jurídico na Unitins”.
 
Selo OAB Recomenda
De acordo com o Conselho Federal, o Selo OAB Recomenda foi idealizado com o intuito de contribuir para o aprimoramento do ensino jurídico no País. “A distinção expressa reconhecimento às instituições de educação superior que tiveram cursos de graduação em Direito que apresentaram elevado padrão de qualidade”, informa.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira