Thursday, 20 de September de 2018

Thursday, 20 de September de 2018

ECONOMIA


Comércio

A força das micros e pequenas empresas do Tocantins

21 Oct 2008

As micros e pequenas empresas são maioria no Tocantins. Além disso, a maior parte dos empregos gerados pela iniciativa privada são nas micros e pequenas empresas. A afirmação é corriqueira e repetida em todos os níveis e em todos os estados.

Contudo, no Tocantins, é possível ter a certeza desses dados. O Lojista, revista editada pelo CDL-Palmas, teve acesso ao Anuário do Trabalho de 2008, publicado no segundo semestre deste ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O levantamento, que é detalhado e engloba informações de todo o país, foi feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese).

O Anuário tem todos os detalhes sobre empregos formais e não formais no país. O Lojista entrou em contato com o Dieese e com o Sebrae nacional para tentar os dados apenas de Palmas, porém esse relatório não havia sido realizado.

Mesmo assim, os dados relativos ao Tocantins, por serem muito específicos e precisos, servem como parâmetro para todas as empresas do Estado que necessitarem fazer um diagnóstico completo e, com isso, trabalhar para aumentar o seu lucro.

As informações também podem ser usadas para a elaboração de plano de ações na busca por mais clientes.

 

Os números

O Tocantins, conforme o Anuário, tem 9.469 empresas formais cadastradas. Como o Estado possui uma população de mais de 1,2 milhão de habitantes, é possível verificar que há muitas empresas na informalidade.

Do total de empresas no Tocantins, apenas 143 são médias e grandes. As micro-empresas somam 8.119, enquanto as pequenas são 1.207.

Ao separar as informações por ramo de atuação, pode-se ter um quadro mais concreto de como funciona a economia do Estado. Do total de micro-empresas, 4.249 estão caracterizadas no comércio. É nesse contingente, portanto, que se encontra a maior parte dos estabelecimentos do setor varejista.

O setor de serviços, por sua vez, concentra 2.605 estabelecimentos. A indústria, setor pouco desenvolvido no Tocantins, soma 827 micro-empresas, enquanto a construção civil tem 438.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

15

PARABÉNS!
PARABÉNS!

12

BOM
BOM

11

AMEI!
AMEI!

10

KKKK
KKKK

8

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

9

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

6

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


HGP

Hospital Geral de Palmas comemora fila zero e dez mil procedimentos no serviço de hemodinâmica

Além do marco de dez mil procedimentos, a equipe envolvida celebra o sucesso e a agilidade do serviço prestado à população

CPI do PreviPalmas

Presidente da CPI do PreviPalmas convoca envolvidos com investimentos suspeitos a prestarem esclarecimentos

Na ocasião, Geo convocou o ex-presidente do PreviPalmas, Maxcilane Fleury, o ex-diretor de investimentos, Fábio Matins, o ex-secretário Municipal de Finanças, Christian Zini e citou uma quarta pessoa que será convocada após o período eleitoral



Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi

Após uma pausa na campanha, para acompanhar sua mãe com problema de saúde em São Paulo, o governador e candidato à reeleição Mauro Carlesse, da coligação Governo de Atitude, voltou a Gurupi, nesta quarta-feira, 19, e foi surpreendido por uma multidão que o


Violência

“Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de agressão e violência

O material informativo, composto por cartazes, flyers e marcadores de páginas, será distribuído em blitzen, universidades e faculdades, feiras e bares, entre outros, nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21.


Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015

Em Palmas, a proporção de veículo é de 0,62 para cada habitante.


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira