Monday, 19 de October de 2020

ECONOMIA


Comércio

A força das micros e pequenas empresas do Tocantins

21 Oct 2008

As micros e pequenas empresas são maioria no Tocantins. Além disso, a maior parte dos empregos gerados pela iniciativa privada são nas micros e pequenas empresas. A afirmação é corriqueira e repetida em todos os níveis e em todos os estados.

Contudo, no Tocantins, é possível ter a certeza desses dados. O Lojista, revista editada pelo CDL-Palmas, teve acesso ao Anuário do Trabalho de 2008, publicado no segundo semestre deste ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O levantamento, que é detalhado e engloba informações de todo o país, foi feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese).

O Anuário tem todos os detalhes sobre empregos formais e não formais no país. O Lojista entrou em contato com o Dieese e com o Sebrae nacional para tentar os dados apenas de Palmas, porém esse relatório não havia sido realizado.

Mesmo assim, os dados relativos ao Tocantins, por serem muito específicos e precisos, servem como parâmetro para todas as empresas do Estado que necessitarem fazer um diagnóstico completo e, com isso, trabalhar para aumentar o seu lucro.

As informações também podem ser usadas para a elaboração de plano de ações na busca por mais clientes.

 

Os números

O Tocantins, conforme o Anuário, tem 9.469 empresas formais cadastradas. Como o Estado possui uma população de mais de 1,2 milhão de habitantes, é possível verificar que há muitas empresas na informalidade.

Do total de empresas no Tocantins, apenas 143 são médias e grandes. As micro-empresas somam 8.119, enquanto as pequenas são 1.207.

Ao separar as informações por ramo de atuação, pode-se ter um quadro mais concreto de como funciona a economia do Estado. Do total de micro-empresas, 4.249 estão caracterizadas no comércio. É nesse contingente, portanto, que se encontra a maior parte dos estabelecimentos do setor varejista.

O setor de serviços, por sua vez, concentra 2.605 estabelecimentos. A indústria, setor pouco desenvolvido no Tocantins, soma 827 micro-empresas, enquanto a construção civil tem 438.

COMPARTILHE:


Confira também:


Sul do TO

Mauro Carlesse reafirma compromisso de entregar Hospital Geral de Gurupi ainda este ano

Capacidade total do hospital será de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do SUS


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira