Monday, 19 de October de 2020

ECONOMIA


Economia

Começa construção do novo Pátio Multimodal da Norte-Sul

24 Jun 2008

Com a proposta de agregar mais de 20 indústrias em seu entorno, foram lançadas, na última quinta-feira, 19, as obras do Pátio Multimodal da Ferrovia Norte-Sul de Palmas/Porto Nacional, no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional. A obra, que promete gerar mais de 2 mil empregos, foi uma das três ordens de serviços assinadas pelo governador Marcelo Miranda, pelo presidente da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., José Francisco das Neves, e pelo prefeito de Porto, Paulo Mourão, além do representante da empresa construtora SPA – Engenharia, Indústria e Comércio Ltda., Reinaldo Magalhães.

Mais de R$ 290 milhões em recursos serão empregados na construção do Pátio, na extensão de 99 km da ferrovia, entre a TO-080 e o município de Fátima, e na construção de um viaduto tipo passagem de nível, na TO-080, rodovia que dá acesso a Luzimangues, a cerca de 30 quilômetros do centro da capital Palmas. “Este é mais um momento importante para o Tocantins, para seu desenvolvimento, e essas famílias que estão se aportando aqui vão nos ajudar com esse desenvolvimento, porque estamos gerando emprego”, ressaltou o governador, parabenizando a Valec e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela construção da Ferrovia, que vai gerar 17 mil empregos diretos e 50 mil indiretos.

“A obra está a todo vapor e vai gerar inúmeros empregos nesta região, com a previsão de várias indústrias. A Valec espera que na licitação, entrem mais de 20 indústrias neste Pátio Multimodal”, disse José Francisco das Neves, o Juquinha, que, durante a solenidade, recebeu a Comenda Cidadão Honoris Causa de Porto Nacional. Ele disse que o Pátio Multimodal da Ferrovia é o maior a ser construído no Tocantins e vai mudar o perfil econômico não só da região de Palmas e Porto, mas de todo o Estado.

 

Licença

Em seu pronunciamento, o presidente da Valec anunciou que a licença para operação da Ferrovia até Araguaína será liberada no dia 21 de outubro, quando deverá estar presente o presidente Lula, e a expectativa é de que, até o final de dezembro, seja liberada a licença até Guaraí. Já para operação até Porto Nacional o presidente Juquinha adiantou que a licença deverá ser expedida em meados de 2009 e, em 2010, a Ferrovia deverá operar até Anápolis (GO).

O prefeito Paulo Mourão elogiou o trabalho da Valec e do governador Marcelo Miranda pelo empenho junto ao governo federal na construção da Norte-Sul. “Aqui se verá, a partir de agora, o que nós vimos na China, nos Estados Unidos, que é o desenvolvimento sustentável, para atrair cada vez mais indústrias, empregos e investidores”, disse o prefeito. (Informações da Secom)

COMPARTILHE:


Confira também:


Sul do TO

Mauro Carlesse reafirma compromisso de entregar Hospital Geral de Gurupi ainda este ano

Capacidade total do hospital será de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do SUS


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira