Monday, 10 de August de 2020

ECONOMIA


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins

01 Jul 2020

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO) informa que nesta terça-feira, 30 de junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em reunião novas tarifas para a Energisa Tocantins Distribuidora de Energia, que representará elevação média de 7,17% para os consumidores da empresa.

O reajuste tarifário anual da distribuidora, que atualmente atende 604 mil unidades consumidoras localizadas em 139 municípios de Tocantins, entra em vigor a partir do próximo dia 4 de julho.

Ao lamentar o aumento da tarifa de energia elétrica num momento péssimo para a economia e, consequentemente, para o consumidor, o CEETO ressaltou que previsão inicial era de que o acréscimo médio fosse de 9,14%, quase 2% acima do deliberado pela Aneel nesta terça-feira. A entidade também lembrou que sempre defende o menor aumento possível para os consumidores.

Como funciona

Segundo a ANEEL, a revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela ANEEL.

A revisão tarifária periódica da distribuidora foi debatida em consulta pública entre 23 de abril e 6 de junho de 2020. Devido à pandemia da Covid-19, a ANEEL, de forma excepcional, não realizou audiência pública presencial para discutir a proposta na capital Palmas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 626 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 32.289 casos no total, destes, 19.603 pacientes estão recuperados, 12.225 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 461 pacientes foram a óbito.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira