Wednesday, 20 de November de 2019

ECONOMIA


Economia brasileira sai da recessão no 3º trimestre, aponta Serasa Experian

17 Nov 2014

Após dois trimestres seguidos de contração, o que caracteriza recessão técnica, a economia brasileira apresentou crescimento positivo no 3º trimestre de 2014. O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) registrou avanço de 0,2% no 3º trimestre de 2014 perante o 2º trimestre de 2014, já com os devidos ajustes sazonais, sinalizando o fim da recessão que marcou o primeiro semestre do ano. Contudo, o quadro de baixo dinamismo permanece pois, em relação ao mesmo período do ano passado (3º trimestre de 2013), houve recuo de 0,1% na atividade econômica fazendo com que, no acumulado dos nove primeiros meses de 2014, a economia avançasse apenas 0,3% frente o período de janeiro a setembro de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar de positivo, o resultado do 3º trimestre ainda foi de fraco desempenho da atividade econômica. Tal dinâmica é decorrente de um quadro conjuntural adverso que vem prevalecendo sobre a economia brasileira, caracterizado por: taxas de juros elevadas, inflação escapando do limite superior da meta, reduzido grau de confiança tanto de empresários quanto de consumidores e desaceleração do crescimento econômico mundial.

Pelo lado da oferta agregada, a alta de 0,2% da atividade econômica no 3º trimestre de 2014 deveu-se ‘a expansão de 1,1% ocorrida no setor de serviços e pela alta de 0,8% na atividade industrial. Na direção contrária a este movimento, houve recuo de 2,4% na atividade do setor agropecuário ao longo do 3º trimestre/14.

Do ponto de vista da demanda agregada, os gastos do governo sustentaram a atividade econômica no 3º trimestre de 2014, com expansão de 0,7%. O mesmo não ocorreu com os investimentos que exibiram queda de 0,7% neste mesmo período. Já o consumo das famílias ficou praticamente estagnado neste 3º trimestre de 2014, recuando 0,1% frente ao verificado no 2º trimestre do ano. Por fim, o setor externo, com queda de 0,1% das exportações e alta de 1,3% nas importações também pesaram negativamente sobre a atividade econômica do país no 3º trimestre de 2014.


A série histórica deste indicador está disponível em http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_ecomonica.htm


Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal)
Na construção do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) utilizam-se técnicas estatísticas de desagregação temporal com indicadores (Chow-Lin, Fernandez, Litterman e Santos Silva-Cardoso). Cada subcomponente do PIB Trimestral, sem ajuste sazonal, oriundo do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, foi desagregado, por cada uma das técnicas supramencionadas, utilizando-se séries de alta freqüência (mensais) altamente correlacionadas com a série a ser desagregada. Considerou-se como estimativa final de cada série mensal associada a cada um dos subcomponentes do PIB Trimestral a média aritmética simples dos valores mensais obtidos por cada uma das técnicas distintas de desagregação temporal.

As séries mensais finais dos subcomponentes foram utilizadas como indicadores para a obtenção das séries dos níveis hierárquicos imediatamente superiores, sempre considerando como estimativas finais, em cada etapa, as médias aritméticas dos valores obtidos pelas quatro técnicas de desagregação temporal. Tal procedimento foi conduzido até chegar-se à última desagregação temporal, ou seja, do PIB Trimestral Consolidado, sendo que, para tanto, consideramos como indicadores mensais as séries desagregadas dos componentes da oferta agregada.

Para a obtenção das estimativas mensais das séries do PIB Trimestral com ajuste sazonal, cada componente mensal desagregado nos procedimentos anteriores (sem ajuste sazonal) foram ajustados sazonalmente utilizando-se TRAMO/SEATS constituindo-se, assim, os indicadores mensais a serem utilizados nas técnicas de desagregação temporal das séries, com ajuste sazonal, do PIB Trimestral.

COMPARTILHE:


Confira também:


Consciência Negra

Dia da Consciência Negra é oportunidade de reflexão, diz ativista

Apesar disso, a data, que marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão, não é feriado nacional.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira