Saturday, 06 de June de 2020

ECONOMIA


Crescimento

Empresários da Capital comemoram boas vendas neste final de ano

29 Dec 2014

O ano de 2014 ainda não acabou, mas na Capital o comércio em geral comemora o saldo positivo nas vendas deste último mês do ano. Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego aponta que em dezembro, só em Taquaralto, o aumento registrado nas vendas foi de até 16% em relação ao mesmo período de 2013. Na região Central da Capital, o comércio varejista apontou aumentou de até 10%, já o ramo de supermercados e comércio atacadista registrou até 24% de aumento.
 
Algumas concessionárias de veículos registraram variação nas vendas de 12% a 39%. Lojas de materiais de construção, à exemplo da JL Meurer registraram aumento de 10%. E no Centro de Comércio Popular de Palmas (Cecop) o aumento também foi positivo, 10% em relação ao mesmo período de 2013. O crescimento das vendas em todos os pontos que aceitam a bandeira Brasilcard, de 1º a 28 de dezembro foi de 20,11% maior que o mesmo período de 2013.
 
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), que tradicionalmente realiza uma campanha específica para o Natal, este ano as 202 lojas participantes movimentaram em torno de R$ 41 milhões em vendas. "A média geral foi em torno de 8%, mas isso varia de segmento para segmento, uns cresceram mais outros menos. Mas é um percentual bom, levando em consideração que nacionalmente o cenário é outro. Palmas teve um diferencial com a iluminação natalina que propiciou todo um clima de incentivo às compras e acreditamos até dia 31 de dezembro, esses números sejam incrementados", ressalta o presidente da CDL, Davi Gouveia.
 
O prefeito Carlos Amastha comemora os números. "São sem dúvida, muito positivos e o que queremos é isso mesmo. Numa época, onde a cidade esvaziava todos os anos, estamos vendo algo novo, o pessoal ficou na cidade e muitos vieram de fora. O comércio vendeu muito e o dinheiro circulou", disse Amastha.
 
A secretária Cleide Brandão reforça que o empresariado em geral destaca que o investimento na iluminação natalina e que o pagamento em dia do funcionalismo contribuiu para o aumento nas vendas. "Sabemos que o Brasil tem dados negativos, mas temos esses dois fatores como aliados neste ano de 2014 e ainda temos um mix de produtos com bastante variedade na Capital o que atrai não só o palmense, mas muitas pessoas de cidades vizinhas", afirma Cleide.
 
A movimentação na Vila do Papai Noel também é lembrada por Cleide. "Muitas famílias vieram de fora para conferir a iluminação, a Vila do Papai Noel, ficando alguns dias na Capital e conferindo a variedade de produtos no comércio local. E o resultado foi este, em todos os segmentos, tanto atacado quanto varejo, as vendas foram boas", destaca.
 
O empresário Kariello Coelho, que atua no ramo de calçados e enxoval, disse que em dezembro de 2014, suas vendas foram 18% maior que o mesmo período de 2013. "O clima natalino propiciado pela Prefeitura de Palmas fez com as pessoas fossem para as ruas admirar a iluminação, visitar as lojas e consequentemente, consumir, aproveitando as ofertas do comércio local", disse.

COMPARTILHE:


Confira também:


Eleições

Nova data das eleições municipais será decidida em junho

Luís Roberto Barroso fala à Agência Brasil sobre o próximo pleito


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira