Tuesday, 16 de July de 2019

ECONOMIA


Six Sigma

Manifesto Híbrido de Metodologias de Gestão é definido no Brasil

17 Jun 2019    16:16    alterado em 17/06 às 16:16
Manifesto Híbrido de Metodologias de Gestão é definido no Brasil

Combinar diferentes metodologias, técnicas e ferramentas em um processo que direciona a gestão para bons resultados da empresa. Esse foi o principal mote do XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil, que culminou com o lançamento do Manifesto de Modelo Híbrido, uma solução para integrar de forma estruturada as metodologias do Lean Six Sigma, Agile e Design Thinking. O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Convenções do Hotel Pullmann, em São Paulo. E possibilitou vários insights sobre qualidade e tendências em gestão.

“Tivemos o entendimento de que algo precisava ser adequado. As organizações estão vivendo um surto metodológico”, constata Clóvis Bergamo, CEO da Six Sigma Brasil, durante a abertura do Congresso. “O que fizemos foi organizar um cenário em constante movimento. Reunimos um grupo de profissionais experientes, de grandes empresas, responsáveis por disseminar conhecimento e, juntos, criamos o Manifesto Híbrido de Metodologias de Gestão. O Modelo inclui várias ondas de improve (melhorias) em diferentes projetos, possibilitando antecipar entregas e aumentar os ganhos. O objetivo é entregar resultados ao final do dia, não ao final do mês”, detalha Bergamo.

Um Modelo tal qual trouxe o Manifesto Híbrido há algum tempo vinha sendo aguardado para os processos de gestão. Há uma certeza entre as pessoas envolvidas nessa área, em particular para os palestrantes do Congresso, de que as metodologias, de fato, tendem a se integrar para atender às atuais necessidades das empresas.

Nesse sentido, a nítida conexão entre a diversidade de metodologias e sua interface cotidiana em diversos setores da economia permeou os debates do evento. “Os tradicionais temas técnicos continuaram tendo ênfase no Congresso, mas agora estão conectados com as inovações que chegam às empresas. Isso gera uma ótima oportunidade de debate e atualização diante do atual processo de evolução digital”, considera Bergamo.

Alberto Pezeiro, sócio-fundador da Seta, acrescenta que os modelos tradicionais continuam valendo, mas hoje há uma oportunidade de se obter métodos mais rápidos e ágeis de desenvolvimento, que deve ser bem identificada principalmente para projetos que dispensam ciclos demorados de preparo de documentação e reuniões. “A velocidade é indispensável e precisa estar conectada à evolução que ocorre na sociedade e nas empresas”, explica Pezeiro.

Avanço
Luis Oliveira, diretor-presidente da Ótima Consultoria e Treinamento, observa que a conexão entre metodologias forma um contexto prático para a eficiência da gestão. “Ou seja, elas fazem parte de algo maior. Nesse sentido, o congresso se confirma como um aglutinador de modelos de gestão, de estratégias de negócio, busca de excelência, trazendo elementos que ajudam o país a avançar”, conjectura.

Essa movimentação junto com o desenvolvimento tecnológico caminha a passos rápidos no Brasil e, no olhar de Michael Fukuda, diretor comercial da Microsoft na América Latina, as empresas e universidades estão bem aplicadas nesse aspecto, embora ainda exista necessidade de organização de alguns pontos. “O país está a caminho de ocupar o espaço merecido nos trilhos do avanço tecnológico”, acredita Fukuda, salientando que os profissionais e gestores devem permanecer atentos à movimentação mundial que vem acontecendo.

Osmar Codo, gerente regional de vendas Brasil da Minitab, acrescenta que essa atualização teve estímulo a todo instante durante o congresso, e pôde ser constatado no networking entre profissionais e empresas apoiadoras. “As palestras e os encontros são essenciais para ajudar os profissionais brasileiros e as organizações a se tornarem cada vez mais eficientes. Nossa intenção é ajudar o Brasil a ser cada vez mais competitivo”, garante Codo, que lançou novos produtos como o Minitab 19 e o Quality Trainer, agora em Português.

Quem circulou pelos corredores do evento pôde perceber também essa outra nuance da integração, possibilitada pelo contato in loco entre os congressistas e fornecedores de tecnologias, metodologias e prestadores de serviço. “Há muito tempo não vejo essa mudança de discurso”, constata Márcio Abraham, diretor da Setec Consulting Group. “Precisamos de belts digitais, de interação com tudo aquilo que está gerando impacto lá na frente. Nossa responsabilidade é entender essa nova gestão e atender aos desafios de estruturar, implementar, capacitar, integrar e garantir segurança nas execuções dos projetos”, complementa.

Homenagem
Eleito como um dos 100 líderes mais influentes na área da saúde, Renato Carvalho, presidente do setor de oncologia da Novartis recebeu o Prêmio Gestor do Ano nesta edição do Congresso Six Sigma Brasil. Em 2018, quando ocupou o cargo de CEO da Philips do Brasil, a companhia atingiu seu melhor resultado da história enquanto o país atravessava um dos piores cenários de recessão econômica.

De acordo com ele, o segredo das conquistas empresariais é manter um bom equilíbrio entre estratégias, pessoas e execução. “Ao final do dia, um princípio: resolver os problemas atuais e futuros dos clientes, sempre de forma sustentável. As empresas existem graças aos problemas dos clientes, por isso devem propiciar soluções simples para suas queixas e necessidades”, conclui o homenageado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira