Thursday, 12 de December de 2019

ECONOMIA


Palmas

Pesquisa Fecomércio aponta que intenção de consumo cresce novamente em outubro

27 Oct 2019
Pesquisa Fecomércio aponta que intenção de consumo cresce novamente em outubro

O cenário mais positivo da economia tem incentivado as famílias a consumirem mais, conforme demonstra a pesquisa que mede a intenção de consumo em Palmas (ICF). Setembro e outubro registraram pequenos aumentos consecutivos, que se comparado ao mesmo período do ano passado, chega até a 8 pontos em seu índice geral. No mês de outubro o índice geral ficou em 101 pontos, variação positiva de 2% com relação a setembro.

No cenário nacional a intenção de consumo mantém este mesmo padrão.  O resultado positivo reforça tendência de alta projetada pela CNC para o segundo semestre do ano, após longo período de queda do índice, que durou de março a julho. “O ICF está refletindo uma melhora gradual da economia, com inflação baixa, juros primários em queda e a reação do mercado de trabalho”, destaca José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Na pesquisa realizada no Tocantins pela CNC em parceria com a Fecomércio Tocantins, 72,8% dos entrevistados disseram estar mais seguros com seu emprego atual e 56,4% dizem que a renda familiar está melhor se comparado ao mesmo período do ano passado. Porém 70,6% das famílias acreditam que o acesso ao crédito está mais difícil.

Com relação ao consumo propriamente dito, 46,8% disseram estar comprando menos no momento e 47,5% consideram um mau momento para aquisição de bens duráveis. Mas o item que teve maior variação positiva na pesquisa foi a perspectiva de consumo nos próximos meses, ou seja 27% esperam que o seu consumo cresça e seja melhor futuramente e 35,8% acreditam que será igual o nível de consumo do mesmo período do ano passado. Em setembro o percentual era de 24,8% e 34,9%, respectivamente.

Ainda sobre os próximos meses, 32,9% acreditam que terão melhora profissional. A pesquisa é realizada mensalmente e entrevista cerca de 500 pessoas em Palmas, com margem de confiança de 95%.

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