Wednesday, 19 de February de 2020

ECONOMIA


Palmas

Pesquisa Fecomércio aponta que intenção de consumo cresce novamente em outubro

27 Oct 2019
Pesquisa Fecomércio aponta que intenção de consumo cresce novamente em outubro

O cenário mais positivo da economia tem incentivado as famílias a consumirem mais, conforme demonstra a pesquisa que mede a intenção de consumo em Palmas (ICF). Setembro e outubro registraram pequenos aumentos consecutivos, que se comparado ao mesmo período do ano passado, chega até a 8 pontos em seu índice geral. No mês de outubro o índice geral ficou em 101 pontos, variação positiva de 2% com relação a setembro.

No cenário nacional a intenção de consumo mantém este mesmo padrão.  O resultado positivo reforça tendência de alta projetada pela CNC para o segundo semestre do ano, após longo período de queda do índice, que durou de março a julho. “O ICF está refletindo uma melhora gradual da economia, com inflação baixa, juros primários em queda e a reação do mercado de trabalho”, destaca José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Na pesquisa realizada no Tocantins pela CNC em parceria com a Fecomércio Tocantins, 72,8% dos entrevistados disseram estar mais seguros com seu emprego atual e 56,4% dizem que a renda familiar está melhor se comparado ao mesmo período do ano passado. Porém 70,6% das famílias acreditam que o acesso ao crédito está mais difícil.

Com relação ao consumo propriamente dito, 46,8% disseram estar comprando menos no momento e 47,5% consideram um mau momento para aquisição de bens duráveis. Mas o item que teve maior variação positiva na pesquisa foi a perspectiva de consumo nos próximos meses, ou seja 27% esperam que o seu consumo cresça e seja melhor futuramente e 35,8% acreditam que será igual o nível de consumo do mesmo período do ano passado. Em setembro o percentual era de 24,8% e 34,9%, respectivamente.

Ainda sobre os próximos meses, 32,9% acreditam que terão melhora profissional. A pesquisa é realizada mensalmente e entrevista cerca de 500 pessoas em Palmas, com margem de confiança de 95%.

COMPARTILHE:


Confira também:


Redução de cobrança

Nova notificação do Procon à BRK Ambiental solicita explicações sobre funcionamento e prazos de lei

Nesta terça-feira, 18, o Procon Tocantins realizou nova notificação contra a BRK Ambiental exigindo explicações sobre funcionamento, prazos, pagamento e ressarcimento referente a Lei Municipal 2.540/2020 que reduz o valor da tarifa de esgotamento

BRB

Tocantins será o primeiro estado da região Norte a contar com agências do Banco de Brasília

Instituição vai oferecer linhas de crédito com juros competitivos


Sanidade

Adapec emite Nota Técnica sobre caso Mormo em Formoso do Araguaia

A Adapec vem tomando todas as medidas sanitárias cabíveis de acordo as legislações vigentes, com o objetivo de controlar, prevenir e impedir a disseminação da enfermidade.


ALETO

Júnior Geo destina emendas parlamentares para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação

De acordo com Geo, os investimentos nessa área são necessários por acreditar no poder de mudança que a educação de qualidade pode proporcionar para a sociedade.


CCJ

Medida Provisória cria quadro administrativo da Unitins em Paraíso


Saúde

Governo realiza prestação de contas da Saúde na Assembleia Legislativa


Economia

Fecomércio Tocantins recebe Banco de Brasília para assinatura de Termo de Cooperação


Saúde

HRM realiza seu primeiro mutirão do Opera de 2020


Exemplo

Risoterapia leva sorrisos aos pacientes internados no HGP


Fique atento

Energisa alerta para cuidados com a rede elétrica durante o Carnaval



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira