O GIRASSOL

Palmas/TO,

Economia
Tocantins

24/07/2020

Projeto experimental de pesca esportiva na Região Turística Lagos e Praias do Cantão é apresentado

Proposta de parceria público-privada visa atração de turistas e redução de atividades predatórias na região.

Flavio Cavalera

Segundo estimativas de especialistas, o Brasil possuipelo menos 4 milhões de pescadores amadores e profissionais. Rios e lagos paraesta prática não faltam, sendo a pesca esportiva, inclusive, reconhecida pelogrande potencial de atração turística, com geração de emprego e renda, inclusãodas comunidades originais, preservação ambiental. Empresários do setorestiveram na sede da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e EconomiaCriativa (Adetuc) para apresentar proposta de implantação de projetoexperimental na Região Turística Praias e Lagos do Cantão.

Estiveram reunidos com o presidente da Adetuc esecretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, nesta quarta,22, os empresários Paulo Pesquero, Jérôme Siffredi e Felipe Tavares, além doconsultor ambiental Kelvin Lopes, que apresentou proposta de estruturação doturismo de pesca esportiva na região. Também participaram do encontro opresidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), SebastiãoAlbuquerque, e o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, WarleyRodrigues.

O projeto aponta a vocação para a pesca turística daRegião Turística Lagos e Praias do Cantão, por se tratar de atividade de baixoimpacto ambiental, com benefícios econômicos sustentáveis, coibindo a pescapredatória. “Projetos como este afastam a atividade ilegal”, pontuou PauloPesquero, que solicitou a parceria da Adetuc e do Naturatins, devido aopotencial de atração turística e aproveitamento da proposta como ferramenta dedesenvolvimento sustentável.

Kelvin Lopes pontuou que o Estado do Tocantins possuigrande facilidade de acesso a áreas pesqueiras. Sobre a Região Turística Lagose Praias do Cantão, enfatizou que se trata de uma região privilegiada, comespécies de grande interesse, como o tucunaré, a bicuda e os grandes bagres.Jérôme Siffredi também lembrou a possibilidade de cruzamento de atividadesturísticas, como a prática de trilhas para observação de aves.

“Para implantação do turismo de pesca devidamente regulamentadona região é necessária a apresentação de um plano de manejo, com implementaçãode estudos de controle da ictiofauna para as espécies, além do monitoramento eproteção territorial”, explicou o consultor ambiental, ao completar que oprojeto prevê capacitações e implementação de regras de uso para redução dataxa de mortalidade acidental dos peixes.

Os representantes do Naturatins pontuaram que, se aproposta do Plano de Manejo de Pesca Esportiva envolver lagos no ParqueEstadual do Cantão existe a necessidade de apresentação do projeto paraavaliação do Conselho do Parque, pois esta atividade ainda não está permitidana unidade. Warley Rodrigues lembrou que a região possui mais de 840 lagoscatalogados, e em qualquer atividade, o envolvimento das comunidades locais éuma condicionante.

Para Tom Lyra, o trabalho multidisciplinar envolvendosetor privado e gestão pública é ideal para o desenvolvimento de propostasvoltadas ao desenvolvimento econômico do Tocantins, sendo o governador MauroCarlesse um defensor das parcerias público-privadas.

Assuntos Relacionados
#turismo
Confira Também
Acoprata

Prefeito faz entrega de banheiros públicos na Praia do Prata

Inclusão

Turismo lança aplicativo de turismo acessível

Cantão

Governo incentiva atividade ecoturística na região do Cantão

Turismo

Praia da Tartaruga recebe visitantes a partir deste sábado, 30 de junho, com show da Banda Nechivile

Viver

John Geração, Cleber & Cauan e Diego & Victor Hugo são as atrações da Praia da Tartaruga.