Tuesday, 17 de September de 2019

ECONOMIA


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara

13 Jun 2019    13:36    alterado em 13/06 às 13:36
Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara

A criação de abelhas sem ferrão será apresentada aos produtores rurais da região norte do Estado, nesta quinta-feira, 13, durante minicurso na 51ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), as 10h30, dentro da programação da 14ª Semana Tecnológica.

O extensionista do escritório local, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Wandro Cruz, será o condutor e destaca que o objetivo é disseminar novas tecnologias para o produtor rural e outras pessoas interessadas em conhecer os detalhes da produção de mel, que também trabalha a preservação ambiental.

“Na oportunidade vamos apresentar o passo a passo para quem deseja iniciar na atividade, atentos ao que deve ser evitado para não perdermos as nossas abelhas, como também o que fazer para ter sucesso com a criação. Cada vez mais aumenta o número de produtores interessados nessa prática, e de pessoas criando,  mas nem sempre de maneira adequada, e isso pode contribuir para o fracasso da atividade, causando uma certa decepção. Então, é necessário que se comece aos poucos, lentamente, mas fazendo a coisa certa, obtendo êxito. A criação de abelhas sem ferrão é prazerosa, sendo uma terapia ocupacional, além de ser uma alternativa de renda extra para o produtor, onde um enxame chega ao mercado consumidor valendo até R$ 800, dependendo da espécie de abelha comercializada, sem contar  que é uma atividade preservacionista, cuidando para que não haja o risco das abelhas serem extintas” avaliou o extensionista.

Ampla participação
Além da meliponicultura, na Expoara o Ruraltins tem ampla programação, com a realização de ciclos de palestras voltadas a fruticultura, a exemplo da cultura da banana. O técnico em agropecuária do escritório de Palmeiras, Felismino Coelho Alves Filho, participou da feira falando sobre a viabilidade da fruta no Estado, que está presente em diversas regiões por suas características apropriadas ao clima e ao mercado promissor. “A banana é uma cultura com grande destaque, sendo muito procurada devido a sua importância socioeconômica” ressaltou, complementando que mais de 200 produtores participaram do encontro, ocorrido na segunda-feira, 10, na Expoara.

De acordo  com o extensionista rural, em Araguaina, Athila Damasceno Martins, os temas abordados nas rodadas de palestras atendem a uma demanda dos produtores no dia a dia da assistência técnica.

“Considerando que a fruticultura é um dos carros chefes no município e região, achamos por bem inserir na programação da Expoara esse ano, no intuito de alcançar o maior público possível, e aproveitar para inovar com novas técnicas de produtividade como a enxertia de frutíferas com ênfase na cultura do bacuri” comentou.

O Ruraltins está presente na Expoara, também dentro do Projeto Fazendinha, com vitrines demonstrativas de produção agricola, como Sisteminha de Produção Integrada da Embrapa, unidade de horta sintrópica e meliponicultura. Em cada vitrine são apresentadas orientações de cultivo, instalação e produção por técnicos do órgão. Cerca de 600 pessoas passam pelas vitrines diariamente, entre estudantes conduzidos em caravanas, por escolas que visitam a feira, e produtores rurais, em busca de informações durante todo o período de exposição, entre as 8h e 22h.

Na Fazendinha há ainda exposições de instituições de ensino e pesquisa voltadas aos pequenos animais como a criação de ovinos e caprinos, mini vaca e mostras cientificas.

A Expoara segue até o próximo domingo, dia 16 de junho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço.

COMPARTILHE:


Confira também:


Responsabilidade Fiscal

Governo anuncia que o Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal

O evento contou a presença de deputados federais, estaduais, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira