O GIRASSOL

Palmas/TO,

Economia
Tecnologia cognitiva

13/12/2019

TIM utiliza Inteligência Artificial para empoderar clientes

Operadora contrata IBM e Capgemini para oferecer serviços com tecnologia cognitiva e melhorar ainda mais a experiência dos seus usuários

A TIM fechou contrato com a IBM e a Capgeminipara utilizar soluções de Inteligência Artificial a serviço dos seus clientes e do processo de transformação digital da empresa. O objetivo é utilizar a tecnologia cognitiva para evoluir ainda mais a experiência dos clientes, que terão um atendimento mais assertivo e guiado pelas suas necessidades, além de proporcionar aos executivos da companhia subsídios para que possam tomar decisões de negócio focadas em otimizar os processos internos da operadora.

“A inovação faz parte do DNA da TIM. Por isso, queremos utilizar a inteligência artificial desde a modelagem de uma oferta até a adoção de uma central de atendimento responsiva no processo de transformação digital da companhia. Nosso objetivo é empoderar o cliente para que possa utilizar a tecnologia a seu favor,explica Auana Mattar, CIO da TIM Brasil.

A solução, que contou com serviços de desenvolvimento da IBM, terá como foco o melhoramento do front-office transformando a interação dos clientes no canal de voz por meio de um autoatendimento cognitivo, que garantirá a eficiência na resolução de pedidos. A interação, feita de forma automatizada pelo telefone, permite que muitas solicitações sejam filtradas e tratadas de imediato, reduzindo o tempo de resolução das demandas e melhorando ainda mais a relação com os clientes neste canal de atendimento. Ao oferecer um sistema que permita interagir em linguagem natural, a TIM está indo um passo além no atendimento telefônico ao cliente. A solução é pioneira no setor, desenvolvida por IBM Services e viabilizada com serviços em IBM Cloud.

Já a Capgemini, uma das líderes globais em consultoria e serviços de tecnologia, suportará todo o back-office, viabilizando a transformação digital através da tomada de decisão inteligente com uso de IA (Inteligência Artificial) e RPA (Robotic Process Automation) focados na implementação de processos apoiados pela inteligência artificial em toda empresa.

 

Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um e para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de accountability e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A assinatura da marca – “A inovação não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos.

A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É a única empresa do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acessewww.tim.com.br.

Sobre a Capgemini

Um dos líderes globais em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital, a Capgemini se mantém na vanguarda da inovação, para apoiar seus clientes, de maneira abrangente, em oportunidades de nuvem, tecnologias digitais e plataformas, que estão em constante evolução. Com base em nosso sólido patrimônio de 50 anos e no profundo conhecimento específico em indústrias, apoiamos organizações na concretização de suas ambições de negócios, por meio de uma completa gama de serviços que cobrem desde a estratégia até a operação. A Capgemini tem a convicção de que o valor da tecnologia para os negócios vem das pessoas e por meio delas. Somos uma empresa multicultural de 200 mil profissionais, distribuídos em mais de 40 países. Em 2018, o Grupo Capgemini reportou uma receita global de 13,2 bilhões de euros.

Visite-nos em https://www.capgemini.com/br-pt/

 

Sobre IBM

Somos uma empresa de pessoas que estão transformando o mundo em um lugar melhor para todos, cocriando o futuro das empresas, governos e da sociedade por meio do forte investimento em pesquisa, pelo uso da inteligência artificial e tecnologias disruptivas. Há mais de 100 anos no País, temos impactado a vida de milhões de brasileiros, sempre colocando em primeiro lugar a transparência, segurança, privacidade e confiança dos dados. Nossa missão é ser protagonista da reinvenção digital das empresas e da sociedade e, para isso, democratizamos o acesso às mais importantes tecnologias, com Watson, blockchain, segurança e IoT, disponíveis na nuvem.

Para mais informações sobre a IBM, visite http://www.ibm.com/br
No Twitter: http://twitter.com/ibmbrasil
No Facebook: https://www.facebook.com/IBMBrasil
Acompanhe o IBM Comunica https://www.ibm.com/blogs/ibm-comunica

Assuntos Relacionados
#IBM#tim#inteligência
Confira Também
Palestra

Palestra gratuita em Palmas apresenta estratégias da Inteligência Emocional para melhoria da qualidade de vida

Tim Black

TIM Black traz nova oferta com redes sociais ilimitadas

Investimentos

Com Carlesse, Banco do Empreendedor já injetou R$ 1,7 milhão na economia

Estradas

Governo Carlesse já recuperou mais de 1.300 KM de rodovias

Investimentos

Piscicultura movimenta R$ 9,5 milhões na região sul do Tocantins