Thursday, 22 de October de 2020

ECONOMIA


Agronegócio

Tocantins inaugura nova agroindústria de linguiça artesanal na região central do Estado

15 Jun 2020
Tocantins inaugura nova agroindústria de linguiça artesanal na região central do Estado

O município de Cristalândia, região central do Estado inaugurou na última sexta-feira, 12, uma nova fábrica de linguiça artesanal com receita tradicional denominada Porco Pura. O novo empreendimento alcançou o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) do Tocantins expedido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

O projeto foi iniciado em 2019, após a elaboração de um plano de reforma no prédio, sendo reestruturado com todas as normas higiênicos-sanitários exigido pelo selo Estadual.

Segundo a engenheira de Alimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Verônica França, além do suporte estrutural, a Secretaria auxiliou na implantação, desde a elaboração do fluxo das atividades dentro da fábrica, até no suporte caminhos a obtenção do Selo. “A expectativa do produtor é expandir a produção para outros sabores de linguiça, como a sabor pequi, um  gosto especial do fruto que é considerado o Medalhão do Cerrado”, destacou acrescentando que a previsão de lançamento deste novo produto deve ser nos próximos meses após a liberação do rótulo junto à Adapec.

A agroindústria agora possui, além do Selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o Selo do Armazém da Seagro, um símbolo do Programa Estadual de Agroindustrialização de Alimentos conferido às agroindústrias apoiadas pelo Estado.

Certificação
Atualmente, a fábrica produz dois tipos de linguiça, ambas à base de porco puro, nos sabores suave e apimentado. O proprietário já tinha experiência da produção da linguiça em seu açougue na cidade, mas a partir de seu sonho em querer expandir sua comercialização buscou ajuda da Secretaria da Agricultura para alcançar a Certificação.

 Verônica França também falou que a implantação dessa fábrica mostra para todos os pequenos produtores que quiserem expandir em sua área de comercialização que, com o apoio certo, é possível realizar este sonho e empreender, mesmo em meio à crise.

A agroindústria de linguiça uma propriedade do senhor Raimundo Castilho, é um desdobramento das ações de fomento à agroindustrialização do governo do Estado por meio da Gerência de Fomento à Agroindústria da Seagro.

COMPARTILHE:


Confira também:


Coronavírus

Tocantins contabiliza 264 novos casos confirmados da Covid-19

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23h59 do último dia.

Palmas

Eli Borges promete baixar taxa de esgoto que é de 80% para 40% e reduzir conta de água

Para Eli Borges, não tem porque o palmense pagar uma água tão cara. “Precisa ter um prefeito com coragem para chamar a BRK e falar: respeite o povo”, ressaltou Eli.


Eleições 2020

Prefeita Cinthia diz que fará o Centro de Convivência dos Idosos no Taquari

A construção contará com R$ 500 mil oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Dulce Miranda (MDB) e R$ 10 mil dos cofres municipais.


CBHs

Viveiro recebe mais de 100 kg de sementes coletadas pelos Comitês de Bacia

O objetivo do viveiro é auxiliar na consolidação de uma política ambiental que vai resultar na recuperação de nascentes, áreas de preservação e áreas degradadas


LDO 2021

Comissão de Finanças encaminha LDO ao Plenário da Assembleia


Destaque

Tocantins está entre os 10 estados com melhor oferta de serviços digitais


TV

“Podemos sonhar e ser o que a gente quiser”, diz vencedora do 15º episódio do MasterChef Brasil


Norte do TO

DPE-TO comemora implementação de serviço de controle populacional para animais em Araguaína


Eleições 2020

Cinthia promete adequar a carreira dos servidores da saúde aos demais planos


Saúde

Saúde divulga campanha que estimula os servidores públicos à doação de sangue



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira