Sunday, 27 de September de 2020

ECONOMIA


Emprego

Tocantins registra saldo positivo de 1.202 postos de emprego em junho

02 Aug 2020
Tocantins registra saldo positivo de 1.202 postos de emprego em junho

De acordo com os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) foram admitidos, em junho de 2020, no Tocantins 4.709 trabalhadores e desligados 3.507 o que conferiu um saldo positivo de 1.202 empregos.

Em comparação ao mês anterior, houve um acréscimo de 30,19% em número de admitidos e uma diminuição de 10,03%, no número de desligados. Para a gerente do Observatório do Trabalho no Tocantins, Willany Bezerra, a reação nas contratações se deve principalmente ao setor da construção civil, mas ela também ressalta a reabertura do comércio nas principais cidades do Estado como um dos motivos: “Historicamente esse é um período do ano em que a construção civil contrata muitos trabalhadores e mesmo com a pandemia essa realidade se confirmou, mas também é importante ressaltar a reabertura do comércio nesse aquecimento das contratações no Estado”, explica a gerente.

Setores que mais empregaram

Os dados do Caged revelam que a construção civil fechou o mês de junho com saldo positivo de 818 postos de trabalho, seguido do setor de informação, comunicação e atividade financeira, imobiliária, profissionais e administrativas com saldo positivo de 341 postos abertos e em seguida o setor de serviços com saldo de 306 postos abertos.

Dados de Palmas

Em Palmas, no mês de junho, o número de admitidos pelo mercado de trabalho foi de 1.808 pessoas, os desligamentos foram 1.474 e o saldo de empregos ficou positivo em 334 postos. Percentualmente o acréscimo nas contratações foi de 73,18% e o número de desligamentos caiu em – 29,37%, ambos comparados com o mês anterior.

Na capital os setores da economia que mais empregaram foram informação, comunicação e atividade financeira, imobiliária, profissionais e administrativas com saldo positivo de 304 postos abertos, construção civil com saldo positivo de 161 postos abertos e Serviços com saldo positivo de 146 postos abertos.

A gerente do Observatório do Trabalho, Willany Bezerra, ressalta o empenho do Governo do Tocantins, por meio do Sine, para manter os postos de emprego no estado: “É fundamental, em momentos de crise como o que estamos vivendo, apoiar o trabalhador que perdeu o emprego com os benefícios sociais que ele tem direito, como o seguro desemprego, mas também mostrar que o mercado se remodela e apresenta oportunidades diferentes e podemos nos adaptar a esse movimento e buscar novas colocações”, sugere a gerente.

O Sine Tocantins está atendendo a população do estado por meio dos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, mas também por telefone e e-mail desde a suspensão do atendimento presencial em 20 de março devido a pandemia do Novo Coronavírus.

Passo a passo dos serviços

Os trabalhadores interessados em concorrer às vagas disponíveis diariamente no Sine podem se autoencaminhar pelo Aplicativo Sine Fácil seguindo o passo a passo  https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

Quando não for possível imprimir a carta de encaminhamento pelo aplicativo a o trabalhador deve entrar em contato pelos telefones listados abaixo e a carta será enviada por e-mail.

Para acessar o seguro desemprego e solicitar a carteira de trabalho o passo a passo está disponível em https://setas.to.gov.br/noticia/2020/5/14/governo-cria-novo-canal-para-solucionar-divergencias-no-aplicativo-do-seguro--desemprego/

Telefones de contato dos Sines

Os trabalhadores interessados em pesquisar vagas de emprego, atualizar seus cadastros, e serem encaminhados para empresas que precisam contratar, podem fazê-los também pelos telefones disponíveis em cada unidade do Sine:

Palmas e Taquaralto: 3218-1960 e 3218-1957

Araguaína: 3414-3634

Araguatins:- 3474 -1100

Paraíso: 3602-3340

Porto Nacional: 3363-2717

Guaraí: 3464-1710

Dianópolis: 3692-1628

Gurupi: 3351- 2477

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.

Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira