Sunday, 25 de August de 2019

ENTREVISTA


Itertins

Júlio César Machado destaca função social do Itertins em entrevista à TVE

31 Aug 2015

O presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Júlio César Machado, participou nesta sexta-feira, 28, da rodada de entrevistas da TVE Tocantins com secretários e presidentes de autarquias. Na oportunidade, ele esclareceu que o Itertins é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro), que tem por objetivo promover a legalização das posses legítimas com outorga do título definitivo de domínio, possibilitando acesso ao crédito, destinado ao setor agropecuário.

De acordo com o presidente, a função do órgão tem um viés social e econômico, pois, uma vez que o proprietário detenha o Título Definitivo de Domínio, e o registra em cartório, fica habilitado a buscar condições e financiamentos que tornem aquela terra produtiva.

"Nossa Constituição assegura que o Brasil é um país capitalista e somos uma economia de mercado. Nós garantimos o direito de propriedade e a propriedade atende à sua função social", explicou.

O Itertins trabalha basicamente sob duas vertentes: com a Licença de Ocupação, quando o interessado ainda não tem a posse, pois precisa comprovar a cadeia dominial e o Estado dá a ele uma licença que o autoriza a ocupar aquela terra pública; ou quando ele tem a posse da terra e a comprovação da cadeia dominial pode requerer a regularização fundiária, que é a titulação direta. 

De acordo com Júlio César Machado, na atual gestão já foram expedidos 12 títulos definitivos, sete Licenças de Ocupação (LO), e estão previstas em torno de 230 titulações até o final do ano em diversas áreas do Estado, sendo 109 delas somente na região de Taguatinga.

Ao finalizar o presidente colocou o Itertins e sua equipe a disposição de todos que necessitem da regularização fundiária das terras, originalmente, pertencentes ao Estado do Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Evento conta com programação diversificada até o dia 28 de agosto, promovendo integração com toda comunidade.


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira